Primeira Liga, 10.ª jornada: domingo, 2 de novembro de 2025, 20h30
A ANTEVISÃO: ENTRE POSSE E PAIXÃO, DRAGÕES E ARSENALISTAS PROMETEM NOITE DE FUTEBOL TOTAL
Depois da sempre difícil deslocação ao campo do Moreirense (que os dragões ganharam de forma agónica), o FC Porto regressa ao Dragão para mais um teste de peso na Liga, num momento de reconstrução sob o comando de Francesco Farioli. O técnico italiano, conhecido pela aposta na posse, pressão coordenada e jogo apoiado desde trás, tem procurado construir um novo ciclo azul e branco.
Depois de uma fase inicial fulgurante, os dragões começam a demonstrar sinais de fragilidade e de um preocupante cansaço físico, onde as exibições deixaram de ser tão afirmativas e convincentes. Perante o seu público, a equipa azul e branca vai querer impor o seu domínio e confirmar o seu estatuto de candidato incontestável ao título.
Do outro lado surge um Braga que vem de duas goleadas expressivas (4-0 contra o Casa Pia em jogo para o campeonato e 5-0 contra o Santa Clara nos quartos–de-final da Taça da Liga), depois de uma série de seis jogos consecutivos sem ganhar na liga portuguesa. A equipa de Carlos Vicens aposta numa ideia de jogo ofensiva e ambiciosa, baseada na circulação rápida e na pressão exercida sob o portador da bola.
O duelo promete um choque de estilos. O FC Porto de Farioli quer controlar ritmos, sair com critério e atrair o adversário para depois acelerar com verticalidade. O Braga, por seu lado, provavelmente viverá de momentos, assentes nas suas transições ofensivas, chegada rápida às alas e a habitual imprevisibilidade de Rodrigo Zalazar e Ricardo Horta. A luta no meio-campo poderá ser decisiva para o desfecho deste jogo, pois ambas equipas jogam com grande intensidade e um ritmo bastante elevado durante os 90 minutos.
Num Estádio do Dragão previsivelmente com lotação esgotada, a expectativa é de espetáculo e emoção. O Porto procurará mostrar que o novo modelo continua a dar frutos; o Braga, quererá roubar pontos fora de casa a um rival direto novamente, tal como o fez em Alvalade. Há história, rivalidade recente e talento suficiente em ambas equipas para aquele que será claramente um dos jogos mais interessantes da jornada.
A arbitragem de jogo vai ficar a cargo de Fábio Veríssimo, da AF Porto.
10 DADOS RÁPIDOS
- FC Porto e Braga já se defrontaram 171 vezes.
- O histórico de confrontos apresenta um saldo de 114 vitórias portistas, 27 para os bracarenses, e 30 empates.
- No 84.º jogo disputado em casa do FC Porto, o Braga vai em busca da sua sétima vitória no terreno dos dragões.
- O FC Porto só cedeu dois pontos para o campeonato até ao momento.
- O FC Porto é a defesa menos batida do campeonato, com apenas dois (!) golos sofridos em nove jornadas.
- O Braga não ganha fora de casa para a Liga desde meados de agosto.
- Fran Navarro vai defrontar a sua antiga equipa, estando atualmente em grande estado de forma.
- O Porto ainda não sofreu golos no Dragão em jogos para o campeonato.
- Samu Omorodion tem estado de pé quente neste início de época, tendo já apontado seis golos na Liga Portugal Betclic.
- O Braga está a doze pontos do FCP ao fim de apenas dez jornadas disputadas
JOGADORES A TER EM CONTA


William Gomes – O jovem talentoso extremo-direito brasileiro não tem sido um habitual titular, mas acredito que possa ser a surpresa no onze de Francesco Farioli para este jogo. A sua técnica apurada e grande capacidade de desequilíbrio poderão ser essenciais para desmontar uma defesa do Braga muito compacta e organizada.


Rodrigo Zalazar – O médio-ofensivo uruguaio tem sido dos jogadores mais regulares da equipa do Braga e de todo o campeonato nas últimas épocas. Um dos melhores executantes da nossa liga, e que costuma transcender-se nestes jogos de elevado grau de dificuldade. Se o Braga quiser surpreender os dragões, vai necessitar de um Zalazar ao seu melhor nível.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Alan Varela, Victor Froholdt e Gabri Veiga; Borja Sainz, Samu Omorodion e William Gomes
Treinador: Francesco Farioli
«Estão num momento muito bom. Tal como o seu treinador diz, estão no seu melhor momento. Levam uma série positiva de resultados. É um jogo que vai exigir a nossa melhor versão de forma a competirmos da maneira que queremos».
Braga: Horníček; Arrey-Mbi, Gustaf Lagerbielke e Victor Gomez; Vítor Carvalho, João Moutinho e Rodrigo Zalazar; Ricardo Horta, Fran Navarro e Mario Dorgeles
Treinador: Carlos Vicens
«Sabemos da dificuldade do jogo de amanhã, mas temos de ser nós mesmos. Não é por jogarmos contra o líder que vamos jogar de outra maneira, temos de ser nós mesmos. Temos respeito, sim, mas não temos medo. No futebol não tens de temer nada».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Braga

