Antevisão Sporting CP – FC Porto: Dragões obrigados a quebrar recorde negativo em Alvalade

DRAGÕES NÃO PODEM CAIR NAS GARRAS DO LEÃO

O FC Porto jogará o segundo clássico da temporada atual frente ao Sporting CP e escusado será dizer que o empate não serve para os dragões. Os azuis e brancos estão a sete pontos do primeiro lugar e a única forma de não perder terreno em relação aos rivais encarnados é vencer.

Contudo, derrotar o Sporting CP não será tarefa fácil, uma vez que o FC Porto não vence no Estádio José de Alvalade desde o ano de 2008. O conjunto de Sérgio Conceição terá que fazer das tripas coração para vencer a turma de Silas e conseguir quebrar o recorde negativo de Alvalade, que pode afetar a mentalidade dos azuis e brancos. Contudo, se olharmos para os últimos dez jogos entre Sporting CP e FC Porto, reparamos que a equipa que joga de verde e branco apenas venceu uma vez durante os 90 minutos de jogo.

Para os amantes das apostas desportivas, o empate seria o prognóstico mais certo a fazer, mas o futebol não é uma ciência exata e no clássico tudo poderá acontecer. E se a aposta no empate poderá ser lucrativa, a existência de golos na partida também assim será. O Sporting CP marcou em todos os jogos que realizou em sua casa até ao momento e o FC Porto é a única equipa da Primeira Liga a marcar em todos as partidas nesta temporada.

TEREMOS AMBAS AS EQUIPAS A MARCAR NO CLÁSSICO DE ALVALADE? FAZ JÁ A APOSTA AQUI!

Sabendo da importância que este jogo tem para as contas finais do campeonato (mesmo que ainda não tenha acabado a primeira volta da Primeira Liga), o FC Porto não vai querer arredar o pé e distanciar-se ainda mais da primeira posição da Primeira Liga. No entanto, o Sporting CP não vai facilitar a vida do FC Porto, pois estes já não perdem em casa desde setembro de 2019.

COMO JOGARÁ O SPORTING CP?

Na baliza, o apelidado de “novo Rui Patrício” deverá manter-se firme no onze inicial. Coates e Mathieu deverão ser a dupla escolhida para o centro da defesa, uma vez que Luís Neto não está apto para jogar depois da lesão sofrida no tórax, no encontro frente ao Moreirense FC. Acompanhados por Acuña e Ristovski nas laterais, o sistema de 4-3-3 deverá continuar, assim como o meio campo e a armada ofensiva leonina.

Bolasie, muito provavelmente, entrará no onze inicial, tendo em conta que a sua expulsão no jogo contra o Portimonense SC foi despenalizada pela Federação Portuguesa de Futebol. Luiz Phellype  poderá ser o ponta de lança de serviço, ele que já sabe o que é marcar ao FC Porto, e Vietto jogará no lado esquerdo do ataque, mas com o papel de avançado interior. Bruno Fernandes, Wendel e Doumbia poderão ser os escolhidos de Silas para o meio campo.

JOGADOR A TER EM CONTA

Bruno Fernandes é a fonte de inspiração do jogo leonino
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Bruno Fernandes – Seria estranho não escolher Bruno Fernandes como o rei Leão do emblema verde e branco. Em muitos exibições coletivas desinspiradas da turma de Silas, Bruno Fernandes torna-se na locomotiva do Sporting CP e, muitas das vezes, salva os leões do perigo. O médio já leva 13 golos em 23 jogos nesta temporada e se a defesa do FC Porto não estiver de olho aberto, Bruno pode ser capaz de aumentar a conta no clássico.

XI PROVÁVEL:

4-3-3: Maximiano, Ristovski, Mathieu, Coates e Acuña; Wendel, Bruno Fernandes e Doumbia; Vietto, Luiz Phellype e Bolasie.

 

COMO JOGARÁ O FC PORTO?

O FC Porto precisa de por a carne toda no assador neste jogo. Aqueles que conseguem abanar o jogo num abrir e piscar de olhos precisam de jogar, pois estes clássicos resolvem-se, na sua maioria, em lances imprevisíveis. O 4-4-2 habitual nos jogos do FC Porto será, muito provavelmente, o esquema tático adotado por Sérgio Conceição.

Os azuis e brancos apostarão muito nas bolas paradas, como tem sido recorrente, e essa estratégia pode ser a chave do jogo. Nakajima deverá continuar no onze inicial depois das boas exibições, assim como Otávio, ambos nas extremidades do meio campo. Uribe e Danilo devem ser os escolhidos para o centro do meio campo. Alex Telles e Corona vão preencher as laterais dos dragões e Pepe e Marcano farão par no centro da defesa. Marchesín, certamente, será o guardião escolhido e nas posições mais ofensivas, Soares e Marega poderão ser a dupla ideal para fazer estragos.

JOGADOR A TER EM CONTA

Soares foi o melhor marcador portista em 2019
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Tiquinho Soares – Seis golos nos últimos seis jogos dizem muita da forma recente de Tiquinho Soares. Curiosamente, estreou-se a marcar com um bis no seu primeiro jogo com a camisola do FC Porto, frente ao Sporting CP na época 2016/2017. A continuar assim, agarrará a titularidade em definitivo e pode voltar a fazer estragos ao clube lisboeta.

XI PROVÁVEL:

4-4-2: Marchesín, Alex Telles, Pepe, Marcano, Corona; Nakajima, Uribe, Danilo e Otávio; Soares e Marega.

 

Foto de capa: Carlos Silva/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Christian Eriksen já tem novo clube depois de terminar contrato com o Manchester United

Christian Eriksen está perto de reforçaro Wolfsburgo. Após deixar o Manchester United no final da temporada 2024–2025, o médio dinamarquês vai assinar contrato com o clube da Bundesliga.

Alexis Sánchez: «Estou aqui para ajudar os jovens e dar alegrias ao Sevilha»

Alexis Sánchez foi apresentado como jogador do Sevilha e já manifestou o seu desejo de se estrear no Sánchez-Pizjuán e começar a dar alegrias aos adeptos.

Luis Suaréz após o poker frente à Venezuela: «Vínhamos para uma guerra e estávamos preparados»

O avançado do Sporting foi a grande figura na vitória da Colômbia sobre a Venezuela, ao assinar quatro golos que colocam a sua seleção mais perto do Mundial.

Jamie Vardy apresentado na Cremonese: «Enzo Maresca convenceu-me»

Jamie Vardy já veste oficialmente as cores da Cremonese. Após apresentado no clube e deixou claro que foi o treinador, Enzo Maresca, quem o convenceu a embarcar neste desafio na Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 2 alvos falhados pelo Tottenham no mercado de verão

O Tottenham alterou planos de reforço do ataque e da defesa. Randal Kolo Muani e Jan Paul Van Hecke ganharam protagonismo no mercado dos spurs.

Escândalo em Inglaterra: árbitro despedido após polémica com Jurgen Klopp

David Coote foi afastado das suas funções depois de uma grave situação que envolve diretamente Jurgen Klopp.

Era alvo do FC Porto e do Benfica e está muito perto de se juntar ao CSKA Moscovo e de rumar à Rússia

O futuro de Kevin Zenón passa pela Rússia e pelo CSKA Moscovo. O extremo está a negociar uma transferência e a saída do Boca Juniors.