📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dragão sobre estrelas | FC Porto 3-1 Estrela da Amadora

- Advertisement -

Numa noite de segunda-feira fria e chuvosa no Estádio do Dragão, o FC Porto recebeu e venceu o Estrela da Amadora por 3-1, com dois golos de Samu e um de Francisco Moura. Abraham Marcus, que protagonizou a ‘lei do ex’, marcou o único golo do Estrel..

Farioli não proporcionou grandes alterações no 11 inicial, apenas o regresso de Alan Varela em detrimento de Pablo Rosário. Vale o destaque para a manutenção de Rodrigo Mora no estatuto de titular, onde vive o melhor momento da temporada. Também João Nuno apenas promoveu uma alteração desde o jogo frente ao Arouca, com a entrada de Alexandre Sola por Jovane Cabral no 11 titular.

No cômputo geral, é um jogo sem grande história. Talvez seja a personificação perfeita da resposta que damos ao nosso colega de trabalho quando nos perguntam como é que foi o fim de semana: “meh, passou-se”.

Perante a sua gente, o Porto manteve-se igual a si próprio: uma equipa rígida estruturalmente que se caracteriza pelo momento de pressão alta e de construção em formas geométricas dignas de exame nacional de geometria descritiva. O Estrela, por conseguinte, viajou até ao norte de Portugal para tentar jogar como o seu treinador quer que jogue: não abdicou da pressão alta em 4-4-2 e tentou sair a jogar tanto quanto possível, não menosprezando bolas longas em momentos de maior aflição.

Em boa verdade, vale a pena destacar a forma como o Estrela tentou encabeçar o FC Porto e como isso também acabou por facilitar a vida aos portistas. É certo que a equipa de Francesco Farioli preza-se pela forma como asfixia o adversário e recupera a bola perto da área do adversário, criando situações de perigo. Por outro lado, é uma equipa com mais dificuldades em ataque posicional e, por isso, tem a vida dificultada quando o adversário apresenta um bloco baixo; principalmente em sistemas com muitos jogadores em zonas recuadas, como o 5-4-1.

Francesco Farioli
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Não obstante, o Estrela tentou sempre olhar o Porto nos olhos e não abdicou da pressão alta. De facto, João Nuno estudou bem este Porto e, mesmo na fase de construção, era notório que as intenções do Estrela eram esticar o campo, de modo a que as linhas intermédias da equipa da casa ficassem expostas e que houvesse espaço para explorar nas costas da pressão portista. Certo também é que o Estrela não dispõe da qualidade individual para construir desde trás, principalmente frente ao atual líder do campeonato.

No momento oposto, o Estrela pressionava em 4-4-2, sendo que a principal função dos homens da frente era não deixar Alan Varela receber a bola e jogar ‘de cadeirinha’- um momento ao qual José Mourinho designou como “matar três com dois”. No entanto, este momento não foi tão eficaz como pretendido devido à forma como o Estrela abordava a situação: os homens mais avançados do Estrela, Kikas e Abraham, acabavam por anular-se a si próprios, uma vez que um ficava à frente do outro.

Ou seja, ao mesmo tempo que um jogador marcava individualmente Alan Varela, o outro ficava à sua frente, encaixando no meio dos centrais do Porto, formando, momentaneamente, um 4-4-1-1. Ora, isto fazia com que fossem os centrais do Porto a decidir como, quando e por onde jogavam- sendo que o homem mais avançado do Estrela não convidava o Porto nem para a esquerda nem para a direita, bastava aos centrais do Porto trocarem a bola e esperarem um movimento ora de Rodrigo Mora nas costas, ora de Samu enquanto apoio frontal, ou de uma desmarcação pelas laterais. Não forçando o Porto para nenhum lado, o Estrela não controlava o Porto, mas ficava na expetativa, tornando-se mais difícil defender, principalmente quando há uma diferença considerável de qualidade individual entre as equipas.

Rodrigo Mora Luan Patrick
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Deste modo, Rodrigo Mora deu continuidade ao seu momento de forma e foi capaz de receber entrelinhas, causando desequilíbrios à equipa de João Nuno. Também Samu, muitas vezes errático nesse capítulo, foi capaz de servir enquanto apoio frontal e enquadrar companheiros de equipa. No fundo, a postura arrojada e frontal do Estrela é a imagem do seu treinador (pessoalmente, é algo que irei sempre louvar) mas também formou espaços que a equipa de Farioli conseguiu explorar.

Fora o corredor central, o Porto também foi inteligente ao explorar o lado fraco do Estrela (o lado esquerdo) e atacar a profundidade, principalmente através de Alberto Costa- foi assim que nasceu o penalty que dá origem ao primeiro golo caseiro. Aliás, defino como o momento do jogo a jogada que antecede esse mesmo penalty, onde Alan Varela lateraliza-se pela direita e isola Alberto Costa. Não sendo algo recorrente, é uma solução interessante para a fase de construção, já bem estudada pelos adversários.

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Pérez volta a atacar Barcelona: «É o caso mais grave que existe no futebol atual»

Florentino Pérez não esquece o caso Negreira. Presidente do Real Madrid voltou assim a atacar o Barcelona.

Tondela já reagiu ao jogo de loucos com o Nacional: «Desfecho tão imprevisível como complicada de traduzir em palavras»

O Tondela perdeu fora de casa com o Nacional por 3-1 para a Primeira Liga. Beirões já reagiram ao jogo de loucos.

Atenção, Ruben Amorim: Irmão de Kobbie Mainoo deixa recado em Old Trafford

Jordan, irmão de Kobbie Mainoo, deixou mensagem clara em Old Trafford. Médio do Manchester United tem sido tema de debate.

FC Porto x Famalicão em canal aberto: onde ver o jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal?

O FC Porto recebe o Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal. Jogo tem transmissão televisiva em canal aberto.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Sousa e a lesão grave sofrida no Moreirense x Benfica: «Vou mostrar, mais uma vez, que estou nesta vida para vencer»

Vasco Sousa voltou a fraturar o perónio direito. Médio, emprestado pelo FC Porto ao Moreirense, deixou mensagem nas redes sociais.

Sporting prepara novo ataque por Yeremay Hernández em janeiro e tem trunfo na manga

O Sporting prepara a abordagem ao mercado de janeiro e tem a contratação de Yeremay Hernández como uma das prioridades. Extremo mais recetivo a saída.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «As equipas adversárias têm adotado uma postura muito conservadora contra nós»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto frente ao Estrela da Amadora. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.