FC Famalicão 2-4 FC Porto: A luta é até ao final

A CRÓNICA: FC PORTO ARRANCA VITÓRIA EM FAMALICÃO EM JOGO ATRIBULADO

Sábado à noite e o sítio para estar era Famalicão, tudo o resto era secundário. Apesar da covid-19 ter ameaçado retirar alguns jogadores ao FC Famalicão, os comandados de João Pedro Sousa recebiam o FC Porto praticamente na máxima força.

FC Porto que queria continuar a adiar o título ao SL Benfica, numa altura em que uma derrota dava matematicamente o campeonato às águias e o empate o título virtual. Para famalicenses, sem poder alcançar a europa, apenas sobrava o desejo de vingar a derrota na meia-final da Taça de Portugal.

Os dragões entraram com tudo no jogo e Eustáquio ficou muito perto de marcar logo aos dois minutos, sendo travado por Luiz Júnior. Poucos minutos depois, é assinalada grande penalidade e Taremi marca, à segunda, depois de falhar a primeira e ser obrigado a repetir por invasão da área. O conjunto de Sérgio Conceição adiantava-se assim no marcador. O iraniano voltaria a fazer o gosto ao pé aos dez minutos, onde só teve de esperar que o guarda-redes adversário caísse e finalizou com classe.

Foi uma entrada praticamente a perder da equipa da casa, de quem se esperava mais. Depois dos golos, já se notava algum tipo de reação, com a equipa a adotar uma postura mais agressiva no jogo. Com isso, o jogo tornou-se mais físico, com pouco rasgo. Galeno tentou mudar essa tendência, aos 25 minutos, depois de passar por três adversários e cortar para dentro, ficou a uma fração de segundo do golo, mas o seu remate foi travado por Rúben Lima, que apareceu na hora certa.

Os famalicenses nunca se renderam e aos 34 minutos reduziram o marcador, numa jogada de insistência, que terminou com cruzamento certeiro de Ivo Rodrigues para a cabeça de Iván Jaime, que voltou a marcar aos dragões. E como os golos têm o condor de galvanizar, o FC Famalicão continuou a insistir e dez minutos depois conquistou uma grande penalidade, que Santiago Colombatto converteu para colocar a partida empatada ao intervalo.

A entrada para a segunda parte não trouxe um FC Porto tão forte como se esperaria, com os azuis e brancos a oscilar no que diz respeito ao seu rendimento, num jogo mais lateralizado, à procura de criar desequilíbrios. Ainda assim, marcavam presença no último terço adversário com regularidade e foi com essa persistência que conseguiram conquistar mais uma grande penalidade, concretizada novamente por Taremi, que fez assim o hat-trick na partida.

Perto do derradeiro quarto de hora, novo penálti para os azuis e brancos que voltou a ter o mesmo desfecho dos outros dois: Mehdi Taremi a desviar a bola de Luiz Júnior, bola no fundo das redes e golo do FC Porto. O avançado iraniano chegava assim ao póquer de golos nesta partida! 

O jogo perdeu emoção e incerteza, com a equipa da casa a acusar esses dois golos sofridos. Com pouco menos de dez minutos para jogar, o FC Famalicão subia no terreno, mas com pouca convicção e os dragões ameaçavam em transições avolumar o marcador. Ele não mexeu mais e o FC Porto levou a vitória por 2-4 para casa e com a certeza que vai ver o dérbi de amanhã com esperança de ainda alcançar o primeiro lugar.

A FIGURA

Famalicao x FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mehdi Taremi – É difícil ir contra um homem que faz um póquer. Pode-se criticar a forma, mas o engenho na cobrança é também um atributo importante e o jogador iraniano, com a exceção da primeira grande penalidade, teve a mestria necessária para estar à altura. Para além disso, faz um golo repleto de inteligência e demonstrou mais uma vez ser um jogador que joga em prol do coletivo. Ao fim deste sábado, é o novo melhor marcador da Primeira Liga.

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Erros defensivos famalicenses – A equipa da casa fez um grande jogo do ponto de vista competitivo, no entanto com tantos erros defensivos é praticamente suicídio contra a equipa do FC Porto. O FC Famalicão somou erros que deram em grandes penalidades e que ajudaram a justificar o resultado. Foi claramente o ponto negativo no jogo de hoje.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Famalicão

Bola na Rede: A equipa passou hoje por algumas complicações no plano defensivo, sobretudo nos primeiros 20 ou 25 minutos, vendo o jogo desde o banco e sabendo que não é possível parar, o que e que lhe passou pela cabeça a nível de alterações e retificar essas situações?

João Pedro Sousa: Como disse, tomando a opção do nosso posicionamento defensivo e a nossa primeira linha de pressão ser tão subida, sabíamos que podiam acontecer esse tipo de situações. Como queremos a bola e jogar no meio-campo ofensivo, logo no primeiro lance do jogo temos uma ação dessas em que jogamos entrelinhas, com dois ou três jogadores entrelinhas. Ou tomámos essa opção e arriscámos porque achámos que é o caminho que nos pode levar à vitória ou fechávamos as linhas, esperávamos um bocadinho e tentávamos esperar por uma ou outra situação, mas não sabemos jogar assim. Na segunda parte quando pressionávamos com os dois médios, o médio contrário à bola tinha que fazer ligeiramente a cobertura ao médio que estava a pressionar e principalmente do lado do Penetra tinha que controlar o espaço do Galeno, não partir duma zona adiantada.

FC Porto

Não foi possível colocar questões ao técnico do FC Porto, Sérgio Conceição.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atalanta entra na corrida por alvo do Sporting

Georgios Vagiannidis é o alvo do Sporting para o lado direito da defesa. Atalanta entra na corrida pelo lateral.

Presidente do Cádiz revela que rejeitou Samu: «Trouxémos Maxi Gómez em vez de Samu»

O presidente do Cádiz, Manuel Vizcaíno, confirmou que teve a possibilidade de contratar Samu, mas acabou por escolher outro jogador.

Vagiannidis comenta interesse do Sporting: «Sinal de que estou a fazer alguma coisa bem»

Georgios Vagiannidis é o alvo do Sporting para o lado direito da defesa. Internacional grego comenta o interesse dos leões.

Diogo Costa fala do regresso do FC Porto aos trabalhos e elogia Francesco Farioli: «Treinador muito dinâmico e com uma boa energia»

Diogo Costa foi o porta-voz do FC Porto no primeiro dia de trabalho dos dragões para a época 2025/26. O guarda-redes elogiou Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast À Prova de Bola #11 – O futuro do FC Porto com Francesco Farioli

O À Prova de Bola desta semana é sobre o FC Porto e o futuro dos dragões com Francesco Farioli. Olhamos também para Viktor Gyokeres e Álvaro Carreras.

Benfica já autorizou Orkun Kokçu para viajar para a Turquia e assinar pelo Besiktas

Orkun Kokçu está a poucas horas de assinar pelo Besiktas. O médio internacional turco vai deixar o Benfica e viajar para a Turquia.

Más notícias para o Sporting: Quenda e Debast falham Supertaça de Portugal

O Sporting vai enfrentar o Benfica na Supertaça de Portugal. Zeno Debast e Geovany Quenda falham jogo por castigo.