FC Porto x FC Barcelona: será que os catalães dominam a Invicta?

Esta quarta-feira há jogo grande na Invicta! O FC Porto, de Sérgio Conceição, recebe o FC Barcelona de João Félix e João Cancelo, comandado pelo histórico Xavi Hernandéz, que festeja o jogo número 100 ao comando dos culés.

E o que dizer deste grande jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões?

 Bem, estou com uma grande expectativa sobre a equipa do FC Porto, que vem ferida pela recente derrota no Estádio da Luz, perante o SL Benfica, por uma bola a zero. No entanto, o chip tem necessariamente de mudar, até porque os objetivos são outros, e o adversário também.

Sem Raphinha, que se lesionou no último confronto do “Barça” na La Liga, a equipa espanhola chega ao Porto com a moral em altas, fruto das recentes exibições muito positivas, com um futebol elegante e atraente, que faz lembrar as equipas de Guardiola, ou brilhava precisamente Xavi!

Muita desta responsabilidade vai partir, claro está, do talento de jogadores com João Félix, que volta a uma casa que bem conhece, como um dos, senão o principal craque desta equipa, que ajudou a potenciar todas as suas capacidades, que fazem com o que o craque luso volte a sorrir com a “redondinha” nos pés.

Com o número 14 nas costas, que já foi de Thierry Henry, Félix vai ser uma das principais ameaças em campo, até pelas suas movimentações, que podem baralhar o esquema dos dragões.

Conseguirá o FC Porto impor o seu jogo, num Estádio do Dragão completamente lotado?

Não será certamente tarefa fácil contrariar a equipa catalã. Sérgio Conceição tem habituado a Europa do futebol a grandes exibições e a vitórias categóricas e sofridas, no entanto, tem pela frente uma equipa bem organizada, com muitos valores individuais de alta qualidade, e que se encontram em grande forma, por isso todos os cuidados vão ser poucos!

Mas será que é possível contrariar a equipa do Barcelona? Pois eu acredito que sim, pelo que conheço deste ADN Porto, é perfeitamente possível que o FC Barcelona não “passe” no teste da Cidade Invicta com distinção. Digo isto pela experiência que esta equipa de Conceição tem acumulado nos últimos anos, mesmo com as sucessivas perdas recentes de jogadores fulcrais como são os casos de Uribe ou Otávio. No entanto, não vai ser “pêra doce”.

O que esperar destes 90 minutos na Invicta?

A meu ver, podemos esperar certamente um grande espetáculo de futebol, com duas equipas muito fortes a quererem disputar os três pontos que estão em causa neste jogo. Do lado do Porto, que pode voltar a contar com Namaso nos convocados, mas que entra em campo com seis baixas, esperamos uma equipa aguerrida, a jogar mais pela certa, tentado explorar as fragilidades e os espaços abertos pelos culés.

Do lado do Barça, espero uma equipa forte no processo de criação de jogo e circulação de bola, que vai exigir muito dos médios dos dragões, e claro, espero um ataque muito forte, com Félix e Lewandowski como as principais ameaças, servidos também por dois laterais muito ofensivos, o que vai também exigir atenção redobrada aos extremos do Porto.

Desejo muita sorte ao FC Porto para esta partida muito importante na prova milionária, e como bom português que sou, que ganhem os nossos!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Edson Álvarez foi oferecido ao FC Porto neste mercado de verão

Edson Álvarez foi oferecido ao FC Porto neste mercado de transferências, mas o médio mexicano deverá rumar ao Fenerbahçe de José Mourinho.

OKC Thunder: back-to-back’s não se vêem há sete anos e ficam bem no currículo

Tudo encaminhado para os Thunder voltarem a ser a melhor defesa. E, tal como diz o ditado, “defense wins championships”.

Deniz Gul na mira do Besiktas

O Besiktas está a seguir com atenção Deniz Gul. O avançado sueco ainda somou qualquer minuto em jogo oficial pelo FC Porto em 2025/26.

Luís Filipe Vieira: O Demagogo e Falso Messias

Ao longo da entrevista, Luís Filipe Vieira esquivou-se as perguntas, como, por exemplo, qual o projeto que tem para o clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Nottingham Forest fecha contratação de médio da Juventus por 30 milhões de euros

Douglas Luiz está muito próximo de regressar à Premier League pelas portas do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo.

Benfica empresta defesa ao AVS SAD até ao final da temporada

Diogo Spencer foi cedido ao AVS SAD até ao final da temporada, proveniente do Benfica. O lateral direito representou a equipa B das águias em 2024/25.

FC Porto oficializa saída de Andoni Zubizarreta: «Forma conjunta e amigável»

O FC Porto oficializou esta quarta-feira a saída de Andoni Zubizarreta. Dirigente de 63 anos deixa o cargo de diretor desportivo.