📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

É no meio que está a virtude do FC Porto

- Advertisement -

A saída de Mateus Uribe, a custo zero, do FC Porto, obrigou os azuis e brancos a uma reformulação no seu setor intermédio.

Com o colombiano a viajar para o Qatar, os dragões viram-se obrigados a abrir os cordões à bolsa e procurar um novo nome para substituir o antigo número oito. Ao contrário do esperado, chegaram não um, mas dois novos reforços à equipa de Sérgio Conceição: Alan Varela (ex-CA Boca Juniors) e Nico González (ex-FC Barcelona).

O meio-campo do clube da cidade invicta encontra-se bem preenchido. Com Sérgio Conceição a optar, habitualmente, por um 4-4-2 com dois médios, os dragões ficam com Marko Grujić, Stefan Eustáquio, Romário Baró, Otávio e Bernardo Folha (muito provavelmente, utilizado na equipa B), sem contar com os dois reforços, para apenas dois lugares. 

A probabilidade de Otávio cair numa destas duas posições é, para já, reduzida. Considerando a lesão de Evanilson e a incerteza quanto à condição física de João Mário (obrigando, por vezes, Pêpe a ocupar o corredor direito), Otávio deverá continuar a atuar, maioritariamente, como ala direito (por dentro) ou segundo avançado, fazendo a ligação com o meio-campo, frequentemente designado de terceiro médio. E mesmo retirando André Franco desta equação, que com Sérgio Conceição costuma atuar mais como um ala, com funções parecidas às de Otávio, são cinco jogadores para duas posições.

O treinador dos dragões já o disse em conferência de imprensa, “Nico está a sofrer” naquilo que é a eventual adaptação à intensidade de jogo do FC Porto. Sérgio Conceição referiu ainda que, apesar do período de adaptação do espanhol, este precisará certamente de menos tempo do que jogadores provenientes da América do Sul, referindo-se, muito provavelmente, a Alan Varela.

Com um período de adaptação ainda pela frente, é possível que o meio-campo do FC Porto se mantenha inalterado durante algum tempo, com Eustáquio e Grujić a fazerem dupla. No entanto, é sabido que Alan Varela era um desejo dos dirigentes portistas para substituir Uribe, um jogador com características semelhantes às do colombiano. Assim, a probabilidade de se vir a assistir a um meio-campo composto por Eustáquio e Varela é grande, caindo Grujić desta equação.

Contudo, e caso Sérgio Conceição consiga ter todo o plantel à sua disposição, nas melhores condições físicas, é possível que outro meio-campo venha a ser utilizado. Com Evanilson e Mehdi Taremi a formar a dupla mais ofensiva e João Mário e Pêpe sobre o corredor direito, Otávio pode assumir outras funções no meio-campo azul e branco. Caso isso aconteça, Alan Varela é o mais provável para formar par com o internacional português.

No meio de tantas opções, várias podem ser as conjugações possíveis no meio-campo dos dragões que, apesar da saída de Uribe, têm agora mais opções, pelo menos do ponto de vista quantitativo. A chegada dos novos reforços vem dar ao grupo competitividade interna, o que só beneficia o FC Porto.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo defesa do Braga termina a carreira e assume funções de treinador adjunto nos juniores do Vilaverdense

Raúl Silva terminou a carreira aos 36 anos e assumiu funções técnicas nos juniores do Vilaverdense. O ex-defesa jogou em 4 clubes portugueses.

Mercado: Real Madrid de olho em ‘novo Vinícius Júnior’

O Real Madrid está analisar o mercado da América do Sul. Ryan Roberto é um dos nomes que estão a ser observados pelo scout.

Definidas equipas promovidas ao Brasileirão

Já estão definidas as quatro equipas que foram promovidas da Série B e que vão disputar o Brasileirão em 2026.

Já há data para o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal: onde ver?

Está completa a lista de emblemas que vão participar nos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio realiza-se na terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Lille vence Paris FC em jogo com 6 golos e sobe ao quarto lugar: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lille ganhou por 4-2 ao Paris FC, em jogo da décima jornada da Ligue 1. Com o triunfo, a equipa de Félix Correia e Tiago Santos sobe ao quarto lugar.

AC Milan leva a melhor no dérbi e derrota Inter Milão

O AC Milan bateu o Inter Milão por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da 12.ª jornada da Serie A.

Imprensa espanhola garante que Real Madrid tomou decisão definitiva em relação a Vinícius Júnior

O Real Madrid quer continuar a contar com Vinícius Júnior no seu plantel e já existe um acordo para a renovação de contrato.