Cimentar terceiro posto para evitar (mais) dissabores | FC Porto x Famalicão

FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 29.ª jornada: sábado, 13 de abil de 2024, 18h00.

A ANTEVISÃO: SEM CHAMPIONS, SEGURAR LUGAR NO PÓDIO E PRESENÇA NA LIGA EUROPA É PRIORIDADE

O FC Porto recebe no Dragão o Famalicão, antes da partida decisiva com o Vitória SC para a Taça de Portugal, num duelo a contar para a 29.ª jornada da Liga portuguesa.

As duas equipas tiveram sortes diferentes na última ronda. O FC Porto perdeu em casa com o Vitória por 2-1 e disse praticamente adeus à Champions do próximo ano e aos milhões que daí advêm. Já o Famalicão recebeu e venceu o Vizela por 3-2 e consolidou o seu oitavo lugar na tabela classificativa.

Os últimos cinco jogos entre as equipas dão conta de um grande e natural favoritismo dos portistas. Os dragões venceram por quatro ocasiões em 90 minutos e uma após prolongamento, depois de derrota no tempo regulamentar na 2.ª mão das meias-finais da prova rainha do futebol português, na época passada. O último encontro entre os dois emblemas nortenhos deu vitória da equipa comandada por Sérgio Conceição por 3-0 a 2 de dezembro de 2023, em jogo a contar para a ronda 12 da I Liga.

O FC Porto procura voltar às vitórias na liga depois de duas derrotas consecutivas na prova e consolidar o seu terceiro lugar, posição essa que assegura o apuramento para a Liga Europa. Os dragões têm apenas dois pontos de vantagem sobre Sporting de Braga e Vitória.

O Famalicão com a manutenção bem encaminhada, procura vencer para “morder os calcanhares” a Arouca e Moreirense, sétimo e sexto colocados da classificação, respetivamente, e assim escalar posições na tabela.

Perspetiva-se um grande jogo e um ambiente convidativo, devido ao bom tempo e ao horário da partida. Existem individualidades com muita qualidade dos dois lados e uma tabela classificativa que está longe de estar definida.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A última vitória do Famalicão frente ao FC Porto foi em 2019/20, por 2-1, no Estádio Municipal 22 de Junho.
  2. Armando Evangelista perdeu os seis jogos realizados, como treinador, frente ao FC Porto.
  3. O Famalicão vem de duas vitórias consecutivas, o melhor registo da época, as duas conquistadas com Armando Evangelista, que só sabe ganhar como técnico do Famalicão.
  4. Na Liga, o FC Porto vem de duas derrotas consecutivas.
  5. Nos 11 últimos jogos realizados entre as duas equipas, o FC Porto venceu 10.
  6. O FC Porto tem a melhor defesa do campeonato com 21 golos sofridos.
  7. Os artilheiros com mais tentos dos dois clubes estão empatados em número de golos no campeonato, onze no caso, Evanilson e Jhonder Cádiz.
  8. Na Liga, o FC Porto sofre golos há três jogos.
  9. No campeonato da última temporada os dragões bateram o Famalicão por 4-1, em casa.
  10. Gustavo Correia da AF Porto é o árbitro do encontro.

JOGADORES A TER EM CONTA

Nico González
Fonte: Bernardo Benjamin

Nico González Tem sido dos jogadores dos azuis e brancos mais esclarecidos, (e é esperado que o continue a ser) naquilo que tem sido o turbilhão de situações e emoções que o clube atravessa/vive, seja dentro das quatro linhas a pautar e decidir os timings daquilo que é o jogo dos dragões, sendo este um Nico diferente daquele que vemos no início da temporada, ou fora das quatro linhas como foi possível verificar na “flash interview” depois da derrota caseira frente à equipa de Álvaro Pacheco, onde teve um discurso sensato e honesto.

Jhonder Cádiz no Famalicão x Arouca
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Jhonder Cádiz Com 11 golos no campeonato, dois deles nas duas últimas partidas, assume-se como a referência do ataque famalicense e com certeza causará dificuldades à dupla inédita do eixo da defesa do FC Porto, Otávio e Zé Pedro. O avançado venezuelano marcou na sua última visita ao Estádio do Dragão, em maio do ano passado e quererá repetir o feito.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez, Otávio Ataide, Zé Pedro, Wendell, Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Galeno, Pepê e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Vamos defrontar uma boa equipa da nossa Liga. Mais um jogo difícil e temos de fazer o máximo para ganhar».

Famalicão: Luiz Júnior, Nathan Santos, Enea Mihaj, Justin de Haas, Francisco Moura, Zaydou Youssouf, Mirko Topic, Gustavo Sá, Puma Rodríguez, Jhonder Cádiz e Sorriso

Treinador: Armando Evangelista

«Se calhar, os últimos resultados do FC Porto colocam tudo em alerta máximo e isso pode dificultar».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-0 Famalicão

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.