Liga Europa, 8.ª jornada: quinta-feira 29 de Janeiro 2026, 20h.
A ANTEVISÃO: FC PORTO QUER ASSEGURAR QUALIFICAÇÃO DIRETA CONTRA UMA EQUIPA QUE JOGA PELO PRESTÍGIO
O Estádio do Dragão recebe um jogo de peso europeu, não pelo que o Rangers ainda pode conquistar na competição, mas pelo que o FC Porto tem obrigatoriamente de garantir. A equipa escocesa já está matematicamente eliminada da Liga Europa, mas a equipa azul e branca não pode, nem se deve fiar disso.
O FC Porto sabe que este é um jogo de gestão estratégica de temporada. Vencer é mais do que somar três pontos: é estar mais próximo de garantir o apuramento direto para os oitavos de final, sem necessidade de disputar a fase preliminar.
A equipa escocesa chega ao Porto embalada por uma sequência impressionante de oito vitórias consecutivas em todas as competições e com a clara intenção de fechar a campanha europeia com dignidade e em modo vencedor.
Numa altura do calendário marcada pelo desgaste físico e pela acumulação de jogos, escapar a mais duas partidas europeias pode ser decisivo para a gestão da época, como o próprio técnico italiano Francesco Farioli o admitiu na antevisão a este jogo.
Os números ofensivos da equipa portista nesta edição da Liga Europa, levantam algumas interrogações: apenas 10 golos (!) marcados em sete jogos nesta fase de grupos (vindo de uma exibição sofrível contra os checos do Viktoria Plzen na última jornada, onde apenas conseguiu empatar o jogo já no período de descontos da segunda parte), uma produção algo curta para uma equipa que ambiciona ir longe na prova.
A dinâmica de vitória e competitiva da equipa de Glasgow não pode ser ignorada. Mesmo eliminado, o conjunto escocês joga por orgulho, identidade e pela continuidade de um momento altamente positivo.
Historicamente, trata-se de um duelo entre dois clubes com tradição europeia, habituados a palcos grandes e a jogos de pressão. O Dragão será o palco onde se cruzam duas equipas em momentos opostos na competição, mas ambas em crescimento competitivo. A arbitragem de jogo vai ficar a cargo do belga Jasper Vergoote.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o sétimo encontro entre ambas as equipas.
- O FC Porto está numa sequência de 11 jogos consecutivos sem perder em todas as competições.
- O Rangers chega ao Dragão depois de oito vitórias consecutivas em todas as provas.
- A equipa escocesa está matematicamente eliminada da Liga Europa.
- O FC Porto deverá vencer para ficar mais próximo de garantir um lugar no top 8 da fase de grupos.
- O Rangers soma apenas uma vitória nesta fase de grupos.
- O top-8 assegura qualificação direta para os oitavos de final, sem fase preliminar.
- Evitar a fase preliminar significa menos dois jogos num calendário já muito congestionado.
- O Rangers sofreu 11 golos nesta edição da Liga Europa.
- O FC Porto marcou apenas 10 golos em 7 jogos na competição.
JOGADORES A TER EM CONTA


Samu – Acabou o último jogo europeu contra os checos do Viktoria Plzen absolutamente lavado em lágrimas por ter falhado um penalty que poderia ter sido determinante para que o FC Porto encarasse este jogo com outra tranquilidade, caso tivessem saído com os três pontos da Chéquia. Contra uma equipa muito física e intensa como a do Rangers, a sua envergadura e capacidade de ganhar duelos e a sua significativa melhoria no jogo associativo com os seus colegas, poderão revelar-se decisivos para que o FC Porto consiga a tão desejada vitória.
Nicolas Raskin – O médio belga é o motor da equipa escocesa. Joga de cabeça levantada, tem grande visão de jogo e recursos técnicos que poderão lançar a frente de ataque bastante veloz do Rangers. Com apenas 24 anos, é um jogador chamado a outros voos e a demonstrar todo o seu talento e classe em campeonatos mais competitivos. A equipa portista não deverá o criativo belga pensar demasiado o jogo da equipa escocesa, sob pena de que isso lhe possa causar alguns dissabores.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Martim Fernandes; Alan Varela, Pablo Rosario e Rodrigo Mora; William Gomes, Samu Omorodion e Borja Sainz
Treinador: Francesco Farioli
«O jogo é muito importante para nós, jogamos todas as cartas e possibilidades de chegar ao top 8. É um resultado importante para nós nesta competição, mas também um objetivo para nós tendo em conta a carga de trabalho e a gestão das próximas semanas».
Rangers: Jack Butland; Max Aarons, Nasser Djiga, Emmanuel Fernandez e Jayden Meghoma; Thelo Asgaard, Nicolas Raskin e Mohammed Diomande; Djeidi Gassama, Youssef Chermiti e Mikey Moore
Treinador: Danny Rohl
«Ficarei feliz quando fechar a janela de transferências, e tivermos feito o nosso trabalho, poderemos concentrar-nos exclusivamente nos jogos. Queremos vir aqui e ser um visitante incómodo e um adversário que possa causar problemas ao FC Porto».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Rangers

