📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto e a chegada de Thiago Silva

- Advertisement -

O FC Porto anunciou, na semana transata, a contratação do defesa brasileiro Thiago Silva, aos 41 anos. O internacional canarinho chega à cidade Invicta com um contrato de seis meses, com possibilidade de renovação para a temporada de 2026/27.

Uma vez mais, o clube azul e branco surpreende tudo e todos numa aquisição que será, muito provavelmente, a mais surpreendente do futebol português no mercado de janeiro, tanto a nível mediático como desportivo.

São várias as questões em torno do que Thiago Silva poderá dar ao FC Porto. Não só pela idade, que, para quem acompanhou a sua passagem pelo futebol inglês, ao serviço do Chelsea, e pelo Fluminense, não parece ser um problema, mas sobretudo pela dúvida sobre se Francesco Farioli irá “desmontar” um setor que tem dado garantias.

Na minha opinião, de um modo geral, trata-se de uma excelente contratação para ambas as partes. Thiago Silva ambiciona chegar ao Mundial e, no FC Porto, essa porta pode abrir-se. Os dragões precisavam de reforçar a defesa, devido à lesão prolongada de Nehuén Pérez e ao facto de Prpić ainda ser bastante jovem, apesar de ser um jogador fiável. O internacional brasileiro é uma opção que coloca a equipa noutro patamar competitivo. Acrescenta maturidade técnica e inteligência tática dentro de campo, algo que, em momentos decisivos, faz toda a diferença, sobretudo tendo em conta o domínio exercido pelos azuis e brancos na maioria dos jogos internos e, nesta temporada, também nos jogos externos.

Mas será que Thiago Silva chega para ser titular?

Até ao momento, as duas contratações com maior impacto são Jakub Kiwior e Jan Bednarek, ambos defesas-centrais. Os polacos, contratados no último mercado, trouxeram a solidez que a equipa do FC Porto necessitava. Desta forma, torna-se difícil mexer numa estrutura que está a dar resultados, algo que no passado não correu tão bem, basta nos recordarmos da época 2018/19, quando Pepe regressou ao Porto como reforço e Éder Militão teve de ser adaptado à lateral direita.

Sinceramente, e apesar de o histórico não ser favorável, a meu ver, se Thiago Silva estiver em boas condições, irá lutar seriamente pelo lugar, podendo mesmo levar à adaptação de Kiwior à lateral esquerda, tendo em conta que Francisco Moura não é um jogador consensual no universo portista.

Além disso, importa ter em atenção o que poderá ter sido acordado com o internacional brasileiro durante as negociações, pois é pouco provável que um jogador deste nível tenha vindo para Portugal para disputar apenas jogos da Taça ou de menor relevância. Thiago Silva veio para jogar.

Em suma, existe grande curiosidade em perceber de que forma Francesco Farioli irá integrar o brasileiro na equipa. Mexer no que está a resultar nem sempre é a melhor opção, mas quando um jogador deste calibre entra na equação, a estabilidade deixa de ser garantida e passa a ser desafiada.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto entre os clubes interessados no jovem Raykkonen

O FC Porto está entre as equipas que estão interessadas na contratação de Raykkonen. O jovem avançado brasileiro de 17 anos está ao serviço do Internacional de Porto Alegre.

Al Nassr travado pela primeira vez no campeonato apesar dos golos de João Félix e Cristiano Ronaldo

O Al Nassr empatou a dois golos frente ao Al Ettifaq, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Foi o primeiro jogo que a equipa de Jorge Jesus não venceu no campeonato nesta temporada.

Futebol em 2025 de A a Z

Ano de Futebol em cheio, marcado a nível nacional pela vitória na Liga das Nações, que nos leva a tentar reviver os seus melhores momentos

Do renascimento no boxing day à conquista do treble: O United 1998/99

Em retrospetiva, o United de 1998/99 não era uma equipa muito tática em comparação com algumas atuais, mas era emocionalmente fortíssima

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oficializa contratação de Sidny Lopes Cabral até junho de 2030

O Benfica confirmou a contratação de Sidny Lopes Cabral. O lateral cabo-verdiano assinou contrato até junho de 2030 com as águias.

Bomba a caminho? Imprensa internacional aponta equipa que quer pagar 70 milhões de euros por Rodrigo Mora

O Atlético Madrid pode avançar com os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão de Rodrigo Mora, jogador do FC Porto.

Benfica recebe notícia: jogador emprestado pelas águias deve trocar de clube e há interessados

David Jurásek deve deixar o Besiktas no mercado de transferências de inverno. O jogador encontra-se cedido pelo Benfica.