📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

AS Roma 2-1 FC Porto: Um pé dentro, Brahimi fora

- Advertisement -

Pontapé de saída na fase a eliminar da Liga dos Campeões.

O FC Porto chegava à capital italiana com um histórico favorável, mas com algumas ausências de peso. Corona por castigo e Marega por lesão desfalcavam a equipa e moderavam as expectativas e esperanças dos portistas. Portistas esses que acudiram em massa ao jogo e formaram uma imponente moldura humana no Olímpico de Roma composta por quatro mil portugueses.

Para os lugares do mexicano e do maliano entraram Otávio e Fernando Andrade, sendo que do onze que defrontou o Moreirense saltou também para o banco, Oliver Torres. Sérgio Conceição teima em desperdiçar o talento do médio espanhol.

A AS Roma, treinada por Eusébio Di Francesco, apresentava uma equipa repleta de talento. De realçar o ponta de lança bósnio Dzeko (para mim um dos melhores do mundo) e o jovem prodígio Zaniolo, que viria a bisar na partida.

Vamos, então, ao filme do jogo.

Uma primeira com poucos motivos de interesse, pelo menos no que a oportunidades diz respeito. Nos primeiros 30 minutos, salvo uma desatenção ou outra de Felipe que levou alguns calafrios à área azul e branca, o FC Porto esteve irrepreensível no momento defensivo.

A equipa pressionou alto quando tinha que o fazer e soube fazer uma ocupação inteligente dos espaços quando obrigada a recuar. Até esse momento a melhor oportunidade do jogo tinha sido mesmo dos portistas através de um remate dentro de área de Fernando Andrade, naquele que foi o único remate dos comandados de Sério Conceição na etapa inaugural. A história foi ligeiramente diferente nos últimos 15 minutos.

O Porto acabou por perder alguma organização e permitiu que a Roma se aproximasse da baliza de Casillas com algum perigo. Aos 38 minutos Dzeko trabalhou bem dentro da área e atirou ao poste. Assim, o jogo chegava ao intervalo com 0-0 no marcador.

Legenda: 12 anos depois Pepe voltou a disputar um jogo de Liga dos Campeões ao serviço do FC Porto
Fonte: FC Porto

A segunda parte foi bem diferente. Ambas as equipas perderam rigor defensivo e as oportunidades de golo foram surgindo com alguma frequência. A Roma entrou forte e encostou o FC Porto ao último terço durante a primeira dezena de minutos. No entanto, depois de um cabeceamento de Danilo tirar tinta do poste da baliza de Mirante o FC Porto assumiu as rédeas do jogo e só a lesão de Brahimi foi capaz de tirar o foco aos jogadores.

Entrou para o seu lugar Adrian Lopez. Estávamos no minuto 67. A partir daí deu se um período de total desnorte da equipa que só acordou quando o marcador já durava dois golos de vantagem para a turma romana. Zaniolo abriu o marcador ao minuto 70 e bisou 6 minutos mais tarde. E quando se pensava que tudo estava perdido, eis que o FC Porto, com um ataque formado por suplentes e mal-amados reage à vantagem da Roma com enorme coragem e, até, qualidade.

Aos 79 minutos, Adrian Lopez, amortece um passe longo para o remate de Soares que dispara enrolado devolvendo a bola ao espanhol que balança as redes num remate de difícil execução técnica. E quando se pensaria que seria a Roma a procurar mais um golo e o Porto a segurar um resultado que lhe permite sonhar com a passagem aos quartos-de-final, a verdade é que foram os dragões a forçar o empate até final. Sem sucesso, ainda assim.

Foi um jogo disputado nos limites no qual foi notória a falta que fazem jogadores como Corona e Marega na manobra ofensiva da equipa. De positivo importa realçar a atitude da equipa e um resultado que, não sendo bom, deixa a eliminatória em aberto e permite que o FC Porto mantenha um pé dentro da competição, depois de ter tido os dois praticamente fora. No reverso da medalha está a lesão de Brahimi. Mais uma contrariedade para Sérgio Conceição que pode ter um impacto decisivo no decorrer da época.

Onzes e substituições

AS Roma: Mirante, Florenzi, Manolas, Fazio, Kolarov, Cristante, De Rossi, Pellegrini (N’Zonzi, 83′), Zaniolo (D. Santon, 87′), Dzeko e El Shaarawy (J. Kluivert, 90′)

FC Porto: Casillas, Éder Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Danilo, Herrera, Otávio (Hernâni, 86′), Brahimi (Adrián López, 68′), Fernando (André Pereira, 76′) e Soares

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

UEFA reparte “bolo” de 9 milhões de euros por clubes que tiveram jogadoras no Euro 2025: Maior fatia portuguesa vai para o Benfica

A UEFA vai repartir 9 milhões de euros pelos clubes com jogadoras no Euro 2025 Feminino. Benfica é a equipa portuguesa que mais recebe.

Custou 30 milhões de euros em 2024 e a AS Roma já trabalha na sua saída

Artem Dovbyk está na porta de saída da AS Roma. Avançado ucraniano não entra nos planos do treinador Gian Piero Gasperini.

Manchester United de Ruben Amorim disposto a oferecer 100 milhões de euros por craque da Serie A

O Manchester United quer reforçar o setor ofensivo. Portal espanhol Fichajes garante forte interesse em Kenan Yildiz, da Juventus.

Nuno Tavares pode deixar Lazio e já se falam em valores

Nuno Tavares pode vir a deixar a Lazio. Emblema da Serie A quer, pelo menos, 15 milhões de euros pelo internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting publica vídeo de Natal: «O maior legado que deixamos são os nossos valores»

Faltam 5 dias para o Natal e o Sporting publicou um vídeo alusivo à época festiva. «O maior legado que deixamos são os nossos valores», escrevem.

João Henriques é o novo treinador do AVS SAD

O AVS SAD oficializou este sábado a contratação de João Henriques. Técnico de 53 anos assina contrato até ao final da época.

Paulo Futre: «Só vi dois canhotos melhores que eu»

Paulo Futre deu uma entrevista e elegeu Diego Armando Maradona e Lionel Messi como os melhores esquerdinos da história.