Frente a frente do clássico: Sérgio Conceição vs Bruno Lage

- Advertisement -

O SL Benfica venceu o FC Porto no clássico de ontem, e, consequentemente, o veredicto tem de recair sobre Bruno Lage, pelo equilíbrio e eficácia demonstrados.

O FC Porto entrou forte e fez o golo, mas a partir daí deu o jogo “de mão beijada” ao Benfica, recuperando-o unicamente por volta dos 65 minutos, com o resultado já fixado em 1-2 para os encarnados. Nesse espaço de tempo, houve erros claros que provocaram o desfecho indesejado para os adeptos portistas.

A nível defensivo, principalmente, Sérgio Conceição não conseguiu retificar uma pressão tardia e desequilibrada da sua equipa, que viu Gabriel constantemente sozinho para construir jogo e Grimaldo com o corredor direito completamente livre para avançar e causar perigo na defesa portista.

Corona foi completamente nulo na primeira parte e Manafá foi, consequentemente, obrigado a enfrentar tanto Rafa como Grimaldo, tendo surgido daí todas as situações de perigo flagrante do ataque da formação de Bruno Lage, este último que referiu, na conferência de imprensa após o jogo, que pretendeu, exatamente como sucedeu ao longo do jogo, fingir atacar por dentro, mas atacar por fora, pelas alas.

Militão poderia ter sido uma solução face à preponderância ofensiva do Benfica no lado direito da defensiva portista
Fonte: FC Porto

Face à infelicidade de Corona e com Militão no banco e rotinado na posição, poderia ter sido uma solução válida para resolver a avalanche ofensiva no lado direito da defesa portista. Subir Manafá, ao intervalo, teria sido talvez uma opção mais fiável, aliando a velocidade e capacidade de cruzamento do português com a segurança defensiva do brasileiro.

Sérgio Conceição não alterou a estratégia nem os peões azuis e brancos do xadrez, e pagou caro por isso, sofrendo o segundo golo no primeiro quarto de hora da segunda parte, numa jogada semelhante a tantas outras da primeira parte…pelo lado direito da defensiva portista, a partir de uma subida de Grimaldo.

Mas não se pense que Bruno Lage esteve perfeito no clássico, pois não foi, de facto o que aconteceu. O técnico encarnado permitiu que Brahimi desequilibrasse, sozinho, a sua defesa, não conseguindo anular o jogo ofensivo do argelino. Depois da expulsão infantil de Gabriel, Lage viu a sua equipa ser completamente sufocada pelo FC Porto, valendo ao Benfica, em vários momentos, Odysseas, a segurar a vitória dos lisboetas.

Veredicto: Como referido no início do artigo, a escolha tem de recair em Bruno Lage, pelo equilíbrio e eficácia nos processos defensivo e ofensivo, mas acima de tudo pela vitória em casa do maior concorrente ao título de campeão nacional.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Harry Kane comenta México x Inglaterra: «Foi um jogo de loucos»

Harry Kane reagiu à passagem de Inglaterra para os quartos de final do Mundial 2026. Ganharam por 3-2 ao México.

Tottenham prepara oferta por avançado que foi pretendido por Portugal: proposta ronda os 100 milhões de euros

O Tottenham está interessado em Eli Junior Kroupi e pode apresentar uma oferta a rondar os 100 milhões de euros ao Bournemouth.

Joga pela Noruega e reagiu ao jogo em português: «O Brasil também teve azar»

A Noruega venceu o Brasil por 2-1 e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Oscar Bobb reagiu ao encontro.

Vinícius Júnior e o porquê de não ter batido penálti no Brasil x Noruega: «Nunca fugi da responsabilidade»

Vinícius Júnior explicou que Carlo Ancelotti escolheu Bruno Guimarães para bater penálti no Brasil x Noruega.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: eis por onde passa o futuro de Jota Silva

Jota Silva está perto de deixar novamente o Nottingham Forest. O extremo português vai assinar com o Olympiacos.

FC Porto: vários jogadores com autorização para se apresentarem apenas a 13 de julho (dragões têm 14 milhões de euros ‘empatados’)

O FC Porto deu autorização aos jogadores que não entram nos planos de Francesco Farioli para se apresentarem a 13 de julho.

Sporting: Frederico Varandas agiu a tempo e Barcelona não terá direito a nada no negócio por Francisco Trincão

O Sporting terá direito a quase toda a verba recebido por Francisco Trincão, que está próximo em assinar com o Al Ahli.