FC Porto 0-2 Juventus FC: Lei do mais forte

- Advertisement -

Se, até então, o Porto já sentia dificuldades para ter bola ou para sair no contra-ataque, a partir desse momento tornou-se missão impossível. Foi uma longa hora de futebol rendilhado da Juventus, que tomara conta do meio campo e cercara a área portista, procurando incessantemente tomar a baliza de assalto. Esta pressão apenas foi interrompida aos 47 minutos, num cabeceamento de Herrera, ao lado, na única oportunidade digna desse nome do Porto em todo o jogo.

Poderia enumerar todas as oportunidades para o lado italiano e respetivos minutos mas não vou sujeitar os leitores a esse massacre. Limito-me a dizer que a chave do jogo esteve no lado esquerdo da defesa do FC Porto e no lado direito da equipa da Juventus. Ora vejamos, na Juve saíram Cuadrado e Lichtsteiner, para as entradas de Pjaca (autor do primeiro golo) e Dani Alves (autor do segundo). No FC Porto, Alex Telles foi expulso e Layún (substituiu André Silva) entrou para ocupar a posição, sendo deste a “assistência” para o primeiro golo. Após o golo, Nuno troca Brahimi por Diogo Jota, que deixa Dani Alves solto nas suas costas, antes de este finalizar a jogada do segundo golo.

Foram dois minutos (72 e 74) fatais para a equipa portuguesa que, embora sem qualidade de jogo, foi heróica quando teve que defender e soube, na maioria do tempo, condicionar o fortíssimo jogo interior italiano, atirando o jogo para as alas, onde, apesar de toda a qualidade, esta equipa da Juventus não é tão forte. Por isso, mereceu tantos aplausos do Dragão durante e no final da partida.

Foi um jogo ingrato porque não nos permite avaliar o que o Porto poderia ter feito se o disputasse no seu todo em igualdade numérica mas, diga-se, em nome da honestidade intelectual, que mesmo com onze jogadores em campo o FC Porto já vivia sérias dificuldades na partida.

A eliminatória fica, assim, praticamente decidida e resta aos comandados de Nuno colocarem todas as suas energias no objetivo primordial da época: a conquista do 28º título de campeão nacional. Domingo há derby frente ao Boavista e cabe à equipa técnica assegurar que esta partida não deixa mazelas físicas e psicológicas nos jogadores.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Rui Borges e a vitória do Sporting: «Vai ser cada vez mais difícil ganhar, as equipas jogam bem e querem os pontos»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting contra o Famalicão

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 em casa. Eis os 5 destaques do jogo da 22º jornada.

Os 82 são os novos 90+ e Sporting voltou a ter de esperar pelos últimos minutos para vencer o Famalicão e não deixar o...

O Sporting venceu o Famalicão em Alvalade. Triunfo pela margem mínima alcançado já para lá dos 80 minutos.

Daniel Bragança vai à área num canto e faz o 1-0 para o Sporting já para lá dos 80 minutos

O Sporting recebe o Famalicão em Alvalade. Primeiro golo surgiu já depois dos 80 minutos por Daniel Bragança.