Duelo de Xadrez para segurar lugar no pódio | FC Porto x Boavista

FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 33.ª jornada: domingo, 12 de maio de 2024, 20h30.

A ANTEVISÃO: DRAGÕES ENTRAM EM CAMPO NO 4.º LUGAR E PRECISAM DE VENCER PARA PUDEREM IR A BRAGA “JOGAR” COM DOIS RESULTADOS

O FC Porto recebe o Boavista, naquele que é o último jogo em casa, dos portistas, num duelo a contar para a 33.ª jornada da Liga portuguesa.

As duas equipas tiveram sortes diferentes na última ronda. O FC Porto foi a Chaves vencer a equipa local por 0-3 e manteve o terceiro posto, numa luta que promete ser até à última gota, com o Braga por esse lugar no pódio. Já o Boavista não foi além do empate em casa perante o Gil Vicente e ainda não tem a manutenção assegurada, estando dois pontos acima do lugar de play-off.

Os últimos cinco jogos entre as equipas dão conta de um grande e natural favoritismo dos portistas. Os dragões venceram por quatro ocasiões e apenas cederam um empate, em janeiro deste ano, no Estádio do Bessa, num jogo que motivou muitos protestos dos adeptos do FC Porto. Esse empate a uma bola foi o último encontro entre as duas equipas, em partida a contar para a ronda 16 da I Liga.

O FC Porto procura voltar às vitórias em casa para a liga, nos últimos três jogos empatou por duas vezes e perdeu por uma ocasião. A última vitória dos portistas em casa para o campeonato foi a 16 de março perante o Vizela (4-1), há quase dois meses. Os dragões entram em campo na quarta posição, depois da vitória do Sporting de Braga em Guimarães (2-3), no sempre quentinho “Dérbi do Minho”.

Os comandados de Sérgio Conceição estão obrigados a ganhar para puderem ir a Braga, naquele que é um duelo direto na luta pela terceira posição, jogar com dois resultados, onde tudo o que fosse não perder o jogo, garantiria esse lugar no pódio aos dragões, que dá entrada direta na Liga Europa.

A última vez que o FC Porto não terminou nas três primeiras posições do campeonato foi na longínqua temporada de 1975/1976. Existe ainda o fator de que o 4.º classificado tem de jogar as pré-eliminatórias de acesso à Liga Europa, algo que os responsáveis dos dragões não quererão pois teriam de começar a época muito mais cedo, com toda a logística que isso implicaria, numa fase em que o clube atravessa uma transição diretiva.

O Boavista podia ter garantido virtualmente a manutenção no dia de ontem, caso o Portimonense tivesse perdido, o que esteve a acontecer até perto do apito final. Os comandados de Jorge Simão precisam de fazer um ponto em dois jogos para conseguirem finalmente afastar-se do “fantasma” da descida.

Os axadrezados têm mais dois pontos que o Portimonense, que ocupa o lugar de play-off, e têm também vantagem na “goal average”, (-35) para os algarvios e (-22) para os boavisteiros, e dificilmente será recuperável para o clube de Portimão, sendo esse tal ponto, o necessário para garantir a salvação ao clube do Bessa.

Os jogos entre as duas equipas terminaram com vitória por 1-4 para a equipa que jogou na condição de visitado nessas duas partidas, sendo que os critérios do confronto direto não podem ser aplicados entre os dois emblemas.

Perspetiva-se um grande jogo e muito aguerrido, característico daquilo que são os dérbis portuenses. Existem individualidades com muita qualidade dos dois lados e uma tabela classificativa que ainda não está definida, no que toca a estes dois emblemas históricos.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto não perde frente ao Boavista há 22 jogos
  2. A última vez que o Boavista não perdeu no Estádio do Dragão foi em 2020/21, (2-2)
  3. Na 1.ª volta, registou-se um empate (1-1)
  4. O FC Porto não perde há cinco jogos
  5. O FC Porto é a melhor defesa do campeonato com 26 golos sofridos
  6. O FC Porto não ganhou nenhum dos três últimos jogos realizados em casa para a I Liga
  7. O Boavista vem de quatro derrotas consecutivas fora de casa
  8. O Boavista não ganha há sete jogos
  9. Dos 11 últimos jogos, o Boavista venceu apenas um
  10. O árbitro é Artur Soares Dias (AF Porto)

JOGADORES A TER EM CONTA

Pepê
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

PepêCom dois golos e duas assistências nos últimos quatro jogos, tem sido o jogador mais em forma do ataque portista neste final de temporada. O jogador de 27 anos parece ter encontrado o antídoto para a fraca definição no último terço que o caracterizou na primeira parte da temporada. Essa mesma definição era que estava a faltar ao seu futebol vertiginoso e de pura classe. Um Pepê em forma é dos melhores jogadores do campeonato e para quem acompanha o futebol nacional é sempre um regalo ver um jogador deste calibre e com esta qualidade a “desfilar” nos relvados portugueses.

Angel Di María Sebastián Pérez
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Sebastián Pérez O capitão colombiano tem sido a âncora deste Boavista, que tem passado por alguns momentos negativos dentro e fora de campo, no decorrer desta temporada, e tem ajudado a que o emblema histórico da cidade do Porto consiga manter-se ligado naquilo que é a luta de um grande clube (que já vai no seu terceiro treinador em 2023/24) pela manutenção.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataide, Zé Pedro, Wendell, Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Galeno, Pepê e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Vamos tentar ganhar o jogo contra o Boavista, uma equipa que está numa zona difícil e que vai fazer deste jogo uma final, e nós temos de pensar e agir da mesma forma porque queremos manter este 3.º lugar. Para isso, é preciso ganhar».

Boavista: João Gonçalves, Filipe Ferreira, Vincent Sasso, Chidozie Awaziem, Pedro Malheiro, Sebastián Pérez, Miguel Reisinho, Salvador Agra, Gaius Makouta, Bruno Lourenço e Martim Tavares.

Treinador: Jorge Simão

«Espero um jogo intenso, nenhuma equipa tem ainda os seus objetivos alcançados. É uma oportunidade para irmos à luta e conquistar pontos que tão importantes são para nós».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 Boavista

Subscreve!

Artigos Populares

Desta vez não houve um St. Juste para travar Gabriel Martinelli e o Arsenal arranca a Champions League com vitória sobre o Athletic

O Arsenal estreou-se na Champions League com uma vitória em Bilbao. Gunners alinharam com Viktor Gyokeres no onze titular e substituído.

Candidato à presidência do Fenerbahçe deixa recado a Mário Branco: «Caímos na armadilha na transferência de Kerem Akturkoglu»

Hakan Bilal Kutlualp é candidato à presidência do Fenerbahçe. O dirigente falou na transferência de Kerem Akturkoglu para o clube turco.

Bruno Lage: «Sou muito grato por voltar a competir a Champions League»

Bruno Lage realizou a antevisão da partida entre o Benfica e o Qarabag, válido pela primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Benfica x Qarabag: eis os onzes iniciais da partida relativa à Champions League

O Benfica e o Qarabag enfrentam-se na noite desta terça-feira, em jogo da primeira jornada da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

O primeiro golo da Champions 2025/26

O primeiro golo da Champions League 2025/26 foi da autoria de Promise David, que adiantou o Union SG frente ao PSV Eindoven.

Joan Laporta tem um sonho: Erling Haaland

Erling Haaland é o sonho de Joan Laporta para ser o próximo número 9 do Barcelona. O jogador norueguês pode substituir Robert Lewandowski.

Gigantes europeus atentos a defesa central do Palmeiras

Luis Benedetti desperta interesse de Arsenal, Napoli e Barcelona. O jovem de 19 anos estreou-se esta época a nível profissional pelo Palmeiras de Abel Ferreira.