Numa altura em que o mercado de inverno se aproxima, o FC Porto vive um bom momento de forma, seja a nível nacional como europeu. No entanto, num contexto em que há uma grande sobrecarga de jogos, a equipa terá de reforçar algumas posições, umas devido a lesões e outras à fadiga natural dos jogadores.
Assim sendo, elegi cinco jogadores que podem reforçar o plantel azul e branco. Eis a lista.
5.


Renan Lodi – O FC Porto necessita de mais uma opção, que dê garantias, para o lado esquerdo da defesa, e Renan Lodi seria uma boa oportunidade de mercado.
Atualmente sem clube, o internacional brasileiro seria uma excelente contratação para o futebol português. Conta com experiência nos principais campeonatos do mundo, como o inglês e o espanhol, e viria acrescentar qualidade ao plantel azul e branco.
4.


Gorby Baptiste – Numa zona do campo onde existe três homens bem cimentados nas suas posições, como é o caso da Alan Varela, Froholdt e Gabri Veiga, torna-se necessário melhorar as segundas linhas. Nesse sentido, Gorby seria uma excelente aquisição para reforçar o meio-campo.
Apesar de ter apenas 23 anos, demonstra uma maturidade dentro de campo acima da média, o que seria uma mais-valia para Farioli e para o FC Porto. Quer a entrar durante o jogo, ou de início, sempre que fosse necessário dar descanso algum jogador, o francês oferece garantias, podendo desempenhar a funções de primeiro ou segundo médio. A sua qualidade com bola permite que o jogo da sua equipa flua, algo que faz a diferença em equipas que privilegiam o ataque posicional.
Na pressão alta praticada pelos dragões também poderia ter impacto, uma vez que sabe desarmar e intercetar como poucos no campeonato português.
3.


Leonardo Lelo – Atualmente, a posição de lateral-esquerdo é a que mais carece de reforços e, em Portugal, há um nome com qualidade para outros voos. Leonardo Lelo, ex-Casa Pia e atual jogador do Braga, seria uma das contratações a considerar no mercado de janeiro.
Ao serviço dos bracarenses, soma 24 jogos, um golo e sete assistências. Números sólidos para um lateral, que demonstram a preponderância ofensiva e o impacto que poderia ter numa equipa como o FC Porto.
2.
Vitão – O defesa central do Internacional tem sido um dos nomes mais falados nas últimas semanas como possível reforço do Benfica, mas, olhando também para as necessidades do FC Porto, a sua contratação seria uma opção bastante interessante para o plantel portista.
Apesar dos dragões estarem bem apetrechados no setor defensivo, especialmente no eixo central, Vitão viria para somar e seria útil num sistema de rotação. Tendo em conta que nos aproximamos de uma fase da época em que o cansaço começa a ser mais evidente, o brasileiro chegaria para ser uma da peça preponderante.
O seu valor de mercado, segundo o Transfermarkt, é de 10 milhões de euros.
1.


Yassir Zabiri – Jovem talento do Famalicão que está a viver uma época de sonho. Campeão do mundo de sub-20 por Marrocos, soma, na atual temporada, nove jogos e quatro golos ao serviço dos famalicenses, tendo que completou, neste fim de semana, uma sequência de três duelos consecutivos a marcar.
Para além da sua tenra idade e enorme potencial, os dragões necessitam reforçar a linha da frente, tendo em conta que Luuk de Jong está lesionado e irá falhar o resto da época.
No entanto, é fundamental que o FC Porto se antecipe aos grandes colossos europeus. Zabiri tem mercado, e o Famalicão não o deixará sair por uma verba baixa, sendo, muito provavelmente, a maior venda da história do clube.

