Na Noruega, rumo a Bilbau l Bodo/Glimt x FC Porto

Europa League, 1.ª Jornada: quarta-feira, 25 de setembro de 2024, 17h45

A ANTEVISÃO: DRAGÃO VOA PARA LÁ DA MURALHA DO NORTE

O FC Porto inicia a caminhada em direção a Bilbau na próxima quinta-feira com a deslocação à Noruega para defrontar o líder do campeonato norueguês: Bodo/Glimt. 

Os Dragões chegam com confiança depois de vencerem a sempre difícil deslocação a Guimarães enquanto o clube da Noruega, foi visitar o segundo classificado do campeonato local e sofreu uma derrota pesada por 4-1. Apesar deste desaire, a equipa da cidade de Bodo continua na liderança do campeonato com uma vantagem confortável de sete pontos. 

Os azuis e brancos já têm os reforços a carburar. Samu Omorodion já soma três tentos esta época e chega em grande forma para a estreia europeia de Dragão ao peito. Nehuen Perez e Zé Pedro parece-me ser a dupla escolhida por Vítor Bruno para dar alguma estabilidade à equipa, depois de Otávio ser afastado dos convocados por duas exibições paupérrimas contra Sporting e Farense, respetivamente.

Francisco Moura é outro nome a ter em conta. O lateral chegou, viu e assumiu rapidamente o lugar no FC Porto. Depois da exibição fantástica em Guimarães já despertou as atenções de Roberto Martinez e com a convocatória da seleção de outubro aí à porta, o ex-Famalicão quer impressionar e pode ser um dos principais desequilíbrios da equipa nesta temporada europeia.

Vitoria SC v FC Porto Francisco Moura
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Além da deslocação longa desde a cidade do Porto, os Dragões vão jogar num relvado sintético, o que causará alguma estranheza ao plantel portista. O Bodo/Glimt é uma equipa que gosta de atuar num 4-3-3, esquema privilegiado pelo treinador Kjetil Knutsen. O líder do campeonato, ainda não perdeu em casa na presente época.

Patrick Berg assume o maior protagonismo da equipa. É um médio defensivo tenaz, muito combativo e com uma excelente meia distância. É por este jogador que passa grande parte do jogo da equipa. É de resto um dos jogadores com maior valor de mercado dos noruegueses. Outra das dores de cabeça para Vitor Bruno, será o jovem extremo irreverente Jens Petter Hauge que é muito forte no 1×1 e bastante rápido. Quem for escolhido para lateral direito vai ter algumas dificuldades em defender o extremo.

O encontro será ajuizado pelo árbitro israelita Orel Grinfeeld.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Bodo/Glimt caiu para a Liga Europa depois de ter disputado o acesso à Liga dos Campeões e ter perdido contra o Estrela Vermelha – adversário do Benfica na competição;
  2. A equipa norueguesa já leva 34 jogos esta época: 22 vitórias, seis empates e seis derrotas;
  3. O Bodo/Glimt tem uma média de 2,35 golos por jogo;
  4. Os líderes do campeonato da Noruega também defrontam o SC Braga nesta edição da Liga Europa;
  5. Ao contrário do seu adversário, o FC Porto já tem historial nesta competição: duas vitórias – 2003 e 2011;
  6. A primeira deslocação dos Dragões à Noruega foi em 1996: vitória por 1-0 contra o Rosenborg na fase de grupos da Liga dos Campeões; 
  7. O árbitro escolhido Orel Grinfeld só arbitrou vitórias portuguesas nas competições da UEFA – 18/19: Benfica-AEK e 19/20: Sporting-PSV;
  8. Nos 34 jogos disputados esta época, o Bodo/Glimt só não marcou em dois;
  9. O Bodo/Glimt disputou 12 jogos na Liga Europa em toda a sua história: só ganhou um;
  10. Já os Dragões disputaram 94 jogos na 2.ª competição da UEFA: 45 vitórias, 17 empates e 30 derrotas. 

JOGADORES A TER EM CONTA

Samu Omorodion FC Porto
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Samuel Omorodion – O avançado espanhol já está a carburar na equipa do FC Porto. É nele que os Dragões vão depositar a esperança do golo durante esta época e em especial nesta edição da Liga Europa. O jovem espanhol pode mesmo ser uma das figuras da competição.

Patrick Berg, jogador do Bodo/Glimt
Fonte: Bodo/Glimt

Patrick Berg – É um dos médios defensivos mais combativos do futebol europeu. É um jogador da casa que regressou à Noruega depois de uma experiência falhada em França. É ele que assume o jogo do Bodo/Glimt e os Dragões não lhe podem conceder muito espaço para pensar o jogo. 

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Zé Pedro, Nehuén Perez, Francisco Moura, Alan Varela, Nico, Eustáquio, Galeno, Samu e Pepê

Treinador: Vítor Bruno

«Liga Europa? Se calhar podemos pedir conselhos ao Presidente».

Bodo/Glimt: Haikin, Sjovold, Moe, Gundersen, Bjorkan, Fet, Berg, Evjen, Hauge, Hogh, Mikkelsen

Treinador: Kjetil Knutsen

«FC Porto? É talvez a equipa mais forte que defrontei na carreira».

PREVISÃO DE RESULTADO: Bodo/Glimt 1-3 FC Porto

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois das vitórias do FC Porto e do Braga na Europa League

Dia muito positivo para Portugal no Ranking UEFA. Vitórias do FC Porto e do Braga trouxeram pontos preciosos para Portugal.

Rui Costa também quer Bernardo Silva no Benfica, mas envia recado: «Não faço campanhas de anos 80 e 90»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. O atual presidente das águias e candidato à reeleição abordou a atualidade do Benfica.

Rui Costa não liga às sondagens que o colocam no 2º lugar: «Não me escondi no momento em que muita gente se escondeu e...

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. O atual presidente das águias e candidato à reeleição abordou a atualidade do Benfica.

Rui Costa lamenta manifestação coordenada de João Noronha Lopes e João Diogo Manteigas na AG: «Não pode ficar manchada a imagem do Benfica»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. O atual presidente das águias e candidato à reeleição abordou a atualidade do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa assume mágoa pelas críticas de Luís Filipe Vieira e não responde: «Não faz parte da minha personalidade estar a lavar roupa suja»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. O atual presidente das águias e candidato à reeleição abordou a atualidade do Benfica.

Rui Costa apareceu ao lado de Pedro Proença: «Não temos por tendência ser mal educados ou indelicados»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. O atual presidente das águias e candidato à reeleição abordou a atualidade do Benfica.

Rui Costa considera que o Sporting está a ser beneficiado: «Alguma coisa temos de fazer para mudar o futebol português»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. O atual presidente das águias e candidato à reeleição abordou a atualidade do Benfica.