Evitar a tempestade | Arouca x FC Porto

Primeira Liga, 21.ª jornada: segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024, 20h15.

A ANTEVISÃO: ANFITRIÕES PROCURAM RESULTADO INÉDITO, VISITANTES QUEREM O BOM MOMENTO DE VOLTA

Depois de uma deslocação aos Açores marcada pelo mau tempo, o FC Porto volta a terreno continental para tentar a redenção no campeonato, contudo, a visita a Arouca não se prevê fácil para a turma de Sérgio Conceição.

O Arouca, comandado por Daniel Sousa, vem de três vitórias consecutivas, a sua melhor fase na temporada, e beneficia do fator casa para dificultar ainda mais a vida aos azuis e brancos. Sem a presença do técnico arouquense no banco, por expulsão na última jornada, os anfitriões procuram repetir ou até melhorar o resultado obtido na primeira volta, onde conseguiram conquistar um ponto depois de sonharem com a vitória forasteira até ao décimo nono minuto da compensação.

Já o FC Porto, vem de um nulo frente ao Rio Ave e de 27 minutos atribulados frente ao Santa Clara que estragaram a sequência positiva que os dragões vinham a usufruir. Posto isso, só uma vitória nesta noite de segunda-feira poderá colocar o conjunto da invicta de volta ao eixo.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto venceu todos os seis jogos disputados na casa do Arouca.
  2. Desde 2015 que os anfitriões não marcam um golo na receção aos dragões.
  3. O pior resultado obtido pelos dragões na deslocação a Arouca foi uma vitória por 1-3, o melhor foi uma goleada de 0-5.
  4. Na última partida caseira, o Arouca goleou o Vizela por 5-0.
  5. Em caso de vitória, os anfitriões sobem ao sétimo lugar da tabela classificativa.
  6. A turma da casa não pode contar com Galovic, Hamache, Quaresma e Vitinho, ausentes por lesão.
  7. Os dragões não contam apenas com Zaidu, a regressar da CAN, onde esteve ao serviço da seleção, e com Marcano, autor do golo no mesmo encontro da temporada passada e que está lesionado.
  8. Os dragões não perdem há oito jogos, desde o desaire em Alvalade.
  9. Em 14 encontros entre as duas equipas, o Arouca venceu apenas numa ocasião.
  10. Nesses 14 confrontos, o FC Porto apontou 40 golos, o Arouca apenas sete.

JOGADORES A TER EM CONTA

Rafa Mujica é uma das armas do Arouca para a receção ao FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Rafa Mujica – Com 15 golos esta temporada, 12 no campeonato, o ponta de lança espanhol é já o terceiro melhor marcador da prova até ao momento. Tendo apontado quatro golos nos últimos três jogos, o avançado de 25 anos está de pé quente e procura continuar o bom momento de forma frente aos dragoẽs.

Evanilson FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Evanilson – Com a ausência de Taremi da equipa, Sérgio Conceição mudou o esquema do conjunto e Evanilson assumiu o maior papel de destaque. À boleia de sete golos apontados nas últimas cinco partidas, o avançado brasileiro procura a redenção, ao mesmo tempo da equipa, que viu a falta de eficácia ditar o nulo frente ao Rio Ave na última jornada.

XI´s PROVÁVEIS

Arouca:  Arruabarrena; Milovanov, Robson Bambu, Matías Rocha, Weverson; David Simão, Morlaye Sylla, Pedro Santos; Jason, Rafa Mújica e Cristo González.

Treinador: Daniel Sousa

«A nossa análise é que estamos perante um FC Porto bastante mais consolidado em termos de algumas dinâmicas bastante interessantes, ofensivamente e defensivamente. No último jogo, o resultado não acompanhou, mas a qualidade de jogo esteve lá. Esperamos um FC Porto difícil, sólido na organização do jogo, forte nos corredores e na profundidade, agressivo e intenso na procura dos três pontos para se manter na luta pelos lugares da frente, como é típico do seu treinador, Sérgio Conceição».

Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Alan Varela, Nico González; Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Esperamos um jogo difícil perante uma equipa que já na 1.ª volta nos fez perder dois pontos. Percebemos a evolução deles, estão num bom momento, e cabe-nos ir a Arouca e trazer os três pontos em mais uma batalha».

PREVISÃO DE RESULTADO: Arouca 1-1 FC Porto

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Conhecida a data em que Francisco Neto anunciará as convocadas de Portugal para o Euro 2025 Feminino

Francisco Neto vai anunciar no dia 10 de junho as convocadas para o Euro 2025 Feminino. Portugal integra o Grupo B.

André Villas-Boas apresenta Gabri Veiga e volta a reforçar: «Abdicou de uma grande parte do seu salário para se juntar ao FC Porto»

André Villas-Boas teceu algumas declarações na apresentação de Gabri Veiga. Médio espanhol é reforço do FC Porto.

As primeiras palavras de Gabri Veiga como jogador do FC Porto: «Já falávamos há quase um ano»

Gabri Veiga foi oficializado como novo jogador do FC Porto. Médio espanhol teceu primeiras declarações de azul e branco.

As 5 principais ideias do discurso de Noronha Lopes na candidatura à presidência do Benfica

João Noronha Lopes é oficialmente candidato à presidência do Benfica. Eis as ideias principais do discurso do gestor.

PUB

Mais Artigos Populares

Gabri Veiga confirmado no FC Porto por 15 milhões de euros

Gabri Veiga foi confirmado durante esta quinta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, assinando até 2030.

Manuel Vilarinho: «Chegou o momento de colocar o Benfica no caminho do futuro»

Manuel Vilarinho esteve presente na apresentação da candidatura de João Noronha Lopes à presidência do Benfica, que se realizou esta quinta-feira.

Vítor Paneira volta a apoiar Noronha Lopes: «Acho que nós ganhámos as outras eleições»

Vítor Paneira esteve presente na apresentação da candidatura de João Noronha Lopes à presidência do Benfica, que se realizou esta quinta-feira.