As pontas a limar para 2019/2020

- Advertisement -

Decorrida a primeira quinzena de pré-época do FC Porto e chegados já cinco reforços, o plantel parece estar praticamente fechado, com apenas algumas posições para limar até ao final do mês de julho. Agosto traz já uma avalanche de desafios importantes para o conjunto azul e branco.

Depois de verem Casillas a defender as suas redes, os adeptos portistas, ainda que não esteja confirmada a retirada do lendário guarda-redes espanhol, esperam ver alguém de nível semelhante a Iker a segurar a baliza azul e branca na época que se avizinha. Vaná não parece ter esse estatuto e Diogo Costa, ainda que tenha grande talento, tem de adquirir algum “estofo” para ser o homem entre os postes do Dragão.

O barato sai caro e a saída de Hector Herrera, consumada a custo zero para o Atlético de Madrid, deixou um grande espaço no meio-campo portista. Óliver, que tem vindo a ser moldado por Sérgio Conceição nas últimas temporadas, seria o favorito a assumir a posição, mas tudo indica que está de partida para Espanha. Resta Sérgio Oliveira. Apesar destes dois nomes, é aconselhável a Sérgio Conceição que procure um médio box-to-box, à imagem do mexicano, de forma a dar continuidade ao modelo de jogo insistentemente utilizado pelo treinador português.

Herrera foi uma das saídas do plantel
Fonte: Atlético de Madrid

Apesar de ser o setor com mais reforços, este é também o setor com mais debilidades, na minha opinião. As contratações de Luis Diaz e Nakajima vieram, juntamente com Galeno, preencher o lado esquerdo do ataque portista. No entanto, o lado direito deste último terço é apenas entregue a Corona, sendo então aconselhável a contratação de um extremo para fazer concorrência ao mexicano, de preferência com o pé esquerdo como seu pé dominante, de forma a inviabilizar novas soluções na ofensiva azul e branca.

Ainda no ataque, a contratação de Zé Luís é insuficiente, principalmente quando se tem em conta a qualidade dos jogadores que no passado passaram por aquela posição, casos de Lisandro López, Falcão ou Jackson Martinez. Todos estes três que mencionei tinham algo em comum: o facto de serem referências ofensivas, de serem o jogador para o qual a equipa condiciona o seu jogo porque este será determinante na concretização do processo ofensivo. O FC Porto tem avançados móveis e fisicamente potentosos, mas com pouca eficácia na finalização. É necessário um ponta de lança que seja uma referência para a equipa.

Colmatando estas lacunas, considero que os dragões estarão aptos para competirem, como Sérgio Conceição e toda a estrutura portista pretendem, em todas as provas em que estão inseridos, começando já em agosto com o campeonato nacional e as pré-eliminatórias da UEFA Champions League.

Foto de Capa: FC Porto

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Em alguns momentos, seguimos demasiado o Froholdt e era importante a nossa linha de quatro rodar rapidamente»

Marco Silva fez a análise ao desaire do Benfica frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Marco Silva após a derrota no Dragão: «Aqui consegue-se condicionar árbitros antes, durante e depois dos jogos»

Marco Silva refletiu em conferência de imprensa sobre a derrota do Benfica no terreno do FC Porto 7.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli em conferência de imprensa após FC Porto x Benfica: «Após o cartão vermelho, tivemos um momento em perdemos um pouco as referências»

Francesco Farioli analisou o triunfo do FC Porto frente ao Benfica por 3-1. Lê as principais declarações do técnico em conferência de imprensa.

Rui Costa após derrota do Benfica frente ao FC Porto: «Dualidade tremenda de critérios»

Rui Costa prestou declarações após a derrota do Benfica frente ao FC Porto no Estádio do Dragão. O presidente dos encarnados falou sobre alguns lances do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

EM DIRETO: Francesco Farioli analisa o desfecho do FC Porto x Benfica

Francesco Farioli marcou presença na conferência de imprensa após...

Marco Silva comenta FC Porto x Benfica e ironiza: «Se o mister Farioli disse que não há coisas estranhas, então há que acreditar nele»

Marco Silva analisou o resultado do Clássico da sétima jornada da Primeira Liga, entre FC Porto e Benfica. Águias perderam por 3-1.

EM DIRETO: Acompanha o rescaldo de Marco Silva ao FC Porto x Benfica

Marco Silva fez a análise ao encontro entre FC Porto e Benfica, referente à 7.ª jornada da Primeira Liga.