Laterais a jogar por dentro e um médio a cair na ala | FC Porto

- Advertisement -

O FC Porto deslocou-se a Guimarães, de onde saiu vitorioso, após derrotar o Vitória SC por 3-0, com um bis de Samu Omorodion.

Para além de Samu, avançado contratado pelos azuis e brancos ao Atlético de Madrid no último mercado de Verão, o destaque da partida vai para os dois laterais portistas. João Mário e Francisco Moura estiveram nas jogadas dos três golos dos dragões, o primeiro serviu o avançado espanhol para inaugurar o marcador, e o segundo serviu primeiro Samu e depois Pepê para fechar o resultado.

Os dois laterais foram, sem sombra de dúvidas, dos jogadores que mais se destacaram durante toda a partida. A nível defensivo não deram hipótese aos extremos do Vitória SC. A atacar, seja encostado à lateral ou a jogar pelo meio, tanto João Mário como Francisco Moura, desenharam boa parte dos ataques portistas.

Vitoria SC v FC Porto Francisco Moura
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mas, como podem dois laterais ser tão influentes no processo ofensivo de uma equipa?

Vítor Bruno, treinador do FC Porto, optou por colocar um médio a cair na ala. Dessa forma, permitia arrastar consigo um marcador direto e libertar espaço no meio para que os laterais pudessem vir buscar bola e aproveitar a sua capacidade ofensiva, para progredir no terreno. Assim, surgiram vários lances que originaram jogadas de ataque azuis e brancas, uma das quais resultou no segundo golo de Samu Omorodion, depois de um passe a rasgar de Francisco Moura. Uma movimentação tática simples, mas pouco utilizada pela maior parte das equipas em Portugal.

Os dragões têm vindo a utilizar este sistema, onde os laterais jogam mais por dentro do terreno, com trocas sucessivas com os médios, o que dificulta as marcações adversárias, e seja mais complicado acompanhar os atletas do FC Porto, no processo ofensivo. Tem dado frutos e os dragões tornam-se cada vez mais letais no setor ofensivo.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Chegada de César Peixoto ao Wolverhampton já gera confusão: internacional inglês considera rescindir

César Peixoto vai ser o sucessor de Rob Edwards no comando técnico do Wolverhampton. Kieran Trippier não ficou contente com a decisão.

André Silva de regresso ao FC Porto: eis a o tempo contratual e a cláusula de rescisão

André Silva está muito perto de ser reforço do FC Porto. O jogador deve ser oficializado nos azuis e branco esta sexta-feira.

FC Porto fecha a porta de saída a jogador importante

O FC Porto não tem qualquer intenção em negociar o passe de Jakub Kiwior no mercado de transferências de verão. O polaco é para ficar.

O início – Diário do Mundial 2026 #1

Chegou o dia mais esperado dos últimos quatro anos. 11 de junho de 2026, uma quinta-feira que beira o verão em solo português, e o dia que inaugura os dias mais globais do globo. Começou o Mundial 2026. 

PUB

Mais Artigos Populares

Em canal aberto, grátis e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 desta sexta-feira?

O Mundial 2026 prossegue a toda a velocidade. Conhece onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta sexta-feira.

Fantasy do Mundial 2026: junta-te à Liga do Bola na Rede e vem jogar connosco!

Jogas a Fantasy do Mundial 2026 ou gostavas de jogar? Junta-te a nós na Liga do Bola na Rede e vem viver a competição connosco.

Grupo A do Mundial 2026: Como jogam o México, a África do Sul, a Coreia do Sul e a Chéquia?

O Grupo A do Mundial 2026 contempla México, África do Sul, Coreia do Sul e Chéquia. Conhece melhor as seleções.