Europa League, 6.ª jornada: quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, 20h00.
A ANTEVISÃO: DRAGÕES APONTAM À PERMANÊNCIA NOS LUGARES DE APURAMENTO DIRETO
Depois de mais um triunfo protagonizado para a Liga Portuguesa, onde os dragões encontram-se de vento em popa, o FC Porto vira agora atenções para mais uma ronda da Liga Europa, competição onde também tem tido motivos para sorrir.
No torneiro internacional em partidas disputadas no Estádio do Dragão, o registo dos azuis e brancos é vitorioso, com triunfos protagonizados junto do Estrela Vermelha e Nice. Na totalidade dos cinco jogos já disputados, juntam-se um empate, uma derrota e outra vitória e colocam-se na oitava posição da Liga Europa.
Do outro lado surge um Malmo, conjunto sueco, praticamente com o seu destino traçado na competição internacional. No 34.º posto com apenas um ponto conquistado, os nórdicos fazem agora as suas malas rumo a solo portuense, mas com poucas aspirações envolvidas.
Assim, os dragões partem para esta partida na condição de favoritos e sérios candidatos a qualificarem-se para os oitavos-de-final da Liga Europa. Com o calendário a apertar para muitos dos emblemas europeus, o FC Porto pretende garantir já um posto com a mira apontada à rotação do plantel para as partidas que se seguem.
10 DADOS RÁPIDOS
- Esta será a primeira partida de sempre entre FC Porto e Malmo.
- Os dois coletivos encontram-se separados por nove pontos, com os dragões a constarem no oitavo posto e os suecos no 34.º
- Até à sexta jornada, a turma de Farioli já defrontou o Salzburg, Estrela Vermelha, Notthingham Forest, Utrecht e Nice, contabilizando três vitórias, um empate e uma derrota.
- Já o Malmo cruzou-se com os emblemas do Ludogorets, Plzen, Dinamo Zagreb, Panathinaikos e Notthingham Forest.
- Na presente edição da Liga Europa, o FC Porto já marcou por sete ocasiões.
- Os suecos, por sua vez, só marcaram dois golos.
- O FC Porto chega a este embate depois de um triunfo para a Liga Portuguesa frente ao Tondela (2-0).
- O Malmo apresenta-se no relvado do Estádio do Dragão após uma derrota no reduto do Notthingham Forest.
- Nos seus respetivos campeonatos, os dragões são líderes isolados com 37 pontos e o Malmo terminou a sua prestação na Liga Sueca no sexto posto.
- O árbitro da partida será Rohit Saggi (Noruega).
JOGADORES A TER EM CONTA


Samu – O internacional espanhol tem sido um dos elementos ofensivos da temporada positiva do FC Porto, mas a sua veia goleadora ainda não chegou à Liga Europa. Com um tento certeiro assinalado diante do Nice, o camisola 9 procura agora somar mais golos na competição internacional.
Daníel Gudjohnsen – Com 19 anos e com parte da sua formação feita no Real Madrid, o avançado do Malmo (filho de Eidur Gudjohnsen) foi protagonista de 10 golos e sete assistências nas partidas realizadas durante a temporada. Ainda sem golos na Liga Europa, o ponta-de-lança aponta a estreia memorável.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto – Diogo Costa, Alberto Costa, Kiwior, Bednarek, Francisco Moura, Alan Varela, Froholdt, Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Pêpê.
Treinador: Francesco Farioli
«Vamos para o jogo sem a quantidade de informação que queríamos, mas como sempre com muitos planos preparados e com o foco e concentração que são necessários para um jogo que é muito importante para nós, esperando que os adeptos nos possam dar um empurrão».
Malmo – Melker Ellborg, Andrej Djuric, Pontus Jansson, Colin Rosler, Stryger Larsen, Lasse Johnsen, Adrian Skogmar, Busanello, Hugo Bolin, Daníel Gudjohnsen e Sead Haksabanovic.
Treinador: Anes Mravac
«Vamos jogar contra o FC Porto num estádio fantástico e poucas pessoas têm a sorte de disputar este tipo de jogos. Também falámos sobre o que não fizemos contra o Nottingham. Podemos falar sobre abordagens táticas o tempo todo, mas se não fizermos o básico bem feito, será muito, muito difícil».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 Malmo

