FC Porto 2-0 CD Feirense: líder sob a batuta de Óliver

Com o cenário perfeito pela frente, o FC Porto procurava aproveitar o deslize dos rivais da Luz e igualar pontualmente o SC Braga, líder à condição, que também escorregou nesta jornada. Os dragões procuravam prolongar o bom momento alcançado na Rússia, enquanto os fogaceiros, depois da vitória na Taça de Portugal, procuravam pelo menos o ponto.

Os primeiros minutos deixaram ver um FC Porto perfeitamente à vontade em casa; dominador, pressionante e muito rápido na variação do centro de jogo. Foi sem surpresas que aos oito minutos as redes dos visitantes balançaram pela primeira vez; depois de uma bola recusada num canto, Danilo recebeu e atirou certeiro para o golo. No entanto, o lance foi corretamente anulado um minuto depois por fora de jogo do internacional português.

Os 20 minutos iniciais foram marcados pelas recuperações de posse de Danilo e pela construção característica e vincada de Óliver Torres. Os médios português e espanhol dos azuis e brancos encheram o meio campo e o olho dos adeptos. Aos 22 minutos Felipe chega ao golo. Num lance de bola parada bem estudado e melhor aplicado, o central brasileiro saltou quase sem oposição e de cabeça atirou a contar. Apesar da sinalética de fora de jogo do árbitro auxiliar, três minutos depois, e após consulta do VAR, Rui Oliveira validou o golo dos dragões.

À passagem da meia hora, e pelos pés de Edson Farias, o CD Feirense esteve perto do golo. O médio brasileiro recuperou a posse e ainda fora da área rematou para defesa espetacular de Iker Casillas. Quatro minutos depois, Edinho voltou a testar a coordenação da defesa portista ao atirar ao lado, depois de aguentar a pressão adversária.

Aos 42 minutos, Danilo utilizou o passe longo para chamar Corona ao jogo. O mexicano trabalhou muito bem sobre Vitor Bruno, tirando-o do lance, e serviu Tiquinho Soares, que falhou a emenda de cabeça. Nas suas costas, oportuno, Brahimi disparou de primeira, à barra. Ainda antes do apito para o intervalo, Tiquinho isolou Marega, mas o maliano permitiu uma bela intervenção de Caio Secco, que evitou um mal maior para o seu conjunto.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

A entrada na segunda parte voltou a confirmar um FC Porto inconformado com a vantagem obtida até então. Aos 54 minutos de jogo, Corona solicita Tiquinho Soares na área e o brasileiro até marcou, mas o lance foi bem anulado por fora de jogo. Aos 60 minutos, novo lance duvidoso; na sequência de um canto curto, Sturgeon emenda de calcanhar o cruzamento e fez um belo golo, embora anulado por fora de jogo pelo árbitro auxiliar e confirmado pelo VAR.

À procura de segurar mais o meio campo e sair com certeza para o ataque, sem descompensar em demasia o setor mais recuado, Herrera foi chamado a jogo e foi já com o mexicano em campo que Tiquinho falhou escandalosamente o 2-0 aos 68’. Brahimi mastigou o lance na direita e combinou por duas vezes com o brasileiro, deixando-o na cara de Caio Secco; na definição, atirou a rasar o poste direito.

O jogo adormeceu e o CD Feirense foi conseguindo mais aproximações à área adversária, no entanto sem conseguir assustar os da casa. Foi já aos 80’ que os campeões nacionais sacudiram a monotonia e voltaram a pôr ordem no jogo. Óliver recuperou a posse ainda no meio campo fogaceiro, conduziu o lance pela direita e entregou a Brahimi. O argelino tocou de calcanhar para Tiquinho e o brasileiro serviu Marega para o golo. À primeira Caio ainda defendeu, mas nada conseguiu fazer para parar a recarga.

O perigo voltou à baliza do CD Feirense cinco minutos depois; Tiquinho cruzou atrasado para a emenda de calcanhar de Brahimi. Desta vez, e de forma espetacular, Caio negou o golo. No primeiro minuto de compensação, Herrera desmarcou o recém-entrado Adrian López que rematou ao lado. Antes do final da partida, aos 90’+4’, destaque ainda para a intervenção dupla de Casillas; João Silva viu o guardião espanhol negar-lhe o golo por duas vezes no mesmo lance.

Onzes iniciais:

FC Porto: Casillas; Alex Telles, Militão, Felipe e Maxi; Danilo, Óliver Torres, Brahimi (Adrian López, 86’) e Corona (Herrera, 63’); Tiquinho Soares e Marega (André Pereira, 81’).

CD Feirense: Caio Secco; Vitor Bruno, Bruno Nascimento, Briseño e Tiago Mesquita; Luis Machado, Alphonse (João Tavares, 80’), Tiago Silva e Edson Farias (Brian Gómez, 88’); Edinho e Fábio Sturgeon (João Silva, 80’).

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.