Frente a frente do clássico: Sérgio Conceição vs Bruno Lage

O SL Benfica venceu o FC Porto no clássico de ontem, e, consequentemente, o veredicto tem de recair sobre Bruno Lage, pelo equilíbrio e eficácia demonstrados.

O FC Porto entrou forte e fez o golo, mas a partir daí deu o jogo “de mão beijada” ao Benfica, recuperando-o unicamente por volta dos 65 minutos, com o resultado já fixado em 1-2 para os encarnados. Nesse espaço de tempo, houve erros claros que provocaram o desfecho indesejado para os adeptos portistas.

A nível defensivo, principalmente, Sérgio Conceição não conseguiu retificar uma pressão tardia e desequilibrada da sua equipa, que viu Gabriel constantemente sozinho para construir jogo e Grimaldo com o corredor direito completamente livre para avançar e causar perigo na defesa portista.

Corona foi completamente nulo na primeira parte e Manafá foi, consequentemente, obrigado a enfrentar tanto Rafa como Grimaldo, tendo surgido daí todas as situações de perigo flagrante do ataque da formação de Bruno Lage, este último que referiu, na conferência de imprensa após o jogo, que pretendeu, exatamente como sucedeu ao longo do jogo, fingir atacar por dentro, mas atacar por fora, pelas alas.

Militão poderia ter sido uma solução face à preponderância ofensiva do Benfica no lado direito da defensiva portista
Fonte: FC Porto

Face à infelicidade de Corona e com Militão no banco e rotinado na posição, poderia ter sido uma solução válida para resolver a avalanche ofensiva no lado direito da defesa portista. Subir Manafá, ao intervalo, teria sido talvez uma opção mais fiável, aliando a velocidade e capacidade de cruzamento do português com a segurança defensiva do brasileiro.

Sérgio Conceição não alterou a estratégia nem os peões azuis e brancos do xadrez, e pagou caro por isso, sofrendo o segundo golo no primeiro quarto de hora da segunda parte, numa jogada semelhante a tantas outras da primeira parte…pelo lado direito da defensiva portista, a partir de uma subida de Grimaldo.

Mas não se pense que Bruno Lage esteve perfeito no clássico, pois não foi, de facto o que aconteceu. O técnico encarnado permitiu que Brahimi desequilibrasse, sozinho, a sua defesa, não conseguindo anular o jogo ofensivo do argelino. Depois da expulsão infantil de Gabriel, Lage viu a sua equipa ser completamente sufocada pelo FC Porto, valendo ao Benfica, em vários momentos, Odysseas, a segurar a vitória dos lisboetas.

Veredicto: Como referido no início do artigo, a escolha tem de recair em Bruno Lage, pelo equilíbrio e eficácia nos processos defensivo e ofensivo, mas acima de tudo pela vitória em casa do maior concorrente ao título de campeão nacional.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente x FC Porto: eis os onzes iniciais para a partida da Primeira Liga

O Gil Vicente e o FC Porto entram em campo a partir das 20h15, num encontro válido pela segunda jornada da Primeira Liga. O desafio vai realizar-se em Barcelos.

Casa Pia vende jogador que foi apontado ao Sporting

Casa Pia prepara-se para deixar sair Pablo Roberto. O jogador vai assinar com o Fortaleza um contrato até ao verão de 2028.

André Silva com concorrência pesada no Elche: ex-Real Madrid e antiga promessa estão no clube da La Liga

André Silva foi confirmado como novo jogador do Elche. O avançado português conta com concorrência pesada no clube., sendo que esta é a terceira passagem do internacional português pela La Liga.

Fim da linha para Tiago Djaló: defesa tem o futuro definido

Tiago Djaló não vai continuar na Juventus durante esta temporada. O jogador está na lista de jogadores transferíveis. O defesa ficou inclusivamente fora da ficha de jogo do particular contra a Atalanta.

PUB

Mais Artigos Populares

Começou a dança das cadeiras: Braga B confirma troca de treinador

O Braga B anunciou esta segunda-feira a saída de Simão Freitas. Ruca Sá já foi confirmado como o novo técnico. Esta é a primeira mexida de treinador na Liga 3.

Sporting: Jeremiah St. Juste define data para dar uma resposta o Osasuna

Jeremiah St. Juste deverá deixar o Sporting neste mercado de transferências e o Osasuna está interessado no jogador. O defesa central já esteve inclusivamente em Pamplona a negociar com o clube.

Sunderland anuncia Nordi Mukiele para o setor defensivo

O Sunderland anunciou a contratação de Nordi Mukiele. O defesa francês assinou um contrato de quatro temporadas.