Boavista FC 0-3 FC Porto: O fato-macaco assenta-lhes tão bem…

fc porto cabeçalhoDepois das demonstrações de força e personalidade em Vila do Conde, Braga e Alvalade (como referiu Sérgio Conceição), o FC Porto voltou a passar com distinção num dos campos mais difíceis. Apesar do desnível no resultado, o desenrolar da partida mostrou a dificuldade que só um dragão de fato macaco vestido conseguiu debelar. Com o precioso empurrão do mar azul, o FC Porto reassumiu a liderança isolada e enviou mais um sinal à concorrência. Aboubakar, Marega e Brahimi  marcaram os golos.

Depois das vitórias de Benfica e Sporting na véspera, só um triunfo interessava à turma de Sérgio Conceição, que encontrou no Boavista a personificação do seu trienador: aguerrido, agressivo e intenso. Jorge Simão optou por surpreender ao escolher o avançado Yusupha para o onze inicial e desde cedo a defensiva azul e branca se viu obrigada a um grande desdobramento para evitar males maiores para a baliza à guarda de José Sá.

Como manda a tradição, um dérbi da invicta deve jogar-se sempre a alta rotação e este, para além da intensidade que se esperava, acabou por se revelar também muito rasgadinho…à boa moda do Porto. Hugo Miguel, sem mãos a medir, foi distribuindo cartões amarelos pelos elementos das duas equipas, ficando a sensação de que poderia optar por um critério menos apertado num ou noutro lance. O espetáculo só teria a ganhar.

Perante a dificuldade portista em assentar o jogo, circular a bola com critério e criar oportunidades de real perigo para a baliza de Vagner, a Pantera foi destapando ‘a careca’ e chegou mesmo a ameaçar as redes de Sá, num lance em que só os reflexos do guardião portista evitaram um golo de antologia (de calcanhar) de Yusupha. O mais perto que o FC Porto ficou de marcar nos primeiros 45 minutos foi num lance em que Corona, a responder de primeira a um cruzamento largo de Alex Telles, atirou enrolado, com a bola a passar perto da trave.

Uma dupla que continua a ser sinónimo de golos Fonte: SPOX
Uma dupla que continua a ser sinónimo de golos
Fonte: SPOX

Para a segunda metade estava reservado o inevitável ascendente dos azuis e brancos, que começou a revelar-se logo nos primeiros instantes, quando Aboubakar abriu o ativo, servido por Brahimi que, ao segundo poste, adoçou a bola para o camaronês encostar. Estava feito o mais difícil, mas nem por isso o jogo ficou mais fácil. O Boavista não deixou de incomodar – e até mesmo encostar – o FC Porto, e mesmo as substituições de Jorge Simão (essencialmente com a entrada de Mateus) foram no sentido de procurar bem mais do que uma derrota pela margem mínima.

Os dragões, porém, queriam aplicar uma machadada no resultado e nas aspirações dos axadrezados, pelo que Herrera, vendo pelo retrovisor que Marega se encontrava isolado, serviu-lhe a bola de bandeja e este, no seu jeito muito peculiar, acabou por ampliar a vantagem. O jogo não terminaria sem que Brahimi, com um meio campo deserto pela frente para galgar, estabelecesse o 3-0 final e arrumado completamente com a questão dos três pontos. Estava escrita e contada a história de uma vitória difícil mas saborosa, exagerada mas justa.

Como jogou o Boavista FC:

Titulares – Vagner, Carraça, Rossi, Sparagna e Talocha; Idris, Fábio Espinho e David Simão; Renato Santos, Kuka e Yusupha.

Substituições – Mateus por Kuca aos 65’, Ruiz por Yusupha aos 75’ e Rochinha por Sparagna.

Suplentes não utilizados – Assis, Henrique, Gilson e Vítor Bruno

Golos –

Cartões – Amarelo a Rossi aos 31’, Carraça aos 40’,Yusupha aos 46’, Sparagna aos 51’, Idris aos 90’ e Mateus aos 93’.

Como jogou o FC Porto:

Titulares – José Sá, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera, Corona e Brahimi; Marega e Aboubakar.

Substituições – André André por Corona aos 70’, Maxi Pereira por Aboubakar aos 85’ e Reyes por Danilo aos 90’.

Suplentes não utilizados – Casillas, Óliver, Otávio e Galeno.

Golos – Aboubakar aos 50’,  Marega aos 80’ e Brahimi aos 85’.

Cartões – Amarelo a Herrera aos 23’, Marcano aos 43’, Aboubakar aos 51’, Corona aos 64’ e Danilo aos 90’.

 

 

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves elogia ligação com Luis Suárez: «Com o Viktor Gyokeres demorámos mais a adaptar-nos»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.