Uma vitória intraquila | FC Porto 2-1 Braga

Um início de Clássico que deixou a desejar, onde as dificuldades na produção ofensiva foram evidentes do lado portista, muito graças ao Braga que esteve sempre fechado no seu setor defensivo.

Carlos Carvalhal baixou os extremos para dificultar o jogo exterior dos dragões, no entanto, foi pelo meio que surgiu as melhores oportunidades nos primeiros 45 minutos. Pepê por dentro e Nico Gonzalez foram cruciais. O espanhol a lançar no golo anulado e o brasileiro com vários passes na tentativa de desbloquear a defesa bracarense.

No lado dos arsenalistas o jogador fora da caixa foi Roger Fernandes que, por diversos momentos, tentou fazer a diferença fosse a ser lançado na profundidade ou em lances individuais.

No fim da primeira parte e com o crescimento do Braga foram os azuis e brancos que chegaram à vantagem com um penálti concretizado por Galeno. Pepê (genial) a picar sobre a defesa adversária e o “13” do FC Porto a chegar primeiro, sendo carregado nas costas por João Ferreira.

Nota negativa para a atitude das bancadas no dragão. É claro que, neste momento, a equipa comandada por Vítor Bruno não está a praticar um futebol hipermega cativante, mas os adeptos não ajudam com este tipo de atitudes. Galeno e Samu tiveram que intervir e pedir calma.

Contudo, a segunda parte trouxe, inicialmente, energia e golaços. A começar pela pérola, Roger Fernandes que empatou o duelo com um autêntico míssil. Numa altura que os minhotos estavam bem no jogo. O golo sofrido aumentou os índices de competitividade.

A necessidade de procurar a vantagem abriu espaços entre setores nos dragões e o Braga aproveitou. É notória a fraca capacidade do FC Porto explorar ataques rápidos sem se expor defensivamente. A equipa sente-se mais confortável a construir pausadamente e de forma compacta. Dessa forma, os azuis e brancos chegariam à vantagem. Nico na combinação com Pepê e o internacional brasileiro a rematar cruzado para o fundo da baliza de Matheus.

Os dois golos, marcados para ambos os lados, foram efetuados em cinco minutos, 53 e 59.

A partir daí, a postura dos visitados é bastante contestável, à semelhança do aconteceu na quinta-feira, com o Manchester United. Muito recuados e sem formas, criativas, para sair ligados. Não houve coragem para continuar atrás de mais golos. Há maior comodidade em desvantagem ou igualdade do que em vantagem.

Por outro lado, o Braga esteve por cima da partida nos últimos minutos, mas sem êxito. Faltam os substitutos para Banza e Abel Ruiz. Roger foi o “algo a mais” numa equipa que acumula erros defensivos e, nestes contextos, é fatal.

Foram minutos finais com pouco “sumo”. Diogo Costa salvou e os três pontos ficaram no Porto que assim permanece na segunda posição da Liga Portuguesa com menos três pontos que o líder Sporting e mais cinco que o terceiro classificado, Benfica.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto de olho na contratação de jovem guarda-redes brasileiro

O FC Porto quer contratar Phillipe Gabriel. O jovem...

Alvo do Benfica leva nega do treinador para deixar o clube: «Não é a altura certa para sair»

O interesse do Benfica em Anis Hadj Moussa pode esfriar. Robin van Persie, técnico do Feyenoord, fechou a porta da saída ao avançado argelino.

Negócio fechado: Ex-Gil Vicente Samuel Lino deixa o Atlético Madrid e ruma ao Brasil por 22 milhões de euros

Samuel Lino vai ser reforço do Flamengo. O avançado brasileiro de 25 anos vai deixar o Atlético Madrid e assinar pelo clube canarinho.

Lyon confirma contratação de Ruben Kluivert ao Casa Pia

Ruben Kluivert é reforço do Lyon de Paulo Fonseca. O defesa-central neerlandês de 24 anos deixou o Casa Pia a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes promete congelamento dos preços do Red Pass e novo portal de bilhética

João Noronha Lopes deixou duas promessas em campanha. O candidato à presidência do Benfica garantiu que não haverá aumento do Red Pass, entre 2025 e 2029.

Matheus Cunha elogia Ruben Amorim e admite: «Manchester United sempre foi o clube dos meus sonhos»

Matheus Cunha falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O avançado brasileiro deixou elogios para Ruben Amorim.

O que esperar de Bronny James? | NBA

Por muito que se tente dissociar Bronny James do nome que carrega, essa tarefa será sempre incompleta.