📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As grandes decisões de Pinto da Costa: Depois de Estádio das Antas, que seja “Estádio do Dragão”

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

A liderar os destinos do FC Porto há trinta e cinco anos, Jorge Nuno Pinto da Costa é um nome incontornável na história do clube. No entanto, e numa das suas decisões mais marcantes enquanto presidente, não quis que fosse o seu nome a ficar para sempre associado a um dos maiores símbolos da equipa: o agora Estádio do Dragão.

A evolução do futebol e das exigências para competir ao mais alto nível, aliadas a cada vez mais modernidade e necessidade de conforto para os adeptos da modalidade, tornavam imperativo que o FC Porto se lançasse na construção de um novo estádio, ou pelo menos na remodelação das Antas. O Euro 2004, organizado nesse ano em Portugal e para o qual várias exigências da FIFA teriam de ser cumpridas, trouxe o incentivo que faltava para que isso acontecesse. A 16 de Novembro de 2003, era inaugurado no Porto o Estádio do Dragão, com um jogo que opôs os da casa ao FC Barcelona. Concebido pelo arquitecto Manuel Salgado e com capacidade para cerca de 50.000 pessoas, a nova fortaleza dos azuis e brancos ergueu-se poucos metros abaixo do palco que até aí havia acolhido a equipa.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Considerado um dos símbolos mais importantes de um clube, o estádio reflecte parte da sua história e o seu nome não deve deixar dúvidas sobre as cores que representa. Estádio Pinto da Costa seria, por isso, perfeitamente adequado. Assim acreditou muita gente, assim não quis o próprio. Ao longo dos anos de presidência do líder azul e branco, foram várias as decisões e declarações que pautaram o seu percurso e, quer se goste ou não, o seu nome ficará sempre ligado ao FC Porto. Talvez por isso se tenha pensado que o seu nome poderia ser dado à nova casa dos dragões. No entanto, e numa decisão que foi contra uma maioria absoluta, Jorge Nuno Pinto da Costa não permitiu que isso acontecesse.

“Um dia, em plena reunião, pela primeira vez, não aceitei a votação de uma maioria absoluta, que pretendia que o novo estádio tivesse o meu nome”.

A escolha de “Dragão” foi sua. Mais do que apenas uma pessoa que é parte da história, entre muitas outras que foram deixando a sua marca, o dragão é figura de destaque no símbolo que representa o FC Porto, no emblema que todos carregam ao peito quando envergam a camisola da equipa. Transmite poder e invencibilidade e, acima de tudo, unanimidade. A presidência de Pinto da Costa, embora incontestavelmente importante no crescimento e afirmação do clube, gera discórdia entre adeptos e seria certamente motivo para que alguns, caso o seu nome fosse dado ao novo estádio, se manifestassem contra.

Aliás, sempre ouvimos dizer que “não se pode agradar gregos e troianos” e, se isso é regra para a vida, também o é no futebol. Dragão foi o mais simples que se podia ter pensado. Uma só palavra que remete para a força e querer do FC Porto, para o seu emblema, para a grandeza de um clube que começou pequeno, batalhou para crescer e se afirmou não só no panorama nacional, mas também internacional. Um Dragão cujo poder se fez sentir logo no ano da sua inauguração, com a equipa a realizar já no seu novo reduto parte de um percurso que culminou com a conquista da Liga dos Campeões.

Foto de Capa: FC Porto

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Urs Fischer é o novo treinador do Mainz

Urs Fischer é o novo técnico do Mainz. O técnico suíço assinou com o emblema da Bundesliga até ao verão de 2028.

França e Marrocos disputam nacionalidade de jovem do Lille

França e Marrocos estão a disputar a nacionalidade de Ayyoub Bouaddi. O jovem joga no Lille e está dividido entre as duas nações.

Estrela da Amadora aproveita 2 expulsões do Arouca e distancia-se da zona de despromoção na Primeira Liga

O Estrela da Amadora venceu o Arouca na 13.ª jornada da Primeira Liga. Encontro marcado por duas expulsões nos arouquenses.

Alverca vence Nacional em jogo de final dramático e de grande penalidade falhada

O Alverca venceu o Nacional por 1-0 na jornada 13 da Primeira Liga. Marko Milovanovic marcou o golo decisivo na reta final.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 5 destaques do Marco 09 1-1 Fafe

O Marco 09 não foi além de um empate a uma bola contra o Fafe durante este domingo, num encontro válido pela 12.ª jornada da Liga 3.

Para onde vai Sergio Ramos? Há gigante europeu interessado

Futuro de Sergio Ramos está em aberto depois de confirmar saída do Monterrey. AC Milan mostra interesse no defesa.

Marco 09 e Fafe empatam em jogo de grandes golos: eis os resultados do dia na Liga 3

O Marco 09 não foi além de um empate a uma bola contra o Fafe durante este domingo, num encontro válido pela 12.ª jornada da Liga 3.