Club Brugge KV 0-4 FC Porto: Grande exibição vinga derrota da primeira volta

A CRÓNICA: FC PORTO DEMONSTRA QUE É SUPERIOR E MASSACRA CLUB BRUGGE KV NA BÉLGICA

Costuma-se dizer que quando uma equipa grande perde um jogo, a vontade que tem é jogar no dia a seguir, para vingar essa mesma derrota. Acrescentando a isto, o adversário de hoje do FC Porto foi o Club Brugge K.V, equipa que goleou na primeira volta no Dragão, o que também pesou animicamente nos jogadores do FC Porto.

Tudo isto ficou bem visível na atitude demonstrada na primeira parte do encontro. O Club Brugge K.V, mesmo jogando em casa, não criou qualquer situação de perigo ao FC Porto, sendo que em sentido contrário, os azuis e brancos tiveram diversas oportunidades para marcar, por Eustáquio e Uribe, que remataram por cima da baliza em situações que estavam num local privilegiado para marcar, e também por Taremi, que isolado perante Mignolet rematou por cima da trave. Ainda assim, e apesar de demonstrar ser uma equipa demasiadamente perdulária, o FC Porto acabou por sair para o intervalo em vantagem. Otávio recebe a bola no centro do terreno, e faz um excelente passe pelo meio dos centrais do Club Brugge K.V para Taremi, que desta vez não falha em frente a Mignolet.

O início da segunda parte fica marcado por um erro inacreditável de David Carmo, que sem refletir, atinge Mechele na pequena área do FC Porto, já sem a bola em disputa naquele lugar. Penalti assinalado a favor do Club Brugge K.V, mas Diogo Costa brilha novamente e defende o penalti. A equipa do FC Porto festeja mais uma defesa do seu guarda-redes, só que Michael Oliver é alertado pelo árbitro que ainda antes do remate de Vanaken, Eustáquio tinha invadido a pequena área. Repetição do penalti para o Club Brugge K.V, desta vez marcado por Noa Lang, e também repetição da defesa de Diogo Costa, que faz uma excelente intervenção.

Este foi um alerta para o FC Porto, que a partir deste momento assumiu novamente as rédeas do jogo, marcando aos 57 minutos o golo que tranquilizou a equipa. Evanilson encostou para o fundo da baliza, aproveitando um mau domínio de bola do central Sylla.

Após o segundo golo a equipa do Club Brugge K.V demonstrou alguma instabilidade, aproveitada por Galeno que foi sempre um fator mais nos dragões, sendo que foi dele que começou a ser contruído o terceiro do FC Porto. Galeno veio da ala esquerda até à direita e cruzou para Taremi, que rececionou e passou para o seu lado esquerdo onde estava Eustáquio isolado, e que rematou para o fundo da baliza dos belgas.

Para a vingança do resultado da primeira volta ficar completa faltava marcar o quarto golo, que acabou por surgir ao minuto 70, num lance onde existe grande mérito para a antecipação de Galeno a Mechele, cruza para Otávio e este temporiza e passa rasteiro para a esquerda, encontrando um Taremi livre de marcação, e que aproveita para bisar na partida.

Vitória justíssima do FC Porto, que demonstra ao Club Brugge K.V que o resultado do Dragão não foi mais que um acidente de percurso nas excelentes exibições proporcionadas pela equipa de Sérgio Conceição na Liga dos Campeões.

 

A FIGURA

Galeno FC Porto
Fonte: DIogo Cardoso/BnR
Galeno foi um dos que mexeu com o jogo

Galeno – Poderia estar aqui o nome de Diogo Costa, no entanto Galeno fez um jogo muito conseguido tanto defensivamente como ofensivamente. Para além disso, os últimos dois golos do jogo tiveram a sua marca, com iniciativas suas a resultarem nos golos do FC Porto.

 

O FORA DE JOGO

Noa Lang – Poderia destacar vários jogadores do Club Brugge K.V, no entanto a escolha recai sobre Lang. É o jogador mais valioso do Club Brugge K.V, e esperava-se que fosse um jogador preponderante nos contra-ataques, tendo em conta a sua velocidade e tecnicismo. Para além do mau jogo ofensivamente, ainda falhou o penalti que poderia dar o empate no jogo.

 

ANÁLISE TÁTICA – CLUB BRUGGE KV

O Club Brugge K.V dispôs-se em campo num 4x3x3. O lateral direito Odoi não subia tanto no terreno, ao contrário do lateral esquerdo Buchnan, com muitas ações no meio-campo ofensivo. Sylla e Mechele foram os centrais, e o médio mais defensivo foi Onyeka. Aquando da construção ofensiva, Vanaken recuava para perto dos centrais para poder receber a bola sem grande pressão adversária. Nielson jogava no meio-campo a par com Vanaken, enquanto o trio ofensivo foi composto por Lang na ala esquerda, Olsen na ala direita, e Jutgla a ponta de lança. No momento de defesa, o Club Brugge K.V posicionava-se num 4x1x4x1, e em momentos em que o treinador pedia maior pressão aos defesas do FC Porto, a equipa posicionava-se em 4x1x3x2, com Vanaken a pressionar no ataque junto com Jutgla.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Mignolet (5)

Buchanan (5)

Sylla (4)

Mechele (4)

Odoi (4)

Vanaken (5)

Onyedika (5)

Nielsen (5)

Lang (4)

Jutgla (4)

Skov Olsen (4)

SUBS UTILIZADOS

Meijer (5)

Boyata (5)

Nusa (5)

Audoor (5)

Balanta (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

O FC Porto jogou no habitual 4x4x2, com os laterais bastante ofensivos, principalmente Pêpê. Aproveitando esse avanço no terreno Otávio muitas vezes deslocava-se para o centro do terreno, sendo que era aí que estava quando fez o passe em desmarcação para Taremi. Após o segundo golo, a equipa do FC Porto começou a posicionar-se em 4x3x3, no processo defensivo, com Otávio a fixar-se no meio-campo junto a Eustáquio e Uribe, Galeno a posicionar-se na ala esquerda, Evanilson a ponta de lança e Taremi a ocupar a posição de ala direito.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (8)

Pêpê (7)

Fábio Cardoso (7)

David Carmo (6)

Zaidu (7)

Uribe (7)

Eustáquio (7)

Otávio (8)

Galeno (8)

Taremi (7)

Evanilson (7)

  SUBS UTILIZADOS

Wendell (5)

Bruno Costa (5)

Gabriel Veron (5)

Conceição (-)

Toni Martinez (-)

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Desde que Ruben Amorim assumiu o Manchester United, nenhum clube ainda na competição fez tão poucos pontos na Premier League

Ruben Amorim atingiu mais uma marca negativa no Manchester United. Técnico tem o pior registo nos clubes da Premier League desde que chegou.

Ángel Di María marca golo olímpico pelo Rosario Central e impede vitória do Boca Juniors patrocinada por ex-Sporting

Ángel Di María conseguiu marcar um golo olímpico pelo Rosario Central. Belo remate permitiu empate na receção ao Boca Juniors na Liga Argentina.

Ruben Amorim deixa recado: «Estou a sofrer mais do que os adeptos»

Ruben Amorim analisou o desfecho do dérbi de Manchester da quarta jornada da Premier League. Manchester City goleou o Manchester United.

Nuno Espírito Santo tem interessado na Premier League depois de ser demitido do Nottingham Forest

O West Ham cogita avançar para a contratação de Nuno Espírito Santo. Hammers ponderam demitir Graham Potter e o português é uma opção.

PUB

Mais Artigos Populares

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.