Ficas tu ou fico eu… em terceiro lugar? | Braga x FC Porto

FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 34.ª jornada: sábado, 20h30, 18 de maio de 2024

A ANTEVISÃO: EPÍLOGO NA PEDREIRA EM BUSCA DO PÓDIO

Se, à partida, o jogo entre Braga e FC Porto já se assumia como a partida de cartaz da última jornada da Liga, a verdade é que as circunstâncias em que os dois clubes chegam a esta ronda tornam o encontro ainda mais impactante.

O cenário é simples: caso vençam, os bracarenses ultrapassam a formação azul e branca e terminam o campeonato no terceiro lugar; por seu lado, os dragões terminarão o campeonato no último lugar do pódio desde que não percam.

Ora, de um lado, os bracarenses vêm de uma importante e galvanizadora vitória frente ao seu maior rival, o Vitória SC, por 2-3, no D. Afonso Henriques. A equipa agora orientada por Rui Duarte consumou o triunfo já para lá do tempo de compensação, através de um grande pontapé de Rony Lopes. Assim sendo, e sem grandes baixas, Rui Duarte não deverá fazer alterações no onze inicial.

Já os dragões, também vêm de um dérbi disputado, neste caso o da cidade Invicta, frente ao Boavista, no qual tiveram imensas dificuldades para capitalizar as variadíssimas ocasiões de golo que criaram. No entanto, a vitória aconteceu mesmo, com um golo também já nos descontos, consumando a reviravolta, uma vez que foram mesmo os axadrezados quem inauguraram o marcador. Pelo que parece, com as contínuas ausências de Iván Marcano, Pepe e Zaidu Sanusi, apenas haverá a remota dúvida de se, no lado esquerdo do ataque portista, irá estar Wenderson Galeno ou Mehdi Taremi, que entrou muito bem e fez a diferença no último jogo, dando a possibilidade de alterar entre o 4-2-3-1/4-3-3 e o 4-4-2, com Evanilson ao seu lado na frente de ataque. Ainda assim, a preferência deverá cair sobre o internacional brasileiro, dada a verticalidade que este dá ao jogo azul e branco.

Finalmente, os dados estão lançados e a expectativa é que as duas equipas proporcionem um bom espetáculo no Estádio Municipal de Braga. Perante estes dados, há um aspeto importante a ter em consideração. Caso seja ultrapassado pelo SC Braga, o FC Porto só conseguirá qualificar-se de forma direta para a fase de grupos da Liga Europa caso bata o Sporting na final da Taça de Portugal.

10 DADOS RÁPIDOS

1. O FC Porto ganhou os três últimos jogos realizados fora de casa.

2. Nos cinco últimos jogos, o FC Porto ganhou quatro.

3. O FC Porto não perde há seis jogos.

4. A última vitória do FC Porto em Braga foi em 2018/19 (2-3).

5. Em casa, o SC Braga ganhou cinco dos seis últimos jogos.

6. O SC Braga marca e sofre golos há quatro jogos.

7. Em casa, o SC Braga soma duas vitórias consecutivas.

8. O SC Braga venceu quatro dos cinco últimos jogos.

9. O SC Braga soma duas vitórias consecutivas na Liga.

10. Em Braga, quatro dos seis últimos jogos realizados entre as duas equipas terminaram empatados.

JOGADORES A TER EM CONTA

Ricardo Horta Braga
Fonte: SC Braga

Ricardo Horta – O capitão bracarense não está a realizar a melhor época de sempre, mas a verdade é que já leva 13 golos e 13 assistências na presente temporada, no total dos 44 jogos realizados. Marcou em Guimarães, já tinha marcado na Luz e por toda a qualidade que possui será sempre uma das principais “setas” apontadas à baliza de Diogo Costa.

Francisco Conceição a jogar pelo FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Francisco ConceiçãoO extremo canhoto desenhou o golo da vitória portista no dérbi da cidade Invicta, diante do Boavista FC, e somou mais uma assistência à sua contabilidade pessoal. É, clara e inequivocamente, a revelação da época azul e branca, e, talvez, o melhor jogador, até. Dará, com certeza, muitas dores de cabeça a Cristián Borja, pelo que os defesas bracarenses terão de ter muito cuidado com as suas incursões pelo lado direito.

XI´s PROVÁVEIS

Braga: Matheus Magalhães; Víctor Gómez; José Fonte; Sikou Niakaté; Cristián Borja; João Moutinho; Pizzi; Ricardo Horta; Rodrigo Zalazar; Bruma; Abel Ruiz

Treinador: Rui Duarte

«É um jogo difícil frente a uma equipa muito forte, muito bem orientada. Para nós, obviamente é o tudo ou nada. Lutamos muito para estar aqui, para chegar ao último jogo a lutar pelo 3º lugar e temos de deixar tudo em campo, até à última gota de suor. Vamos defrontar uma grande equipa, muito intensa, muito forte com bola e sem bola, sabemos que vai ser muito difícil».

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes; Zé Pedro; Otávio; Wendell; Alan Varela; Nico González; Francisco Conceição; Pepê; Wenderson Galeno; Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

«Começar por dizer que no FC Porto jogamos sempre finais. Jogos sempre para ganhar. Neste caso não é uma final, porque o empate serve ao FC Porto e as finais não podem ficar empatadas. Jogo que decide 3.º lugar, temos consciência disso. A motivação tem de ser própria de um jogo de futebol. (…) Antes de começar o jogo, tudo se fala, tudo pode interferir ou não, uma situação mais mediática durante a semana, mas quando o árbitro apita tudo fica para trás».

PREVISÃO DE RESULTADO: Braga 1-2 FC Porto

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Benfica: Dragões descontentes com decisão da arbitragem

Responsáveis do FC Porto acreditam que lance com Deniz Gul deveria ter sido penálti. Dragões descontentes com decisão da arbitragem.

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

PUB

Mais Artigos Populares

Valores de mercado: quem é o jogador português com maior avaliação?

Vitinha e João Neves são os dois jogadores portugueses com o maior valor de mercado, avaliados em 80 milhões de euros.

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.