As pontas a limar para 2019/2020

- Advertisement -

Decorrida a primeira quinzena de pré-época do FC Porto e chegados já cinco reforços, o plantel parece estar praticamente fechado, com apenas algumas posições para limar até ao final do mês de julho. Agosto traz já uma avalanche de desafios importantes para o conjunto azul e branco.

Depois de verem Casillas a defender as suas redes, os adeptos portistas, ainda que não esteja confirmada a retirada do lendário guarda-redes espanhol, esperam ver alguém de nível semelhante a Iker a segurar a baliza azul e branca na época que se avizinha. Vaná não parece ter esse estatuto e Diogo Costa, ainda que tenha grande talento, tem de adquirir algum “estofo” para ser o homem entre os postes do Dragão.

O barato sai caro e a saída de Hector Herrera, consumada a custo zero para o Atlético de Madrid, deixou um grande espaço no meio-campo portista. Óliver, que tem vindo a ser moldado por Sérgio Conceição nas últimas temporadas, seria o favorito a assumir a posição, mas tudo indica que está de partida para Espanha. Resta Sérgio Oliveira. Apesar destes dois nomes, é aconselhável a Sérgio Conceição que procure um médio box-to-box, à imagem do mexicano, de forma a dar continuidade ao modelo de jogo insistentemente utilizado pelo treinador português.

Herrera foi uma das saídas do plantel
Fonte: Atlético de Madrid

Apesar de ser o setor com mais reforços, este é também o setor com mais debilidades, na minha opinião. As contratações de Luis Diaz e Nakajima vieram, juntamente com Galeno, preencher o lado esquerdo do ataque portista. No entanto, o lado direito deste último terço é apenas entregue a Corona, sendo então aconselhável a contratação de um extremo para fazer concorrência ao mexicano, de preferência com o pé esquerdo como seu pé dominante, de forma a inviabilizar novas soluções na ofensiva azul e branca.

Ainda no ataque, a contratação de Zé Luís é insuficiente, principalmente quando se tem em conta a qualidade dos jogadores que no passado passaram por aquela posição, casos de Lisandro López, Falcão ou Jackson Martinez. Todos estes três que mencionei tinham algo em comum: o facto de serem referências ofensivas, de serem o jogador para o qual a equipa condiciona o seu jogo porque este será determinante na concretização do processo ofensivo. O FC Porto tem avançados móveis e fisicamente potentosos, mas com pouca eficácia na finalização. É necessário um ponta de lança que seja uma referência para a equipa.

Colmatando estas lacunas, considero que os dragões estarão aptos para competirem, como Sérgio Conceição e toda a estrutura portista pretendem, em todas as provas em que estão inseridos, começando já em agosto com o campeonato nacional e as pré-eliminatórias da UEFA Champions League.

Foto de Capa: FC Porto

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Leeds United garante avançado vindo da Bundesliga por negócio de 30 milhões de euros

Jean Mattéo Bahoya vai deixar o Frankfurt e rumar ao Leeds United. Trata-se de um empréstimo com cláusula de compra obrigatória.

Enzo Fernández no Manchester City: eis quanto dinheiro o Benfica ganha com a mudança

Enzo Fernández vai trocar o Chelsea pelo Manchester City neste mercado de verão. Benfica encaixa cerca de 730 mil euros.

Chelsea cede Dário Essugo por empréstimo: Médio junta-se a treinador português

Dário Essugo aceitou rumar ao Estrasburgo por empréstimo do Chelsea até ao final da temporada. Blues não poderão ceder mais jogadores para o estrangeiro.

Já há data para o 1.º Clássico entre Barcelona e Real Madrid de José Mourinho nesta La Liga

O Barcelona vai receber o Real Madrid de José Mourinho no dia 25 de outubro de 2026. Jogo será disputado em Camp Nou.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gonçalves descola rumo a Itália para reforçar a Fiorentina

Pedro Gonçalves foi captado no Aeroporto de Lisboa, em viagem para a Itália. Sporting vai ceder o internacional português à Fiorentina, com opção de compra.

Fabrizio Romano confirma e traz novidades: José María Giménez a caminho de novo clube na La Liga

José María Giménez vai ser emprestado pelo Atlético Madrid ao Deportivo de A Coruña. Recém-promovido à La Liga cobre parte do salário.

Chelsea vende jovem avançado ao Estrasburgo de Hugo Oliveira por 16 milhões de euros: eis os detalhes

Deivid Washington está a caminho do Estrasburgo de Hugo Oliveira. Jovem avançado brasileiro assina um contrato de cinco épocas.