📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 2–0 CF Belenenses: Dragões levam a melhor no Clássico Azul

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Menos de 72 horas depois da vitória europeia frente ao Leipzig, facto que desagradou a Sérgio Conceição, o FC Porto recebeu e venceu o CF Belenenses por 2-0. Os dragões apresentaram três alterações face ao último encontro, com o suspenso Danilo, o lesionado Marega e o poupado Corona a darem lugar a Reyes, André André e Hernâni, respetivamente, obrigando Sérgio Conceição a alterar o sistema tático para um 4x3x3 já bem conhecido pelos adeptos portistas.

O encontro foi marcado por um grande equilíbrio com indecisão no resultado até ao fim da partida, mas a turma de Sérgio Conceição viria a vencer o “duelo de amigos” sobre Domingos Paciência com os dois golos a serem marcados ao cair do pano do primeiro e segundo tempo.

O jogo no Dragão inicia-se com o FC Porto a entrar forte como já tem vindo a ser característico da equipa de Sérgio Conceição, com os dragões a instalarem-se desde cedo no meio campo ofensivo do Belenenses.

Herrera e Hernâni foram os primeiros a criar perigo para a baliza adversária com o mexicano a cabecear ligeiramente por cima da baliza e pouco depois o extremo português a rematar fora da área para a defesa incompleta de Muriel.

A equipa do Belenenses liderada pelo “amigo” Domingos Paciência de volta a casa, aprsentou uma estratégia bem montada e a fechou-se muito bem limitando e muito as iniciativas de ataque dos dragões. O FC Porto a apresentar mais dificuldades do que o habitual para furar a defesa adversária, apesar do domínio visível dos azuis e brancos.

Em cima do minuto 25, Hernâni protagoniza um dos lances de maior perigo do primeiro tempo. O extremo ultrapassa Nuno Tomás e permite nova defesa de Muriel. Hernâni a mostrar-se em bom plano nesta primeira parte e a querer aproveitar da melhor forma a titularidade.

O FC Porto criava oportunidades constantemente mas nunca as conseguia materializar em lances de real perigo e tanto Brahimi como André André perto da meia hora de jogo desperdiçaram uma vez mais oportunidades claras de golo.

O momento alto da primeira parte viria a ter lugar ao minuto 42. Alex Telles com uma “bomba” do meio da rua obriga Muriel a defesa apertada e a ceder o pontapé de canto. O mesmo Telles, na cobrança do canto, encontra Herrera ao segundo poste e o mexicano a rematar de pé esquerdo para o fundo da baliza inaugurando o marcador no Dragão. Segundo golo consecutivo de Herrera a marcar ambos os golos na sequência de pontapés de canto.

Herrera inaugurou o marcador no Dragão Fonte: FC Porto
Herrera inaugurou o marcador no Dragão
Fonte: FC Porto

O Belenenses que ainda ameaçou na compensação do intervalo na sequência de um lançamento lateral, com o ex-benfiquista Yebda a rematar de forma acrobática para defesa fácil de José Sá.
O primeiro tempo a chegar ao fim e o FC Porto vencia pela margem mínima com Herrera a marcar na melhor altura em cima do intervalo. Um jogo até então complicado com o FC Porto a não conseguir concretizar da melhor forma as inúmeras oportunidades criadas.

A segunda parte iniciou-se e os primeiros quinze minutos foram marcados por um ritmo calmo com o FC Porto a tentar construir e a controlar nos momentos chaves do jogo enquanto que o Belenenses foi crescendo pouco a pouco na partida.
O jogo desenrolava-se e cada vez mais se adivinhava perigoso para os dragões com os homens de Domingos sempre à espreita do contra ataque beneficiando da falta de eficácia dos dragões.

A defesa do FC Porto mostrava algumas fragilidades e por pouco podiam ver o Belenenses a empatar o encontro pelos pés de Maurides, mas o avançado brasileiro a rematar muito mal no coração da área.
Setenta minutos de jogo sem oportunidades flagrantes de parte a parte num jogo bem disputado marcado pelo equilíbrio. O plantel do Restelo esteve durante toda a segunda parte atrevido e sempre na disputa do jogo com o FC Porto a entrar adormecido e devagar na segunda parte.

Sérgio Conceição visivelmente insatisfeito com o pobre desempenho do plantel neste segundo tempo promoveu uma dupla substituição com Sérgio Oliveira e Galeno a entrar para o lugar de Brahimi e André André. O recém-entrado Sérgio Oliveira a criar logo na primeira vez que toca na bola grande perigo para a baliza adversária. Por duas vezes seguidas, Muriel a negar o golo de Sérgio Oliveira depois de um passe fantástico de Aboubakar.

Corona e Sérgio Oliveira a entrarem muito bem no jogo e a agitaram a equipa portista nos dez minutos finais do encontro. Galeno, que também entrou na partida, tentou dar “o ar da sua graça” e ameaçou ampliar a vantagem com um remate fora da área a cinco minutos do fim mas Muriel a defender uma vez mais.

Em cima do minuto 90 as redes do Belenenses abanavam uma vez mais. Herrera a cavalgar muitos metros com a bola no pé e desta vez a assistir Aboubakar que finaliza com grande classe a “picar” a bola sobre Muriel. Estava resolvido o jogo no Dragão.

O jogo terminava pouco depois do golo do camaronês, numa partida marcada por um Belenenses obstinado e atrevido que nunca permitiu aos dragões adormecer no encontro. Dez vitórias no campeonato colocam uma vez o FC Porto como líder isolado colocando pressão sobre os rivais.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique conta com grandes notícias: um «reforço» de peso

Jamal Musiala está de regresso aos treinos do Bayern Munique, ao fim de 164 dias. Médio sofreu grave lesão no Mundial de Clubes 2025.

Manchester United de Ruben Amorim está interessado em 3 jogadores do Bournemouth

O Manchester United mostra interesse em Alex Scott, Tyler Adams e Antoine Semenyo, todos do Bournemouth.

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.

Eis os onzes prováveis do Farense x Benfica para a Taça de Portugal

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Farense para os oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.