Laterais a jogar por dentro e um médio a cair na ala | FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto deslocou-se a Guimarães, de onde saiu vitorioso, após derrotar o Vitória SC por 3-0, com um bis de Samu Omorodion.

Para além de Samu, avançado contratado pelos azuis e brancos ao Atlético de Madrid no último mercado de Verão, o destaque da partida vai para os dois laterais portistas. João Mário e Francisco Moura estiveram nas jogadas dos três golos dos dragões, o primeiro serviu o avançado espanhol para inaugurar o marcador, e o segundo serviu primeiro Samu e depois Pepê para fechar o resultado.

Os dois laterais foram, sem sombra de dúvidas, dos jogadores que mais se destacaram durante toda a partida. A nível defensivo não deram hipótese aos extremos do Vitória SC. A atacar, seja encostado à lateral ou a jogar pelo meio, tanto João Mário como Francisco Moura, desenharam boa parte dos ataques portistas.

Vitoria SC v FC Porto Francisco Moura
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mas, como podem dois laterais ser tão influentes no processo ofensivo de uma equipa?

Vítor Bruno, treinador do FC Porto, optou por colocar um médio a cair na ala. Dessa forma, permitia arrastar consigo um marcador direto e libertar espaço no meio para que os laterais pudessem vir buscar bola e aproveitar a sua capacidade ofensiva, para progredir no terreno. Assim, surgiram vários lances que originaram jogadas de ataque azuis e brancas, uma das quais resultou no segundo golo de Samu Omorodion, depois de um passe a rasgar de Francisco Moura. Uma movimentação tática simples, mas pouco utilizada pela maior parte das equipas em Portugal.

Os dragões têm vindo a utilizar este sistema, onde os laterais jogam mais por dentro do terreno, com trocas sucessivas com os médios, o que dificulta as marcações adversárias, e seja mais complicado acompanhar os atletas do FC Porto, no processo ofensivo. Tem dado frutos e os dragões tornam-se cada vez mais letais no setor ofensivo.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi ‘seduzido’ para regressar a casa que bem conhece

Lionel Messi pode regressar ao Newell's Old Boys em janeiro de 2027, sendo um grande desejo do emblema argentino.

Benfica vence Braga e está mais perto da final da Taça de Portugal Feminina

O Benfica foi ao norte do país vencer o Braga por uma bola a zero, em jogo da meia-final da Taça de Portugal Feminina.

Mariano Díaz já ‘tramou’ o Real Madrid e está a dar dores de cabeça ao Deportivo Alavés: a situação do avançado

Mariano Díaz chegou ao Deportivo Alavés no começo da época, mas não entra nos planos de Eduardo Coudet nos bascos.

Liga 3: jogador do Atlético CP chamado à seleção de Portugal Sub-19

Catarino Pascoal, jogador que representa o Atlético CP, foi convocado por Emílio Peixe para a seleção de Portugal Sub-19.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting ponderou contratar central no mercado de janeiro

O Sporting ponderou contratar um novo defesa central no mercado de janeiro, mas a decisão passou por manter o leque existente.

Alverca conta com uma novidade para o embate com o Benfica na Primeira Liga

O reforço Rhaldney Gomes foi inscrito pelo Alverca e estará nas opções de Custódio para o embate com o Benfica, no próximo domingo.

Selecionador da Croácia lamenta falta de minutos de Franjo Ivanovic: «Infelizmente, quase não joga pelo Benfica»

Franjo Ivanovic pode deixar de ser opção para a seleção da Croácia devido à falta de minutos no Benfica. Leva 13 jogos como titular desde a sua chegada no verão.