📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Evolução na defesa

- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

Ao longo da história do Futebol Clube do Porto sempre tivemos jogadores com raça, que não viram a cara à luta e que são como um relógio suíço em campo, cumprindo com regularidade a função que se lhes destina. Este tipo de jogador – muitas vezes designado “jogador à Porto” – era habitual no sector mais recuado da defensiva portista, onde as características apontadas acima são provavelmente mais importantes do que a inconstância de um génio capaz de dribles estonteantes. Ao longo da minha vida assisti a vários defesas que marcaram a história do Porto pela forma como se apresentavam em campo; jogadores como Aloísio, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pepe (que evoluiu muitíssimo no Dragão), e, até certa altura, Bruno Alves são alguns exemplos de centrais que foram comandantes em campo e que tinham/têm qualidade enquanto futebolistas. E o sector defensivo sempre foi importante para os Dragões; geralmente contámos com defesas agressivos e cumpridores.

A defesa deste ano (e também do ano passado) parece carecer de uma figura de proa, de alguém que dê a confiança de que não vai falhar e que vai puxar os companheiros sempre que a motivação falhar. Mas a verdade é que os números apresentados não são maus e a forma como são constantemente chamados para a circulação de bola é um factor chave no jogo do Porto. E é nestes dois aspectos que gostava de me focar.

O Basco conseguiu melhorar a defesa portista
O Basco conseguiu melhorar a defesa portista

O Porto não sofre um golo no Dragão para o campeonato há 11 meses! É em casa que a equipa de Lopetegui mais solta a classe que tem e que menos oportunidades consente ao adversário. Fora de casa, para o campeonato, tem quatro golos sofridos, e para a Liga dos Campeões também quatro sofridos, sendo que do total de golos sofridos na champions só um foi de bola corrida legal (o primeiro contra o Dínamo de Kiev). No entanto não quero ilibar a equipa da desatenção no segundo golo dos ucranianos, embora tivesse havido um fora-de-jogo que não foi assinalado.

Nota-se que houve uma evolução defensiva especialmente a nível da maturidade em campo e da atenção – já não se vê aqueles disparates que se viu no ano passado com diversos golos sofridos devido a erros individuais. Estão mais jogadores à Porto. Maicon é o patrão da defesa e é quem faz muitas dobras (revela bom posicionamento) e Marcano tem o vigor e a rapidez de reflexos que um bom central deve ter. São diferentes mas a dupla tem funcionado e Indi também tem cumprido. A nível defensivo estou satisfeito com a nossa defesa e principalmente com os laterias Maxi e Layún. O caso do mexicano merece até uma análise profunda que fica para outra altura; não só é bom jogador como é um grande atleta!

Maicon começa a ser a grande referência portista na defesa
Maicon começa a ser a grande referência portista na defesa

O outro ponto chave de uma defesa inserida numa equipa como o Porto é a qualidade que empresta ao jogo ao nível da posse de bola. Os centrais devem ser os jogadores com a bola mais tempo nos pés e são fundamentais para fazer a ponte para o ataque e para diminuir o desgaste físico dos companheiros mais adiantados. Defesas fracos com a bola obrigam a equipa a vir buscar o jogo a terrenos muito recuados ou a um posicionamento menos avançado no terreno. Há logo uma perda de tempo e qualidade demasiado grande para ser ignorada. Uma defesa que não saiba ter a bola compromete todo o jogo ofensivo de uma equipa – já não estamos no tempo do central que chuta para onde está virado.

E talvez esta evolução na confiança com a bola seja o maior mérito de Lopetegui na defesa! Não há milagres: ainda ninguém quebra o jogo ao estilo de Beckenbauer – grande parte da relação que um jogador tem com a bola (o passe, a recepção, a visão de jogo, o “timing”) já nasce com ele e vai-se aprimorando com o tempo, mas sem dúvida que houve evolução no Porto nesse sentido. A vinda de Casillas, que joga bem com os pés, obrigou os jogadores a tratarem melhor a bola mas também lhes deu mais confiança para a circulação defensiva.

Há sinais que mostram evolução e a defesa é um deles. Acredito mesmo que esta evolução se vá traduzir a médio prazo no campeonato e em mais uma boa campanha na Liga milionária.

 

Fotos: FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecida a lesão de Kika Nazareth, que vai falhar duelo com o Benfica

Kika Nazareth sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo. Jogadora vai estar fora dos relvados cerca de três semanas.

Lionel Messi quer avançado da Bundesliga no Inter Miami

Timo Werner, avançado do RB Leipzig, está sem protagonismo na equipa e considera mudança para a MLS, a pedido do craque argentino.

Tempestade de críticas no Barcelona: Ronald Araújo pede tempo para se focar na saúde mental

Ronald Araújo pediu um tempo ao Barcelona para se focar na saúde mental. Defesa-central tem sido alvo de muitas críticas.

Gianluca Prestianni toma decisão em relação ao seu futuro no Benfica

Gianluca Prestianni quer ficar no Benfica até ao final da temporada, fechando a porta a uma saída no mercado de inverno.

PUB

Mais Artigos Populares

Paul Scholes aborda 3 alvos do Manchester United e diz: «Continuo a achar que nenhum deles é um médio ao estilo do Manchester United»

Paul Scholes, lenda do Manchester United, deu a sua opinião sobre Carlos Baleba, Adam Wharton e Elliot Anderson.

Alverca pondera pagar 3 milhões de euros para ter ponta de lança

O Alverca pode avançar para a contratação de Marezi a título definitivo. O avançado está cedido pelo Almería, equipa da La Liga 2.

Presidente do Flamengo quer continuidade de Filipe Luís e recorda: «Superámos Jorge Jesus»

Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo, pretende que Filipe Luís continue por «muito tempo» no clube. Jorge Jesus foi mencionado.