📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 4-0 CD Aves: Goleada permite ao Dragão manter a pressão

- Advertisement -

O FC Porto recebeu e goleou o CD Aves, por quatro bolas a zero. Previa-se uma noite marcada por homenagens a Casillas, o que se verificou antes e durante o jogo, e os golos foram a cereja no topo do bolo. Corona, Soares, com um bis, e Manafá, marcaram para os azuis e brancos, que se mantêm assim na perseguição ao SL Benfica.

Numa semana atípica para o Dragão, a equipa entrava para esta jornada 32 obrigada a vencer para continuar a sonhar com um deslize do SL Benfica até à derradeira ronda do campeonato e, consequentemente, com o título. Depois do episódio com Casillas a mudança na baliza era certa e foi Vaná o escolhido para ocupar o lugar do espanhol, que continua internado a recuperar do enfarte que sofreu na quarta-feira.

No entanto, não foi apenas essa a alteração promovida por Sérgio Conceição em relação ao empate em Vila do Conde. Manafá assumiu a direita da defesa, com Militão a passar para o centro, ao lado de Felipe, e com Pepe a sair do onze inicial. Já no setor ofensivo, Soares voltou à titularidade, para o lado de Marega, tendo sido Otávio a perder o lugar.

E se da parte do adversário direto do FC Porto as notícias não eram as melhores antes deste pontapé de saída, do lado do Desportivo das Aves o cenário era diferente. O empate do GD Chaves em Santa Maria da Feira permitia à formação de Inácio, em caso de vitória, garantir matematicamente a manutenção na primeira liga. Para isso, e sem Baldé e Falcão nas opções, por castigo, o técnico do CD Aves lançou Rúben Oliveira e Ablaye Faye, este último para fazer a sua estreia a titular na prova.

Ainda antes da bola rolar, o primeiro grande aplauso da noite foi para Iker Casillas, numa homenagem de jogadores e adeptos ao espanhol, que não volta a jogar esta época e pode mesmo ter terminado a carreira. Já depois do início do jogo, um minuto de silêncio cumprido pelos portistas e, depois, a coreografia preparada pelos Super Dragões preencheu o topo sul e deixou todo o estádio a gritar pelo nome do guardião de 37 anos, com o que se passava dentro das quatro linhas a passar, naquele momento, para segundo plano.

Num começo de jogo sem oportunidades claras de golo de parte a parte, foi mesmo o FC Porto a adiantar-se no marcador, ao minuto 18. Depois do cruzamento teleguiado de Alex Telles, Corona cabeceou para o fundo das redes de Beunardeau e fez o primeiro do encontro. Cerca de dez minutos depois, o mexicano voltou a estar em evidência, ao estar envolvido no lance que originou uma grande penalidade a favor dos azuis e brancos.

Depois de Herrera servir Corona na área avense, Jorge Fellipe apareceu para o corte, que concretizou com o braço. Hugo Miguel, alertado pelo VAR, viu as imagens, não teve dúvidas e assinalou o penálti a favor dos dragões. Tiquinho Soares aproximou-se da marca dos 11 metros para bater e, na cara do guarda-redes do CD Aves, não desperdiçou e aumentou a vantagem.

Goleada foi homenagem a Iker Casillas
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Com o FC Porto a dominar o jogo com relativa tranquilidade e a evitar muitas aproximações adversárias à sua área, Corona ia dando mostras de querer concretizar o 3-0 e esteve perto, aos 37 minutos. Depois de tabelar com Soares rematou forte, para canto. Do outro lado era Jorge Fellipe a dar nas vistas, por razões menos positivas e, depois da grande penalidade, viu o amarelo por falta sobre Marega, ao minuto 45. Do livre, não resultou perigo. Já em cima do intervalo Rúben Oliveira ameaçou o 2-1, mas a bola passou ao lado.

Depois do apito para intervalo, a pausa serviu para o Dragão receber os recém Campeões Europeus. A formação sub-19 dos azuis e brancos, liderada por Mário Silva, subiu ao relvado para mostrar a taça conquistada na segunda-feira e foi aplaudida de pé por todos os adeptos, com um momento de reunião junto aos Super Dragões, à semelhança do que é feito pela equipa principal.

O segundo tempo começou com uma ameaça do CD Aves, saída dos pés do seu ponta de lança, Derley. O 33 rematou forte, descaído para a direita, e obrigou Vaná a aplicar-se. Aos 62 Brahimi tentou agitar a partida e “acordar” os cerca de 40 mil adeptos nas bancadas, com um remate em arco, de fora da área, que acabou por sair ligeiramente ao lado da baliza de Beunardeau.

Com Otávio e Óliver a receber instruções para entrar em campo, os dragões conseguiram dois golos de rajada, que afastaram em definitivo qualquer dúvida que ainda pudesse restar sobre o resultado. Primeiro, foi Manafá. Marega recebeu de Corona, descaído para a direita, deixou para trás, a bola ressaltou em Diego Galo e Manafá aproveitou para o 3-0. Depois, seguiu-se Tiquinho Soares, que assinou assim o bis. Marega esteve novamente envolvido no lance, tendo permitido a defesa de Beunardeau, Corona na recarga também falhou, mas Brahimi não desistiu do lance e serviu o brasileiro, que fez o quarto do encontro.

A par da goleada, a noite ficou ainda marcada pelo regresso de Aboubakar à competição. O avançado camaronês entrou aos 79 minutos, para substituir Marega, e voltou assim a jogar, algo que não acontecia desde o final de setembro de 2018. Os três pontos permitem ao FC Porto continuar a pressionar o SL Benfica, mantendo os mesmos dois pontos de atraso no segundo lugar.

Onzes iniciais e substituições:

FC Porto – Vaná, Manafá, Militão, Felipe, Alex Telles (Otávio, 71′), Corona, Herrera (Óliver, 76′), Danilo, Brahimi, Marega (Aboubakar, 79′) e Soares

CD Aves – Beunardeau, Ponck, Diego Galo, Jorge Fellipe (Braga, 45′), Rodrigo, Ablaye Faye (Miguel Tavares, 74′), Rúben Oliveira (Tong Le, 83), Vítor Costa, Fariña, Luquinhas e Derley

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim reage ao empate tardio do Manchester United contra o Tottenham: «um pouco frustrante, mas também há orgulho na resposta dos jogadores ao...

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do empate entre o Manchester United e o Tottenham, para a Premier League.

Nuno Gomes lamenta polémica que envolve Pedro Mantorras e assume: «Estou de consciência tranquila»

Nuno Gomes já votou para as eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Rui Costa responde às acusações de lista de João Noronha Lopes: «Não há confusão nenhuma, aliás nunca houve»

A lista G emitiu uma nota durante este sábado. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Candidato a vice-presidente da MAG da lista de João Noronha Lopes acusa Rui Costa: «Enviou aos presidentes das Casas do Benfica uma mensagem com...

João Marecos, candidato a vice-presidente da MAG da lista de Noronha Lopes, acusou Rui Costa de enviar aos presidentes das casas do Benfica uma mensagem de propaganda eleitoral.

PUB

Mais Artigos Populares

Atualização das 14h00: já votaram 48.325 sócios do Benfica nas eleições da segunda volta

Até às 14h votaram 48.325 sócios do Benfica. A 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Benfica bate o Torreense e segue invicto na liderança da Primeira Liga Feminina

O Benfica levou a melhor sobre o Torreense e segue invicto na Primeira Liga Feminina. Anna Gasper e Chandra Davidson fizeram os golos da vitória.

Manchester United empata frente ao Tottenham em jogo com final épico

O Manchester United foi a Londres empatar a duas bolas com o Tottenham, em jogo da 11.ª jornada da Premier League.