FC Porto 2-0 Estoril: Eficácia de um FC Porto irreconhecível

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

E à terceira jornada… Herrera no banco e Indi a lateral esquerdo. Enquanto o primeiro parece ser fruto natural da exigência por uma maior criatividade no meio-campo portista, a adaptação do central Indi a lateral esquerdo (papel que, apesar de tudo, não é novidade para o holandês) e a não convocação de Cissokho podem ser assumidas por muitos como um recado para a SAD azul e branca de que é necessária mais uma solução para o lado esquerdo da defesa. A grande surpresa, porém, acabou mesmo por ser a inclusão de Brahimi no centro do terreno, à frente de Imbula e Danilo.

À entrada para este encontro, o Estoril possuía cinco baixas: Bruno Miguel, Alex Kakuba, Diogo Amado, Mattheus Oliveira e Frédéric Mendy. A equipa anfitriã, pelo contrário, apresentou-se em campo na máxima força. Depois de no ano transato a equipa de Lopetegui ter vencido por 5-0, tudo parecia correr bem ao FC Porto para que um resultado semelhante voltasse a aparecer.

E cedo se começou a desenhar mais uma vitória. Decorria o sétimo minuto da partida quando Maxi aproveitou o distanciamento entre as linhas do Estoril e colocou em Brahimi, que apareceu solto frente à linha defensiva estorilista. O mago do Maghreb, a calcorrear terrenos mais centrais, passou facilmente pelo opositor direto, ganhou a linha de fundo e cruzou atrasado para Aboubakar inaugurar o marcador. Estava feito o primeiro golo da partida.

O Estoril não acusou o golo sofrido e começou a ameaçar, timidamente, a baliza de Iker Casillas. Uma, duas, três oportunidades, e, finalmente, aos 23 minutos de jogo, após a marcação de um pontapé de canto, Diego Carlos surge no coração da grande área e atira ao lado da baliza. A equipa estorilista continuou a carregar sobre a baliza anfitriã e, aos 32 minutos, Bonatini voltou a ameaçar o golo do empate, obrigando o guardião espanhol a aplicar-se.

Apesar do golo conseguido por zonas mais interiores do terreno, aos 39 minutos Lopetegui desfez-se da surpresa, fazendo entrar André André para o lugar de Varela e voltando a reposicionar Brahimi em terrenos mais exteriores. O jogo, contudo, acabou por ir para intervalo sem que se visse algo mais das duas equipas e com o FC Porto a vencer por 1-0 no único remate que fez à baliza, na primeira parte.

Na segunda parte, continuou a ser o Estoril a criar as melhores oportunidades de golo. Aos 52 minutos da partida, mais uma oportunidade para a equipa orientada por Fabiano Soares. Bonatini, já dentro de área, obriga a defensiva portista a criar um muro de jogadores para parar o remate e, na recarga, Bruno César obriga Casillas a boa defesa. O FC Porto não se conseguia impor na partida e a equipa estorilista dominava os acontecimentos.

Maicon voltou a fazer o gosto ao pé… de livre Fonte: Facebook do FC Porto
Maicon voltou a fazer o gosto ao pé… de livre
Fonte: Facebook do FC Porto

Ninguém parecia satisfeito no Estádio do Dragão, nem mesmo o treinador espanhol Julen Lopetegui. Mas o FC Porto foi conseguindo finalmente soltar-se da pressão e subir no terreno com alguma qualidade. E aos 62 minutos da partida, num livre quase frontal à baliza de Kieszek, Maicon fez o segundo golo da partida contra a corrente do jogo e… no segundo remate do FC Porto à baliza da armada estorilista.

O ritmo de jogo acalmou bastante e ambas as equipas começaram a jogar mais no centro do terreno sem grande capacidade de fazer a bola chegar às duas balizas. Já perto do final da partida, uma lesão de Anderson Luís obrigou a uma paragem no jogo, que arrefeceu, e de que maneira, as hostes estorilistas. O FC Porto aproveitou, tal como Osvaldo, que já tinha entrado para o lugar de Aboubakar e foi carregando a área adversária sem grande sucesso. Com um golo de Aboubakar e Maicon, o FC Porto selou a 12ª vitória seguida em casa e atingiu os 1115 minutos sem sofrer golos no Estádio do Dragão, para a liga, fixando um novo recorde.

 

A Figura:

Estoril – A equipa orientada por Fabiano Soares demonstra-se atrevida e bastante arrojada. Neste jogo, a armada estorilista não teve medo de encarar o FC Porto olhos nos olhos e criou diversas oportunidades de empatar a partida. Não o conseguiu por alguma falta de clarividência e eficácia defensiva do adversário mas deixou uma boa réplica no relvado do Estádio do Dragão.

 

O Fora-de-jogo:

FC Porto – O desnorte da equipa portista em vários momentos do jogo foi bastante notório. Apesar de bem condicionada pela equipa estorilista, a formação portista nunca demonstrou aquela “arrogância” perentória que deve sempre acompanhar uma equipa “grande”. Pouca clarividência no ataque e imensos passes falhados.

Foto de capa: Facebook do FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica já tomou decisão final quanto ao interesse em Lorenzo Lucca

O Benfica abandonou a mesa de negociações e desistiu de Lorenzo Lucca. Águias vão procurar outro ponta de lança no mercado.

Rafael Obrador aceita rumar ao Torino e há desenvolvimentos na possibilidade do lateral deixar o Benfica já em janeiro

Rafael Obrador tem a porta da saída do Benfica aberta. Há negociações com o Torino para uma transferência invernal.

Eis as novidades sobre os 3 interessados em Itália na contratação de Bernardo Silva a custo zero

Continuam a surgir interessados na contratação de Bernardo Silva. De Itália, chegam três clubes de olho no internacional português.

Há mais um jogador de saída do Benfica já em janeiro

Henrique Araújo prepara-se para deixar o Benfica. Avançado pode perder ainda mais espaço nas contas de José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Timo Werner deixa RB Leipzig em definitivo e já tem definido próximo passo na carreira

Timo Werner vai jogar no San Jose Earthquakes da MLS. Saída do avançado alemão do RB Leipzig antecipada em seis meses.

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.