FC Porto 3-2 Estoril Praia: Não foi um passeio na Praia

A CRÓNICA: RESULTADO SEMPRE EM ABERTO COLOCOU INCERTEZA NUM JOGO DE DOMÍNIO APARENTE

Naquele que era o último desafio antes do derradeiro jogo para a Liga dos Campeões contra o Inter de Milão, o FC Porto recebia em sua casa o Estoril Praia com a possibilidade de encurtar distâncias para o líder SL Benfica – mesmo que numa fase inicial apenas de forma provisória – e ficar apenas cinco pontos. Pela frente, uma equipa comandada por Ricardo Soares, que assumiu há relativamente pouco tempo e que queria obter a sua primeira vitória ao leme dos Estorilistas. Duas equipas a precisar de vencer.

Volvidos apenas nove minutos, a pressão de André Franco numa zona adiantada do terreno resultou num canto para azuis e brancos, que aproveitaram esta oportunidade para fazer o primeiro da partida. O ex-Estoril bateu essa bola parada que viu um certeiro Toni Martinez cabecear no primeiro poste para Grujic depois inserir a bola na baliza.

A equipa visitante estava bastante apagada no capítulo ofensivo, mas na primeira ocasião que teve não a desperdiçou. O empate na partida surgiu perto da meia hora, por intermédio de Tiago Gouveia. Numa jogada um pouco confusa, Cassiano serviu o jovem extremo, que na cara do guarda-redes teve a frieza e compostura necessária para igualar a partida.

Não ficaria por muito tempo a igualdade no marcador, uma vez que o Porto reagiu bem e voltou a colocar-se na frente. Depois de Namaso acertar num poste instantes antes, o inglês voltou a criar mossa no adversário, sendo que desta vez o remate foi defendido por Dani Figueira, com a bola a sobrar para André Franco, que não facilitou.

Ao intervalo, o resultado era de 2-1, a recompensar um FC Porto assertivo, a reagir bem ao golo do empate e a controlar o jogo com bola, sempre perto da baliza adversária. Não foi um jogo abundante em oportunidades de golo, mas a equipa de Sérgio Conceição poderia ter pelo menos mais um golo no jogo, apesar do 2-1 assentar bem na partida.

Na segunda parte, a tendência manteve-se, com a equipa da casa por cima do jogo, a gerir o jogo sem grandes sobressaltos. A equipa do Estoril pouca bola conseguia ter e quando a tinha era rapidamente abafada pela sufocante pressão azul e branca.

O FC Porto mantinha o jogo controlado, até algumas circunstâncias inesperadas, como foi o caso da grande penalidade assinalada a favor do Estoril após mão na bola de Pepe. Francisco Geraldes não tremeu da marca de onze metros e voltou a colocar o empate no marcador. Como no caso do primeiro golo, a igualdade não durou muito tempo e os dragões voltariam a adiantar-se no marcador seis minutos depois, também de penálti.  Depois de Taremi – acabado de entrar – ter sofrido uma falta dentro da grande área, foi ele mesmo a assumir o remate da marca dos onze metros, batendo de forma certeira. Porto novamente na frente.

Apesar do marcador revelar alguma incerteza naquilo que era o jogo, o Estoril continuava sem ameaçar muito a baliza, com a exceção de um lance na sequência de um livre perto já dos 90 minutos, em que João Gamboa ficou perto do golo. A vantagem permaneceu da equipa da casa, com o resultado de 3-2, que coloca FC Porto com 57 pontos, a cinco do SL Benfica, que joga no domingo.

A FIGURA

Mehdi Taremi FC Porto CS Marítimo Primeira Liga
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Taremi – Entrou na altura certa e mexeu com o jogo. É claramente um jogador com muita qualidade, que pode confecionar perigo praticamente do nada. Conquistou a grande penalidade, concretizou-a e cumpriu com um jogo muito bem conseguido. Destaque também para Tiago Gouveia, da equipa do Estoril, que foi um agitador de jogo.

O FORA DE JOGO

Mexer – Numa altura sensível da época, todos os detalhes contam. Numa altura que a equipa tinha empatado e precisava de estabilidade, comete erro infantil que dá a grande penalidade e terceiro do Porto. Erro fatal, a juntar a um jogo muito pouco conseguido com bola.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC PORTO

Não houve conferência de imprensa da parte do FC Porto.

GD ESTORIL PRAIA

BnR: Segundo jogo pelo Estoril, primeiro com uma semana de trabalhos. Que balanço faz desta semana e sente que a equipa está mais próxima da sua ideia de jogo?

Ricardo Soares: Temos vindo a trabalhar arduamente, os jogadores têm vindo a fazer um trabalho fantástico, com muito foco, muita determinação. Sabemos que há ainda um longo caminho para percorrer, mas acreditamos que com muito trabalho e dedicação podemos ser felizes, que foi para isso que vim para o Estoril.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC fecha defesa-central que atua na Segunda Liga

O Vitória SC está a fechar a contratação de Thiago Balieiro. Defesa-central atua no Leixões e está a caminho de Guimarães.

José Fonte vai ou não renovar com o Casa Pia? Eis a resposta

José Fonte continua no Casa Pia por mais uma temporada. Defesa-central de 41 anos apresenta-se esta terça-feira.

Igor Jesus deixa Botafogo e ruma à Premier League por 11,6 milhões de euros

O Nottingham Forest garantiu a contratação de Igor Jesus. Avançado brasileiro deixa Botafogo e ruma à Premier League.

Prestianni despede-se de Ángel Di María: «És uma lenda mas acima de tudo uma grande pessoa»

Ángel Di María está de saída do Benfica para jogar no Rosario Central. Gianluca Prestianni despediu-se do avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC confirma saídas de João Mendes e de Mikel Villanueva

João Mendes e Mikel Villanueva não continuam ao serviço do Vitória SC. Os dois jogadores terminaram contrato e não renovaram.

André Villas-Boas: Presidente sem norte ou soluções à vista

As críticas começam a aparecer e já há quem considere Villas-Boas o pior presidente da história do FC Porto

Barcelona vai emprestar avançado ao Estrela Amadora

O Estrela Amadora garantiu a contratação de Alan Godoy por empréstimo do Barcelona. Avançado de 22 anos a caminho.