📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Clássico quente termina em empate

- Advertisement -

A 21.ª jornada da Liga portuguesa pôs à prova o atual líder, Sporting, frente ao terceiro classificado, FC Porto, numa partida que terminou empatada (1-1). Num clássico repleto de importância, e sendo a estreia de Martin Anselmi nestes palcos, havia a curiosidade para perceber como as equipas iriam entrar em campo, principalmente os dragões.

Rui Borges foi ao Dragão com o seu onze habitual nos últimos jogos, nos quais não teve Gyokeres disponível face aos problemas físicos que tem enfrentado, mas o sueco esteve no banco como arma secreta.

Rui Borges no clássico entre FC Porto e Sporting CP
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Já o FC Porto, entrou com o sistema 3-4-3 utilizado na última jornada em Vila do Conde, desta vez sem Otávio no eixo defensivo, jogador que esteve em destaque, pela negativa, no empate contra o Rio Ave. E claro, Nico González também não esteve presente, devido à transferência para o Manchester City de Pep Guardiola.

Estádio do Dragão cheio e entusiasmado assistiu a uma primeira parte sem rasgos. As equipas até chegaram ao último terço, à cabeça o remate à trave de Eustáquio, mas sem impacto e muito erráticos, tanto do lado leonino como portista. O Sporting esteve mais seguro e com maior controlo do jogo, porém sem impacto para a baliza de Diogo Costa.

No entanto, tendo Quenda em campo, tudo pode acontecer. Numa jogada individual, onde ultrapassou três oponentes, acaba por assistir Fresneda que marca pelo segundo jogo consecutivo. Fica na retina a capacidade do extremo leonino levar a equipa para a frente em momentos de dificuldade criativa. De facto, o Sporting tem aqui uma estrela em ascensão.

A precisar de vencer para se aproximar dos lugares cimeiros, o FC Porto entrou melhor na segunda parte. Instalados no meio-campo defensivo do Sporting, em ataque posicional, os dragões conseguiram criar oportunidades com Rui Silva a ter que sujar o equipamento.

Martín Anselmi no clássico entre FC Porto e Sporting CP
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Pela primeira vez, desde a chegada de Anselmi, viu-se a forma como o treinador argentino quer ver a equipa a jogar. Os centrais a ter preponderância na criação desde traz e os extremos entre linhas, dando a largura aos alas para tirarem cruzamentos.

E o Sporting, no sentido inverso, quis tirar partido dos seus velocistas para chegar às zonas de perigo, mas além de um lance em que Quenda podia ter finalizado melhor, não houve oportunidades claras.

Depois de uns segundos 45 minutos onde o FC Porto esteve por cima da partida, conseguiu chegar ao empate no clássico já nos 90 minutos, após Fábio Vieira – melhor momento da atual temporada – fazer um magnífico cruzamento para Samu assistir Namaso.

 E infelizmente, não podia ser um clássico se não houvesse expulsões. Posteriormente a uma jogada que podia ter dado o segundo golo para o Sporting, dois jogadores dos leões “decidiram” ser expulsos, demonstrando que não sabem lidar com estes momentos. Conhecendo o árbitro da partida, João Pinheiro, Diomande e Mateus Reis não podem ter reações daquele género.

Um resultado no clássico que não muda, em nada, as pontuações de ambos. Em suma, apenas para o Benfica há motivos para festejar, isto se vencer o jogo de hoje perante o Moreirense, pois aproxima-se e fica a quatro pontos do primeiro lugar. Por outro lado, o Sporting passa um dos testes mais difíceis da época, joga no Dragão e sai sem uma derrota.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.