Duelo de Xadrez para segurar lugar no pódio | FC Porto x Boavista

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 33.ª jornada: domingo, 12 de maio de 2024, 20h30.

A ANTEVISÃO: DRAGÕES ENTRAM EM CAMPO NO 4.º LUGAR E PRECISAM DE VENCER PARA PUDEREM IR A BRAGA “JOGAR” COM DOIS RESULTADOS

O FC Porto recebe o Boavista, naquele que é o último jogo em casa, dos portistas, num duelo a contar para a 33.ª jornada da Liga portuguesa.

As duas equipas tiveram sortes diferentes na última ronda. O FC Porto foi a Chaves vencer a equipa local por 0-3 e manteve o terceiro posto, numa luta que promete ser até à última gota, com o Braga por esse lugar no pódio. Já o Boavista não foi além do empate em casa perante o Gil Vicente e ainda não tem a manutenção assegurada, estando dois pontos acima do lugar de play-off.

Os últimos cinco jogos entre as equipas dão conta de um grande e natural favoritismo dos portistas. Os dragões venceram por quatro ocasiões e apenas cederam um empate, em janeiro deste ano, no Estádio do Bessa, num jogo que motivou muitos protestos dos adeptos do FC Porto. Esse empate a uma bola foi o último encontro entre as duas equipas, em partida a contar para a ronda 16 da I Liga.

O FC Porto procura voltar às vitórias em casa para a liga, nos últimos três jogos empatou por duas vezes e perdeu por uma ocasião. A última vitória dos portistas em casa para o campeonato foi a 16 de março perante o Vizela (4-1), há quase dois meses. Os dragões entram em campo na quarta posição, depois da vitória do Sporting de Braga em Guimarães (2-3), no sempre quentinho “Dérbi do Minho”.

Os comandados de Sérgio Conceição estão obrigados a ganhar para puderem ir a Braga, naquele que é um duelo direto na luta pela terceira posição, jogar com dois resultados, onde tudo o que fosse não perder o jogo, garantiria esse lugar no pódio aos dragões, que dá entrada direta na Liga Europa.

A última vez que o FC Porto não terminou nas três primeiras posições do campeonato foi na longínqua temporada de 1975/1976. Existe ainda o fator de que o 4.º classificado tem de jogar as pré-eliminatórias de acesso à Liga Europa, algo que os responsáveis dos dragões não quererão pois teriam de começar a época muito mais cedo, com toda a logística que isso implicaria, numa fase em que o clube atravessa uma transição diretiva.

O Boavista podia ter garantido virtualmente a manutenção no dia de ontem, caso o Portimonense tivesse perdido, o que esteve a acontecer até perto do apito final. Os comandados de Jorge Simão precisam de fazer um ponto em dois jogos para conseguirem finalmente afastar-se do “fantasma” da descida.

Os axadrezados têm mais dois pontos que o Portimonense, que ocupa o lugar de play-off, e têm também vantagem na “goal average”, (-35) para os algarvios e (-22) para os boavisteiros, e dificilmente será recuperável para o clube de Portimão, sendo esse tal ponto, o necessário para garantir a salvação ao clube do Bessa.

Os jogos entre as duas equipas terminaram com vitória por 1-4 para a equipa que jogou na condição de visitado nessas duas partidas, sendo que os critérios do confronto direto não podem ser aplicados entre os dois emblemas.

Perspetiva-se um grande jogo e muito aguerrido, característico daquilo que são os dérbis portuenses. Existem individualidades com muita qualidade dos dois lados e uma tabela classificativa que ainda não está definida, no que toca a estes dois emblemas históricos.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto não perde frente ao Boavista há 22 jogos
  2. A última vez que o Boavista não perdeu no Estádio do Dragão foi em 2020/21, (2-2)
  3. Na 1.ª volta, registou-se um empate (1-1)
  4. O FC Porto não perde há cinco jogos
  5. O FC Porto é a melhor defesa do campeonato com 26 golos sofridos
  6. O FC Porto não ganhou nenhum dos três últimos jogos realizados em casa para a I Liga
  7. O Boavista vem de quatro derrotas consecutivas fora de casa
  8. O Boavista não ganha há sete jogos
  9. Dos 11 últimos jogos, o Boavista venceu apenas um
  10. O árbitro é Artur Soares Dias (AF Porto)

JOGADORES A TER EM CONTA

Pepê
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

PepêCom dois golos e duas assistências nos últimos quatro jogos, tem sido o jogador mais em forma do ataque portista neste final de temporada. O jogador de 27 anos parece ter encontrado o antídoto para a fraca definição no último terço que o caracterizou na primeira parte da temporada. Essa mesma definição era que estava a faltar ao seu futebol vertiginoso e de pura classe. Um Pepê em forma é dos melhores jogadores do campeonato e para quem acompanha o futebol nacional é sempre um regalo ver um jogador deste calibre e com esta qualidade a “desfilar” nos relvados portugueses.

Angel Di María Sebastián Pérez
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Sebastián Pérez O capitão colombiano tem sido a âncora deste Boavista, que tem passado por alguns momentos negativos dentro e fora de campo, no decorrer desta temporada, e tem ajudado a que o emblema histórico da cidade do Porto consiga manter-se ligado naquilo que é a luta de um grande clube (que já vai no seu terceiro treinador em 2023/24) pela manutenção.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataide, Zé Pedro, Wendell, Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Galeno, Pepê e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Vamos tentar ganhar o jogo contra o Boavista, uma equipa que está numa zona difícil e que vai fazer deste jogo uma final, e nós temos de pensar e agir da mesma forma porque queremos manter este 3.º lugar. Para isso, é preciso ganhar».

Boavista: João Gonçalves, Filipe Ferreira, Vincent Sasso, Chidozie Awaziem, Pedro Malheiro, Sebastián Pérez, Miguel Reisinho, Salvador Agra, Gaius Makouta, Bruno Lourenço e Martim Tavares.

Treinador: Jorge Simão

«Espero um jogo intenso, nenhuma equipa tem ainda os seus objetivos alcançados. É uma oportunidade para irmos à luta e conquistar pontos que tão importantes são para nós».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 Boavista

Subscreve!

Artigos Populares

Joan Laporta ao ataque: «Há certos árbitros que, quando nos apitam, nos fod**»

Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona, deixou duras críticas às arbitragens nos jogos do clube espanhol.

Manchester United tem definido sucessor de Diogo Dalot em caso de saída do internacional português

O Manchester United prepara o cenário da saída de Diogo Dalot. Julian Ryerson, defesa do Borussia Dortmund, é o nome identificado.

Barcelona tem em cima da mesa proposta de 300 milhões de euros para vender jogador

O Barcelona pode bater todos os recordes de transferências se assim o quiser. Em cima da mesa culé há uma proposta megalómana por Lamine Yamal.

Caso dos emails: FC Porto condenado a pagar indemnização ao Benfica

O Tribunal Constitucional confirmou uma indemnização de 605 mil euros do FC Porto ao Benfica no âmbito do caso dos emails.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar deixa Braga desconfortável depois de dar entrevista sem autorização e pode sofrer consequências

Rodrigo Zalazar deu a entrevista ao jornal AS à revelia do Braga. Estrutura dos minhotos mostrou-se descontente com as palavras do médio.

José Mourinho criticado em Inglaterra após Benfica x Real Madrid: «Os comentários de José Mourinho são repugnantes e uma desgraça»

José Mourinho foi criticado por Jamie O'Hara na sequência da reação do técnico português ao alegado caso de racismo contra Vinícius Júnior.

Micael Sequeira assinala feito do Sporting apesar da eliminação: «Acabámos por ganhar a uma equipa que já existe desde 1970»

O Sporting perdeu nas grandes penalidades contra o Hammarby e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira, técnico leonino, falou no jogo.