Uma vitória intraquila | FC Porto 2-1 Braga

Um início de Clássico que deixou a desejar, onde as dificuldades na produção ofensiva foram evidentes do lado portista, muito graças ao Braga que esteve sempre fechado no seu setor defensivo.

Carlos Carvalhal baixou os extremos para dificultar o jogo exterior dos dragões, no entanto, foi pelo meio que surgiu as melhores oportunidades nos primeiros 45 minutos. Pepê por dentro e Nico Gonzalez foram cruciais. O espanhol a lançar no golo anulado e o brasileiro com vários passes na tentativa de desbloquear a defesa bracarense.

No lado dos arsenalistas o jogador fora da caixa foi Roger Fernandes que, por diversos momentos, tentou fazer a diferença fosse a ser lançado na profundidade ou em lances individuais.

No fim da primeira parte e com o crescimento do Braga foram os azuis e brancos que chegaram à vantagem com um penálti concretizado por Galeno. Pepê (genial) a picar sobre a defesa adversária e o “13” do FC Porto a chegar primeiro, sendo carregado nas costas por João Ferreira.

Nota negativa para a atitude das bancadas no dragão. É claro que, neste momento, a equipa comandada por Vítor Bruno não está a praticar um futebol hipermega cativante, mas os adeptos não ajudam com este tipo de atitudes. Galeno e Samu tiveram que intervir e pedir calma.

Contudo, a segunda parte trouxe, inicialmente, energia e golaços. A começar pela pérola, Roger Fernandes que empatou o duelo com um autêntico míssil. Numa altura que os minhotos estavam bem no jogo. O golo sofrido aumentou os índices de competitividade.

A necessidade de procurar a vantagem abriu espaços entre setores nos dragões e o Braga aproveitou. É notória a fraca capacidade do FC Porto explorar ataques rápidos sem se expor defensivamente. A equipa sente-se mais confortável a construir pausadamente e de forma compacta. Dessa forma, os azuis e brancos chegariam à vantagem. Nico na combinação com Pepê e o internacional brasileiro a rematar cruzado para o fundo da baliza de Matheus.

Os dois golos, marcados para ambos os lados, foram efetuados em cinco minutos, 53 e 59.

A partir daí, a postura dos visitados é bastante contestável, à semelhança do aconteceu na quinta-feira, com o Manchester United. Muito recuados e sem formas, criativas, para sair ligados. Não houve coragem para continuar atrás de mais golos. Há maior comodidade em desvantagem ou igualdade do que em vantagem.

Por outro lado, o Braga esteve por cima da partida nos últimos minutos, mas sem êxito. Faltam os substitutos para Banza e Abel Ruiz. Roger foi o “algo a mais” numa equipa que acumula erros defensivos e, nestes contextos, é fatal.

Foram minutos finais com pouco “sumo”. Diogo Costa salvou e os três pontos ficaram no Porto que assim permanece na segunda posição da Liga Portuguesa com menos três pontos que o líder Sporting e mais cinco que o terceiro classificado, Benfica.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Figo revela que jogador levaria do Barcelona para o Real Madrid

Luís Figo foi um dos jogadores que trocou o Barcelona pelo Real Madrid, uma transferência que marcou o futebol mundial.

A realidade do Sporting na posição de extremo: as opções de Rui Borges

O Sporting esteve no mercado em busca de um extremo até ao final da janela de transferências, mas não conseguiu fechar nenhum nome.

Nottingham Forest pondera despedir Nuno Espírito Santo e já há um candidato ao lugar do português

O Nottingham Forest está a ponderar seriamente demitir Nuno Espírito Santo. Domenico Tedesco é visto como o grande candidato ao posto.

Luís Filipe Vieira apresenta regulamento eleitoral alternativo para as eleições do Benfica

Luís Filipe Vieira é um dos candidatos à presidência do Benfica e quer um regulamento eleitoral alternativo para as eleições de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Os pormenores da lesão de Luuk de Jong pelo FC Porto

Luuk de Jong saiu lesionado da partida entre o FC Porto e o Lusitânia Lourosa, deixando Francesco Farioli furioso.

Particular dramático para Francesco Farioli: as alternativas do FC Porto aos jogadores lesionados

O FC Porto viu Luuk de Jong e William Gomes saírem lesionados da partida particular frente ao Lusitânia Lourosa

Bernardo Silva rendido a Cristiano Ronaldo: «É um líder e a sua experiência é muito importante para os objetivos»

Bernardo Silva realizou esta segunda-feira a antevisão da partida entre Portugal e a Hungria, relativa à qualificação para o Mundial 2026.