Carta aberta a Jorge Nuno Pinto da Costa

Caro Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa,

Antes de me focar no conteúdo principal desta carta, desejo-lhe toda a sorte do mundo no frágil momento em que atravessa e que ainda tenha muito tempo disponível para ver o FC Porto continuar a triunfar, agora sobre a égide da direção de André Villas-Boas.

Devo dizer-lhe que o seu novo livro, editado pela Contraponto, assenta-lhe muito mal.

O livro é uma panóplia de contradições e revela um ressabiamento excessivo pelo facto de ter perdido de forma esmagadora as eleições de abril de 2024.

Fica-lhe mal “cuspir” em Sérgio Conceição depois deste ter sido o principal responsável por ter mantido o Presidente na “cadeira de sonho” juntamente com a turma de incompetentes que o acompanhou ao longo dos últimos anos de presidência. É injusto culpar Conceição pelo descalabro financeiro do clube e pela necessidade em vender talentos geracionais da equipa a preço de saldo. Foi Sérgio Conceição que bateu recordes pagos em comissões a agentes que gravitam em torno do FC Porto? Foi Sérgio Conceição que aumentou a despesa com a administração do clube?

Pelo contrário, Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Foi Sérgio Conceição que voltou a colocar o clube na rota dos títulos mesmo com todas as limitações financeiras. Foi também o responsável, mesmo com um orçamento inferior aos dos rivais, que quebrou um jejum de quase cinco anos sem troféus. Foi também Sérgio Conceição que valorizou ativos que ajudaram o clube sair do sufoco financeiro enquanto que a administração, liderada por si, continuava a auferir rendimentos estratosféricos para a realidade do futebol português e do clube.

Não me interprete mal. Sérgio Conceição está longe de ser um santo no meio desta história. Sobretudo no que toca à polémica renovação. O Presidente tinha razão em não querer renovar com Sérgio Conceição após a eliminatória contra o Inter de Milão. A razão estava do seu lado, pelos motivos errados. Por um ato de desespero, voltou atrás e quis renovar a dois dias das eleições. Teve o aval do próprio, o que também o coloca como um dos “vilões” neste enredo. Uma renovação que foi um desrespeito total a todos os associados que são os verdadeiros donos do clube, sobretudo quando a dois dias desse episódio, se definia o futuro do clube. O treinador “queimou-se” para servir de trunfo eleitoral e não merece essa falta de decoro por parte do Presidente.

Pinto da Costa e Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

O que também lhe fica mal é chamar “traidores” a nomes que escreveram a história do FC Porto. Aqui conseguiu incluir jogadores que escreveram a história europeia do clube e que foram dos principais responsáveis pelas páginas mais douradas do futebol português. Para alguém que se considera democrático, achar “traição” a uma opinião contraditória não é coerente. Nomes como Maniche, Helton, André ou Sousa ajudaram a cimentar a missão iniciada por si em 1982: transformar um clube regional num clube de dimensão mundial – de longe o mais bem-sucedido clube de futebol português no que toca a troféus internacionais. 

Por último, tem todo o direito em querer presente no seu funeral quem deseja. O futebol, como um desporto apaixonante, desperta muitas emoções. Muitas vezes de forma irracional. É natural que dentro do seu círculo mais íntimo, não queiram ver no momento da despedida, nomes que o derrotaram para tomar posse da sua grande obra. É legítimo. O que não é compreensível é o constante ataque a André Villas-Boas quando este último, sempre que tem possibilidade, trata de enaltecer e respeitar o legado do Presidente.

A lista de André Villas-Boas não é perfeita. Quer-me parecer que existem nomes que rodeiam o atual Presidente que não estão lá por serem competentes, mas por outras razões. Porém, estão longe de auferir o rendimento de Vítor Baía – sem os associados perceberem o porquê – de Luís Gonçalves ou Fernando Gomes. Três nomes muito elogiados no seu livro, mas que, pelas contas que o clube apresentou nos últimos exercícios, três dirigentes que fizeram muito mal o seu trabalho.

Pinto da Costa João Pinto Vítor Baía
Fonte: FC Porto

Fica-lhe mal, Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, em não reconhecer os seus erros ou em procurar desculpas esfarrapadas, quando todos o reconhecem – inclusive a atual administração – como a figura mais importante da história do clube. Espero que o tempo lhe traga a lucidez e a coragem necessária de emendar muito do que foi escrito.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oklahoma City Thunder bate Indiana Pacers e iguala série nas finais da NBA

Os Oklahoma City Thunder venceram os Indiana Pacers por 123-107. Shai Gilgeous-Alexander voltou a ser o protagonista no encontro.

Arthur Cabral oficializado no Botafogo

O Botafogo comunicou a contratação de Arthur Cabral. O ponta de lança de 27 anos assinou até 2027 com o clube brasileiro.

Samuel Dahl sobre eventual transferência em definitivo: «É uma loucura ouvir esses que pagaram esses valores por mim»

Samuel Dahl comentou uma possível transferência em definitivo para o Benfica. O defesa sueco mostrou-se surpreendido pelos valores falados.

Cristiano Ronaldo deixa mensagem a Lamine Yamal após a Liga das Nações: «É um fenómeno»

Cristiano Ronaldo foi desafiado a deixar uma mensagem para Lamine Yamal no final da Liga das Nações, que foi ganha por Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Morata explica penálti falhado e pede desculpa aos colegas: «Podia ter feito melhor»

Álvaro Morata lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O avançado falhou o penálti na decisão.

Luis de la Fuente aponta jogador espanhol à Bola de Ouro e lamenta derrota de Espanha com Portugal: «Temos de olhar em frente»

Luis de la Fuente lamentou a derrota de Espanha frente a Portugal na final da Liga das Nações. O técnico elogiou Lamine Yamal.

Bruno Lage comenta saída de Arthur Cabral: «Vai para um grande clube»

Bruno Lage já reagiu à saída de Arthur Cabral. Avançado brasileiro vai trocar Benfica pelo Botafogo nos próximos dias.