FC Porto 3-2 Estoril Praia: Não foi um passeio na Praia

- Advertisement -

A CRÓNICA: RESULTADO SEMPRE EM ABERTO COLOCOU INCERTEZA NUM JOGO DE DOMÍNIO APARENTE

Naquele que era o último desafio antes do derradeiro jogo para a Liga dos Campeões contra o Inter de Milão, o FC Porto recebia em sua casa o Estoril Praia com a possibilidade de encurtar distâncias para o líder SL Benfica – mesmo que numa fase inicial apenas de forma provisória – e ficar apenas cinco pontos. Pela frente, uma equipa comandada por Ricardo Soares, que assumiu há relativamente pouco tempo e que queria obter a sua primeira vitória ao leme dos Estorilistas. Duas equipas a precisar de vencer.

Volvidos apenas nove minutos, a pressão de André Franco numa zona adiantada do terreno resultou num canto para azuis e brancos, que aproveitaram esta oportunidade para fazer o primeiro da partida. O ex-Estoril bateu essa bola parada que viu um certeiro Toni Martinez cabecear no primeiro poste para Grujic depois inserir a bola na baliza.

A equipa visitante estava bastante apagada no capítulo ofensivo, mas na primeira ocasião que teve não a desperdiçou. O empate na partida surgiu perto da meia hora, por intermédio de Tiago Gouveia. Numa jogada um pouco confusa, Cassiano serviu o jovem extremo, que na cara do guarda-redes teve a frieza e compostura necessária para igualar a partida.

Não ficaria por muito tempo a igualdade no marcador, uma vez que o Porto reagiu bem e voltou a colocar-se na frente. Depois de Namaso acertar num poste instantes antes, o inglês voltou a criar mossa no adversário, sendo que desta vez o remate foi defendido por Dani Figueira, com a bola a sobrar para André Franco, que não facilitou.

Ao intervalo, o resultado era de 2-1, a recompensar um FC Porto assertivo, a reagir bem ao golo do empate e a controlar o jogo com bola, sempre perto da baliza adversária. Não foi um jogo abundante em oportunidades de golo, mas a equipa de Sérgio Conceição poderia ter pelo menos mais um golo no jogo, apesar do 2-1 assentar bem na partida.

Na segunda parte, a tendência manteve-se, com a equipa da casa por cima do jogo, a gerir o jogo sem grandes sobressaltos. A equipa do Estoril pouca bola conseguia ter e quando a tinha era rapidamente abafada pela sufocante pressão azul e branca.

O FC Porto mantinha o jogo controlado, até algumas circunstâncias inesperadas, como foi o caso da grande penalidade assinalada a favor do Estoril após mão na bola de Pepe. Francisco Geraldes não tremeu da marca de onze metros e voltou a colocar o empate no marcador. Como no caso do primeiro golo, a igualdade não durou muito tempo e os dragões voltariam a adiantar-se no marcador seis minutos depois, também de penálti.  Depois de Taremi – acabado de entrar – ter sofrido uma falta dentro da grande área, foi ele mesmo a assumir o remate da marca dos onze metros, batendo de forma certeira. Porto novamente na frente.

Apesar do marcador revelar alguma incerteza naquilo que era o jogo, o Estoril continuava sem ameaçar muito a baliza, com a exceção de um lance na sequência de um livre perto já dos 90 minutos, em que João Gamboa ficou perto do golo. A vantagem permaneceu da equipa da casa, com o resultado de 3-2, que coloca FC Porto com 57 pontos, a cinco do SL Benfica, que joga no domingo.

A FIGURA

Mehdi Taremi FC Porto CS Marítimo Primeira Liga
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Taremi – Entrou na altura certa e mexeu com o jogo. É claramente um jogador com muita qualidade, que pode confecionar perigo praticamente do nada. Conquistou a grande penalidade, concretizou-a e cumpriu com um jogo muito bem conseguido. Destaque também para Tiago Gouveia, da equipa do Estoril, que foi um agitador de jogo.

O FORA DE JOGO

Mexer – Numa altura sensível da época, todos os detalhes contam. Numa altura que a equipa tinha empatado e precisava de estabilidade, comete erro infantil que dá a grande penalidade e terceiro do Porto. Erro fatal, a juntar a um jogo muito pouco conseguido com bola.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC PORTO

Não houve conferência de imprensa da parte do FC Porto.

GD ESTORIL PRAIA

BnR: Segundo jogo pelo Estoril, primeiro com uma semana de trabalhos. Que balanço faz desta semana e sente que a equipa está mais próxima da sua ideia de jogo?

Ricardo Soares: Temos vindo a trabalhar arduamente, os jogadores têm vindo a fazer um trabalho fantástico, com muito foco, muita determinação. Sabemos que há ainda um longo caminho para percorrer, mas acreditamos que com muito trabalho e dedicação podemos ser felizes, que foi para isso que vim para o Estoril.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva entra no onze titular do Benfica depois de quase dois anos

21 meses depois, Rafa Silva regressou ao onze titular do Benfica na vitória por 2-1 sobre o Alverca, na 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «As distâncias entre as linhas eram muito grande e sofremos um golo muito cedo»

Sotiris Silaidopoulos refletiu sobre a derrota do Rio Ave diante do Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Al Najma anuncia saída de Mário Silva e oficializa Nestor El Maestro como substituto

Mário Silva está de saída do Al Najma, clube que orientou na histórica subida à primeira divisão na última temporada, com a direção já a ter definido o sucessor para o cargo.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa elogia Kylian Mbappé: «Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano Ronaldo e parece que Mbappé está a seguir esse caminho»

O treinador do Real Madrid elogiou o avançado francês: «É um jogador com muito talento. Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano e parece que Mbappé está a seguir esse caminho».

Francisco Conceição agrava lesão e preocupa Juventus

Francisco Conceição, mostrou sinais de estar pronto para entrar na segunda parte do jogo entre Juventus e Lazio, mas acabou por ressentir-se de uma lesão, tornando-se uma dúvida para os próximos jogos da equipa.

Sotiris Silaidopoulos reflete sobre derrota na Pedreira: «É uma nova era para nós e temos de encontrar o caminho para voltar aos triunfos»

Sotiris Silaidopoulos esteve presente na conferência de imprensa após a derrota do Rio Ave por 3-0 frente ao Braga na Primeira Liga.