Laterais a jogar por dentro e um médio a cair na ala | FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto deslocou-se a Guimarães, de onde saiu vitorioso, após derrotar o Vitória SC por 3-0, com um bis de Samu Omorodion.

Para além de Samu, avançado contratado pelos azuis e brancos ao Atlético de Madrid no último mercado de Verão, o destaque da partida vai para os dois laterais portistas. João Mário e Francisco Moura estiveram nas jogadas dos três golos dos dragões, o primeiro serviu o avançado espanhol para inaugurar o marcador, e o segundo serviu primeiro Samu e depois Pepê para fechar o resultado.

Os dois laterais foram, sem sombra de dúvidas, dos jogadores que mais se destacaram durante toda a partida. A nível defensivo não deram hipótese aos extremos do Vitória SC. A atacar, seja encostado à lateral ou a jogar pelo meio, tanto João Mário como Francisco Moura, desenharam boa parte dos ataques portistas.

Vitoria SC v FC Porto Francisco Moura
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mas, como podem dois laterais ser tão influentes no processo ofensivo de uma equipa?

Vítor Bruno, treinador do FC Porto, optou por colocar um médio a cair na ala. Dessa forma, permitia arrastar consigo um marcador direto e libertar espaço no meio para que os laterais pudessem vir buscar bola e aproveitar a sua capacidade ofensiva, para progredir no terreno. Assim, surgiram vários lances que originaram jogadas de ataque azuis e brancas, uma das quais resultou no segundo golo de Samu Omorodion, depois de um passe a rasgar de Francisco Moura. Uma movimentação tática simples, mas pouco utilizada pela maior parte das equipas em Portugal.

Os dragões têm vindo a utilizar este sistema, onde os laterais jogam mais por dentro do terreno, com trocas sucessivas com os médios, o que dificulta as marcações adversárias, e seja mais complicado acompanhar os atletas do FC Porto, no processo ofensivo. Tem dado frutos e os dragões tornam-se cada vez mais letais no setor ofensivo.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado do Atlético Madrid critica declarações de José Mourinho: «O espetáculo com os papéis parece-me uma birra»

Álex Baena reagiu às críticas de José Mourinho à arbitragem após o encontro entre Atlético Madrid e Real Madrid.

Sporting rendido a Sergi Altimira: médio espanhol prepara-se para ganhar ainda mais protagonismo

O Sporting quer atribuir um papel de maior protagonismo a Sergi Altimira, depois das exibições neste início de temporada.

Ramaz Svanadze sucede a Willy Sagnol como novo selecionador da Geórgia

Ramaz Svanadze assinou contrato até ao final de 2028, pela seleção da Geórgia, assumindo o papel do antigo selecionador Willy Sagnol.

Mathias De Amorim garante foco total: «Dar o máximo contra Gibraltar»

Após a primeira derrota da Seleção Nacional Sub-21 diante da Bulgária, o médio Mathias de Amorim pediu casa cheia na receção a Gibraltar, nos Açores, no estádio São Miguel.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga das Nações: eis os onzes prováveis do Noruega x Portugal

Portugal defronta a Noruega na 2.ª jornada da Liga das Nações. Confere os onzes prováveis para o encontro.

Golo de Luis Suárez não evita empate da Colômbia com o México, Santiago Giménez fica no banco

México e Colômbia empataram a uma bola no particular internacional. Luis Suárez foi o autor do golo dos cafeteros.

Segunda ronda, agora mais a sério | Noruega x Portugal

A vitória de Portugal frente ao País de Gales na quinta-feira não foi convincente, embora tenha evidenciado algumas ideias diferentes