FC Porto 2–0 CF Belenenses: Dragões levam a melhor no Clássico Azul

fc porto cabeçalho

Menos de 72 horas depois da vitória europeia frente ao Leipzig, facto que desagradou a Sérgio Conceição, o FC Porto recebeu e venceu o CF Belenenses por 2-0. Os dragões apresentaram três alterações face ao último encontro, com o suspenso Danilo, o lesionado Marega e o poupado Corona a darem lugar a Reyes, André André e Hernâni, respetivamente, obrigando Sérgio Conceição a alterar o sistema tático para um 4x3x3 já bem conhecido pelos adeptos portistas.

O encontro foi marcado por um grande equilíbrio com indecisão no resultado até ao fim da partida, mas a turma de Sérgio Conceição viria a vencer o “duelo de amigos” sobre Domingos Paciência com os dois golos a serem marcados ao cair do pano do primeiro e segundo tempo.

O jogo no Dragão inicia-se com o FC Porto a entrar forte como já tem vindo a ser característico da equipa de Sérgio Conceição, com os dragões a instalarem-se desde cedo no meio campo ofensivo do Belenenses.

Herrera e Hernâni foram os primeiros a criar perigo para a baliza adversária com o mexicano a cabecear ligeiramente por cima da baliza e pouco depois o extremo português a rematar fora da área para a defesa incompleta de Muriel.

A equipa do Belenenses liderada pelo “amigo” Domingos Paciência de volta a casa, aprsentou uma estratégia bem montada e a fechou-se muito bem limitando e muito as iniciativas de ataque dos dragões. O FC Porto a apresentar mais dificuldades do que o habitual para furar a defesa adversária, apesar do domínio visível dos azuis e brancos.

Em cima do minuto 25, Hernâni protagoniza um dos lances de maior perigo do primeiro tempo. O extremo ultrapassa Nuno Tomás e permite nova defesa de Muriel. Hernâni a mostrar-se em bom plano nesta primeira parte e a querer aproveitar da melhor forma a titularidade.

O FC Porto criava oportunidades constantemente mas nunca as conseguia materializar em lances de real perigo e tanto Brahimi como André André perto da meia hora de jogo desperdiçaram uma vez mais oportunidades claras de golo.

O momento alto da primeira parte viria a ter lugar ao minuto 42. Alex Telles com uma “bomba” do meio da rua obriga Muriel a defesa apertada e a ceder o pontapé de canto. O mesmo Telles, na cobrança do canto, encontra Herrera ao segundo poste e o mexicano a rematar de pé esquerdo para o fundo da baliza inaugurando o marcador no Dragão. Segundo golo consecutivo de Herrera a marcar ambos os golos na sequência de pontapés de canto.

Herrera inaugurou o marcador no Dragão Fonte: FC Porto
Herrera inaugurou o marcador no Dragão
Fonte: FC Porto

O Belenenses que ainda ameaçou na compensação do intervalo na sequência de um lançamento lateral, com o ex-benfiquista Yebda a rematar de forma acrobática para defesa fácil de José Sá.
O primeiro tempo a chegar ao fim e o FC Porto vencia pela margem mínima com Herrera a marcar na melhor altura em cima do intervalo. Um jogo até então complicado com o FC Porto a não conseguir concretizar da melhor forma as inúmeras oportunidades criadas.

A segunda parte iniciou-se e os primeiros quinze minutos foram marcados por um ritmo calmo com o FC Porto a tentar construir e a controlar nos momentos chaves do jogo enquanto que o Belenenses foi crescendo pouco a pouco na partida.
O jogo desenrolava-se e cada vez mais se adivinhava perigoso para os dragões com os homens de Domingos sempre à espreita do contra ataque beneficiando da falta de eficácia dos dragões.

A defesa do FC Porto mostrava algumas fragilidades e por pouco podiam ver o Belenenses a empatar o encontro pelos pés de Maurides, mas o avançado brasileiro a rematar muito mal no coração da área.
Setenta minutos de jogo sem oportunidades flagrantes de parte a parte num jogo bem disputado marcado pelo equilíbrio. O plantel do Restelo esteve durante toda a segunda parte atrevido e sempre na disputa do jogo com o FC Porto a entrar adormecido e devagar na segunda parte.

Sérgio Conceição visivelmente insatisfeito com o pobre desempenho do plantel neste segundo tempo promoveu uma dupla substituição com Sérgio Oliveira e Galeno a entrar para o lugar de Brahimi e André André. O recém-entrado Sérgio Oliveira a criar logo na primeira vez que toca na bola grande perigo para a baliza adversária. Por duas vezes seguidas, Muriel a negar o golo de Sérgio Oliveira depois de um passe fantástico de Aboubakar.

Corona e Sérgio Oliveira a entrarem muito bem no jogo e a agitaram a equipa portista nos dez minutos finais do encontro. Galeno, que também entrou na partida, tentou dar “o ar da sua graça” e ameaçou ampliar a vantagem com um remate fora da área a cinco minutos do fim mas Muriel a defender uma vez mais.

Em cima do minuto 90 as redes do Belenenses abanavam uma vez mais. Herrera a cavalgar muitos metros com a bola no pé e desta vez a assistir Aboubakar que finaliza com grande classe a “picar” a bola sobre Muriel. Estava resolvido o jogo no Dragão.

O jogo terminava pouco depois do golo do camaronês, numa partida marcada por um Belenenses obstinado e atrevido que nunca permitiu aos dragões adormecer no encontro. Dez vitórias no campeonato colocam uma vez o FC Porto como líder isolado colocando pressão sobre os rivais.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: jogador acelera para recuperar e participar na Champions League

Rui Silva falhou a última partida do Sporting frente ao Famalicão e está em dúvida para o encontro contra o Kairat Almaty.

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.