Inverter a marcha ou engatar a terceira? | Rio Ave FC x FC Porto

Primeira Liga, 3.ª jornada: sábado, 20h15, 28 de agosto de 2023

ANTEVISÃO: RIO AVE QUER RECOMPOR-SE, FC PORTO QUER PROSSEGUIR NA SENDA DE VITÓRIAS

Depois de uma entrada a vencer na Primeira Liga com um triunfo por 2-0 frente ao GD Chaves, o Rio Ave FC perdeu na segunda jornada pelo mesmo resultado, na deslocação ao terreno do GD Estoril Praia. Apesar de uma primeira parte com bons apontamentos, a equipa de Luís Freire acabou por não conseguir criar oportunidades de golo no segundo tempo, sendo que os reforços continuam ausentes de forma forçada.

Para o próximo jogo, que vai ter o FC Porto como adversário em Vila do Conde, o Rio Ave pode inspirar-se no que aconteceu na temporada passada: a equipa vilacondense venceu os dragões em casa por 3-1, num jogo que foi disputado também na fase inicial da temporada, na altura à quarta jornada.

O FC Porto chega aqui depois de um início que cumpre com o esperado, ao vencerem os dois primeiros jogos do campeonato (1-2 vs Moreirense FC e 2-1 vs SC Farense). Apesar dos homens de Sérgio Conceição terem defrontado duas equipas que regressaram esta época ao principal escalão do futebol português, em nenhum dos casos se verificou uma goleada nem jogos particularmente fáceis, como alguns vaticinavam antes das partidas.

Gabriel Veron, Evanilson e Romário Baró são as opções com as quais Sérgio Conceição, que não estará no banco de suplentes devido a castigo, não poderá contar. No entanto, os reforços Nico González (que já foi titular), Alan Varela e Fran Navarro estão prontos para assumir o desafio. Com a partida oficial de Otávio para a Arábia Saudita, o mais provável é o médio espanhol voltar a assumir o lugar deixado pelo internacional português, mas não se auguram grandes mudanças no esquema azul e branco. Assim, o conjunto portista parte com ambição para engatar a terceira vitória.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Rio Ave ainda não sofreu qualquer golo em casa esta época.
  2. O Rio Ave ganhou os dois jogos disputados em casa esta época.
  3. O Rio Ave soma duas vitórias e duas derrotas esta época.
  4. Fora de casa, o FC Porto não perde na Primeira Liga há 16 jogos – curiosamente, a última derrota foi em Vila do Conde.
  5. Na Primeira Liga, o FC Porto não perde há 14 jogos (13 vitórias e um empate).
  6. O FC Porto soma 11 vitórias consecutivas na Primeira Liga.
  7. O FC Porto sofreu golos nos três jogos já realizados esta época.
  8. O FC Porto ganhou quatro dos cinco últimos jogos realizados frente ao Rio Ave.
  9. Nos 38 últimos jogos realizados entre as duas equipas, o Rio Ave só ganhou um – há precisamente um ano, bateu os dragões em casa por 3-1.
  10. Rio Ave FC e FC Porto já se defrontaram por 68 vezes, com a equipa portista a apresentar clara vantagem: 51 vitórias, contra três triunfos dos vilacondenses.

JOGADORES A TER EM CONTA

Leonardo Ruiz joga agora ao serviço do Rio Ave FC
Fonte: Carlos Silva/Bola na Ree

Leonardo Ruiz Já fez o gosto ao pé esta época, na qual quer melhorar a marca anterior de quatro golos para o campeonato.

Toni Martínez FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Toni Martínez O avançado espanhol começa a reclamar cada vez mais tempo de jogo, depois de ter marcado nas duas primeiras jornadas do campeonato e de ter cumprido todo o jogo na segunda jornada, tendo sido um dos mais batalhadores da equipa, como é seu apanágio.

XI´s PROVÁVEIS

Rio Ave FC: Magrão; Josué Sá; Renato Pantalon; Aderllan Santos; Costinha; Guga Rodrigues; Amine Oudrhiri; Fábio Ronaldo; Joca; Hernâni; Leonardo Ruiz

Treinador: Luís Freire

«O FC Porto está muito forte, muito intenso, muito ligado, com muitas opções ofensivas e sempre muito trabalhador, à imagem do clube e do seu treinador. Da nossa parte, temos que aproveitar o momento. Temos um plano e temos ideia do que pode ser o jogo».

FC Porto: Diogo Costa; João Mário; Pepe; Iván Marcano; Zaidu Sanusi; Nico González; Stephen Eustáquio; Pepê; Wenderson Galeno; Toni Martínez; Fran Navarro

Treinador: Sérgio Conceição

Sérgio Conceição não realizou a habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

PREVISÃO DE RESULTADO: Rio Ave FC 0-1 FC Porto

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

PUB

Mais Artigos Populares

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.