Laterais a jogar por dentro e um médio a cair na ala | FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto deslocou-se a Guimarães, de onde saiu vitorioso, após derrotar o Vitória SC por 3-0, com um bis de Samu Omorodion.

Para além de Samu, avançado contratado pelos azuis e brancos ao Atlético de Madrid no último mercado de Verão, o destaque da partida vai para os dois laterais portistas. João Mário e Francisco Moura estiveram nas jogadas dos três golos dos dragões, o primeiro serviu o avançado espanhol para inaugurar o marcador, e o segundo serviu primeiro Samu e depois Pepê para fechar o resultado.

Os dois laterais foram, sem sombra de dúvidas, dos jogadores que mais se destacaram durante toda a partida. A nível defensivo não deram hipótese aos extremos do Vitória SC. A atacar, seja encostado à lateral ou a jogar pelo meio, tanto João Mário como Francisco Moura, desenharam boa parte dos ataques portistas.

Vitoria SC v FC Porto Francisco Moura
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mas, como podem dois laterais ser tão influentes no processo ofensivo de uma equipa?

Vítor Bruno, treinador do FC Porto, optou por colocar um médio a cair na ala. Dessa forma, permitia arrastar consigo um marcador direto e libertar espaço no meio para que os laterais pudessem vir buscar bola e aproveitar a sua capacidade ofensiva, para progredir no terreno. Assim, surgiram vários lances que originaram jogadas de ataque azuis e brancas, uma das quais resultou no segundo golo de Samu Omorodion, depois de um passe a rasgar de Francisco Moura. Uma movimentação tática simples, mas pouco utilizada pela maior parte das equipas em Portugal.

Os dragões têm vindo a utilizar este sistema, onde os laterais jogam mais por dentro do terreno, com trocas sucessivas com os médios, o que dificulta as marcações adversárias, e seja mais complicado acompanhar os atletas do FC Porto, no processo ofensivo. Tem dado frutos e os dragões tornam-se cada vez mais letais no setor ofensivo.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

A magia das línguas: Dicionário Português-Euskara do mundo do futebol

O País Basco conta com uma língua própria, com uma dificuldade de aprendizagem acima da média. A sua origem é desconhecida.

Rangers rejeita 15 milhões de euros do Fenerbahçe por Youssef Chermiti

O Rangers não aceitou uma proposta de 15 milhões de euros por Youssef Chermiti. O avançado internacional sub-21 português tem estado em destaque na equipa escocesa.

Gonçalo Esteves deixa o Alverca e vai assinar por equipa italiana

Gonçalo Esteves vai deixar o Alverca. O lateral português vai terminar o empréstimo e vai assinar pelo Catanzaro a título definitivo.

Fechado: Alex Amorim deixa o Alverca e é a maior venda da história do clube ribatejano

O Alverca já fechou a venda de Alex Amorim para o Genoa. O médio brasileiro vai ser vendido por oito milhões de euros, mais dois milhões de euros em bónus.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges reflete sobre a sua carreira: «Tudo começou lá atrás quando tinha 26 anos e comecei a treinar a formação do Mirandela»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges e a recuperação de Ousmane Diomandé: «A vontade dele jogar é tanta, independentemente da máscara»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Preparámos o jogo olhando mais para o coletivo do que para o individual»

Rui Borges marcou presença esta terça-feira no San Mamés, de forma a realizar a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Athletic.