Fim da linha para Sérgio Conceição?

Uma eventual derrota do FC Porto com o SC Braga poderá colocar o Conceição numa posição ainda mais fragilizada.

Se as nuvens que pairam sobre o Estádio do Dragão estão negras, algumas dissiparam-se após a vitória do FC Porto frente ao GD Estoril Praia, para a Taça de Portugal. A tempestade na cidade invicta está longe de terminar e a época dos dragões tem sido marcada por altos e baixos, com o campeonato a ser a competição onde tem existido mais irregularidade. E quando os resultados não aparecem numa equipa de futebol, já se sabe quem é o primeiro a saltar para fora do barco.

Sérgio Conceição continua a ser um treinador querido pelos adeptos portistas, mas o seu estado de graça já viveu melhores dias, e a corda que o segura ao conjunto azul e branco está a começar a desfazer-se.

O empate com o Boavista FC deixou o FC Porto numa posição delicada em relação à conquista do título nacional. Ocupa o terceiro lugar a cinco pontos da liderança, e na próxima jornada recebe o SC Braga, que pode ultrapassar os dragões na classificação em caso de triunfo. Cenário nada famoso para Sérgio Conceição, ele que está a passar por uma das fases menos agradáveis no comando técnico portista desde que chegou em 2017.

A derrota na Supertaça Cândido de Oliveira e a eliminação precoce na Taça da Liga também não ajudaram, e a juntar a tudo isto, ainda não conseguiu vencer os seus dois maiores rivais, SL Benfica e Sporting CP. O que ainda o mantém vivo é a continuidade na Liga dos Campeões e na Taça de Portugal. Mas o principal objetivo do FC Porto é e sempre será o campeonato. Falhar essa conquista traz sempre consequências, sobretudo se isso começar a ser uma constante. E o treinador português de 49 anos nunca esteve duas épocas consecutivas sem ser campeão. Por isso mesmo, o jogo com o SC Braga vai ter uma importância vital para Sérgio Conceição sonhar ainda em voltar a erguer o troféu da principal competição do futebol português.

Boavista e FC Porto disputam jogo
O empate do FC Porto no Bessa deixou a vida de Sérgio Conceição ainda mais complicada
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mas será ele o único culpado da irregularidade da sua equipa? Bem vistas as coisas, e nisto tenho de ser o mais justo possível, o plantel desta temporada está longe de ter a qualidade de outros tempos. Porque sem ovos não se fazem omeletes e há jogadores que não têm qualidade suficiente para representar um clube com a dimensão do FC Porto.

Mas para comprar bons jogadores é preciso dinheiro e como se sabe, dinheiro é o que não abunda por aqueles lados. E sobre essa matéria, Conceição está completamente ilibado. E os adeptos sabem disso. Os impropérios lançados no final do encontro do Bessa até foram mais para os jogadores do que para a equipa técnica. Pode parecer exagerada a ideia de que será o fim de Sérgio Conceição caso não passe o teste com o SC Braga, mas é um cenário que tem vindo a ganhar força e não pode ser descartado, principalmente no final da época.

Sérgio Conceição é conhecido por ser uma pessoa frontal e não tem medo de dizer o que pensa, e no passado já ameaçou sair mais que uma vez. E no ano em que vai haver eleições para se saber quem será o próximo presidente do clube, o seu futuro é ainda mais uma incógnita. Desta vez haverá concorrência de peso para Pinto da Costa, ele que sempre segurou Sérgio Conceição quando as coisas não correram bem.

Mesmo com uma derrota ou um empate no próximo domingo, o eterno presidente dos dragões não deverá fazer cair Sérgio Conceição durante o decorrer da temporada, a não ser que este o faça pelo próprio pé, mas no final, haverá uma reflexão e na próxima época o FC Porto poderá ter, sete anos depois, um novo homem a comandar os destinos da equipa.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest já tem escolhido e acordado o sucessor de Nuno Espírito Santo

Ange Postecoglou vai ser o novo treinador do Nottingham Forest. Treinador australiano regressará à Premier League, onde esteve no Tottenham.

Nuno Espírito Santo despedido do Nottingham Forest: eis os números da passagem de sucesso pelo clube

O Nottingham Forest despediu Nuno Espírito Santo. Passagem do treinador pelo clube permitiu regresso às competições europeias e teve mais vitórias que derrotas.

FC Porto descontente com Galatasaray por palavras sobre Diogo Costa: já foi enviada uma carta para a Turquia

O FC Porto não gostou das palavras de Okan Buruk sobre Diogo Costa. Treinador do Galatasaray revelou preço pedido pelo FC Porto.

Andreia Faria tem impacto imediato no Al Nassr e marca na conquista da Supertaça Saudita Feminina

Andreia Faria não demorou muito tempo a ter destaque no Al Nassr. Média portuguesa marcou na estreia pelo clube e já conquistou troféus.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Rossi antevê duelo contra Portugal: «Um empate já não seria mau»

Marco Rossi fez a antevisão do Hungria x Portugal. O selecionador italiano e treinador da Hungria garantiu que pretende pontuar e, preferencialmente, ganhar.

Eis os onzes prováveis de Hungria e Portugal na caminhada rumo ao Mundial 2026

Portugal está na Hungria para continuar a caminhada até ao Mundial 2026. Segunda jornada joga-se esta terça-feira na cidade de Budapeste.

Roberto Martínez já revelou o nome de 1 titular português no Hungria x Portugal

Portugal está na Hungria para continuar a caminhada até ao Mundial 2026. Bernardo Silva vai ser titular, revelou Roberto Martínez, selecionador nacional.