📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto: Uma equipa que lida mal com as paragens

- Advertisement -

Por esta altura, o treinador Sérgio Conceição já está a preparar o próximo jogo, diante do V. Setúbal, a contar para a Taça de Portugal. Com o plantel reduzido devido à paragem para os jogos da seleção, o treinador já prepara futuras mudanças no que toca às opções. Podíamos entrar já por aí – pelos castigos e reprimendas próprias de ações inapropriadas -, mas torna-se primordial fazer uma retrospetiva do antes e depois das paragens forçadas pelos jogos das seleções.

A primeira paragem aconteceu no início de outubro – entre 3 a 19 -, e aconteceu depois da derrota diante do Feyenoord para a Liga Europa. A paragem até pareceu apropriada para restaurar processos e recuperar a boa imagem, depois de um jogo muito mal disputado. Mas, comprovou-se depois, que não foi assim tão benéfica.

O FC Porto vinha de uma derrota na Europa, mas, por outro lado, somava seis vitórias consecutivas no campeonato. Cenário diferente do que encontrou depois do regresso dos internacionais.

No final do último jogo, diante do Boavista, Alex Telles, autor do golo da vitória, num abraço ao internacional português Danilo
Fonte: FC Porto

Para as competições europeias, neste caso a Liga Europa, a equipa de Sérgio Conceição manteve a toada, ou seja, o mau momento. Defrontou por duas vezes os The Rangers e somou apenas um ponto, fruto de um empate no Dragão e uma derrota na Escócia.

Para a Taça de Portugal, frente ao Coimbrões, cumpriu o expectável, mas no campeonato teve um novo deslize: o empate na Madeira frente ao Marítimo SC.
Depois de ter vencido em casa o FC Famalicão, na jornada anterior ao deslize na Madeira, os portistas tinham chegado, pela primeira vez, à liderança do campeonato, mas frente aos madeirenses cederam pontos e viram-se ultrapassados pelo SL Benfica.

O que se seguiu à paragem para os jogos das seleções foi a ascensão e perda de liderança do campeonato, a queda para o último lugar da grupo na Liga Europa e ainda o momento conturbado da equipa.

Jogadores referenciados e opções habituais viram-se castigados e excluídos, a equipa não encontrava o caminho para a baliza e seriam os defesas a resolver a questão. Muitos golos sofridos, pouco marcados. E esta é, possivelmente, a fase mais difícil do FC Porto. As competições estão novamente paradas, regressam apenas daqui a uma semana, e até lá o treinador pode e deve incutir um novo espírito numa equipa que precisa de se encontrar para depois encontrar novamente o caminho para as vitórias.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.