📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto supera metas intermédias do fair-play financeiro da Uefa

- Advertisement -
Fonte: VidaEconómica
Fonte: VidaEconómica

Prejuízo cai quase 40%

O resultado líquido consolidado negativo da SAD do FC Porto em 2016/2017 foi dos já referidos 35,3 milhões de euros. Este prejuízo é 39,5% inferior aos -58,4 milhões do exercício anterior. “Vamos descer muito esta temporada”, afirmou Fernando Gomes.
Quanto ao EBITDA (cash-flow operacional) voltou a valores positivos, atingindo 22,7milhões de euros, contra -5,6 milhões em 2015/2016.
Os resultados operacionais (excluindo resultados com passes de jogadores) aumentaram 25,7 milhões, “combinando um aumento das receitas e uma diminuição dos custos”, segundo o comunicado à CMVM.
Os proveitos operacionais (excluindo proveitos com passes) crescem no período em análise 23,2 milhões de euros, atingindo quase 99 milhões. A principal razão foi o acréscimo das receitas obtidas pela participação nas provas europeias, que representaram 30,8 milhões de euros em 2016/2017, 31% do total das receitas da SAD na temporada, contra 11,1 milhões (15% das receitas totais) no exercício anterior.
Os custos operacionais (excluindo custos com passes de jogadores), reduziram-se em 2,5 milhões de euros, sobretudo pela diminuição dos custos suportados com jogadores e equipas técnicas.
No que se refere a rubricas relacionadas com passes de jogadores (amortizações e perdas por imparidade com passes e proveitos/custos com transações de passes), a SAD portista declara um saldo líquido de 4,5 milhões de euros, um decréscimo de 2,6 milhões face ao período homólogo.

Capital próprio preocupante

O capital próprio consolidado atingia, a 30 de junho último, o valor negativo de 9,1 milhões de euros, menos praticamente 35 milhões de euros. Este cenário, devido à incorporação do resultado líquido obtido no período, preocupa o administrador financeiro da SAD azul e branca. “Vamos ter de inverter rapidamente”, disse Gomes.
O ativo cresceu 3,38 milhões a 30 de junho de 2016, situando-se nos 378,4 milhões de euros. O comunicado explica esse cenário pelo “aumento do valor registado em caixa na data de fecho do exercício e do valor contabilístico do plantel, que atinge agora os 96,7 milhões de euros”.
O passivo total atinge os 387,56 milhões, mais 38,38 milhões face a 30 de junho de 2016. A SAD dos “Dragões” indica, porém, que “o passivo remunerado cresceu apenas 16, 59 milhões de euros”. O FC Porto liquidou a última prestação do financiamento para a construção do Estádio do Dragão, no exercício em análise pelo que este se encontra totalmente pago.
Os responsáveis pelo FC Porto realçam ainda o “contributo positivo das empresas que fazem parte do perímetro de consolidação na obtenção do resultado agora alcançado”.

Foto de Capa: FC Porto 

Fonte do Artigo: Aquiles Pinto- VidaEconómica

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.