De inofensivos a letais

Se pararmos para comparar a equipa que iniciou a época com a actual, além de Soares, há um nome que salta à vista: Brahimi. Estes dois jogadores dão, hoje, ao ataque portista, a experiência que Jota e Otávio, por razões óbvias, nunca conseguiram dar. Existe qualidade em todos eles, mas o que cada um pode dar à equipa é completamente diferente. Além disso, NES não parou de trabalhar a parte táctica e parece, finalmente, ter arranjado maneira de fazer Óliver, o melhor médio do campeonato, brilhar.

O sistema híbrido entre o 4-4-2 e o 4-3-3 abre um novo leque de possibilidades de atacar a baliza adversária sem colocar em causa a segurança defensiva, permite conciliar André Silva com Soares, tirando dos ombros do jovem português a responsabilidade de ser o marcador de serviço e dá a Danilo e a Óliver um terceiro companheiro no centro do terreno que, entre outras coisas, aumenta de forma dramática o raio de acção e a influência do pequeno espanhol na manobra ofensiva da equipa. Se a isto juntarmos um banco melhor recheado, com jogadores do nível de Jota, Rúben Neves, Layún, Corona ou Otávio, a receita para o sucesso começa a ficar definida.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

O caminho que transformou uma equipa que passou um mês inteiro a empatar 0-0 numa equipa capaz de golear por 7-0 e que, além disso, tem a melhor defesa e o melhor ataque do campeonato, não foi fácil mas é algo que deve orgulhar jogadores, equipa técnica, administração e adeptos. Porque as adversidades foram e continuam a ser muitas, mas vão sendo ultrapassadas com a ajuda de todos, unidos como uma família. E é assim que iremos continuar, jogo a jogo, rumo ao título de campeão.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Diana Martins

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.