Garra e motivação: ingredientes em falta neste Dragão?

- Advertisement -

Relembrar o plantel do FC Porto da época passada e compará-lo com o atual não parece, à partida, uma tarefa complicada. Grande parte dos jogadores são os mesmos e tivemos ainda o regresso de Danilo, depois de uma longa paragem. Ainda assim, são evidentes as diferenças naquilo que vemos semana após semana, nos jogos. Comparar isso, sim, já se começa a tornar complexo.

As saídas de Marcano, Ricardo Pereira e Diogo Dalot foram as grandes mexidas do plantel no mercado de verão. Muito se falou de possíveis transferências, como de Alex Telles, Brahimi e até de Marega, mas a verdade é que foram apenas dois dos habituais titulares a deixarem a equipa (e Diogo Dalot, claro está, que seria a opção óbvia para substituir Ricardo Pereira). Para o lugar de Marcano foi chamado Diogo Leite nos primeiros encontros oficiais (que deixou boas indicações e continua a ser uma opção com qualidade) e Militão, mais tarde, que parece já ter agarrado definitivamente o lugar e ter feito esquecer o espanhol. Para a direita da defesa, Maxi Pereira. Uma solução que já estava dentro de portas mas que já não tem o fulgor de outros tempos.

O uruguaio garantiu estar disposto a trabalhar em dobro para retribuir a confiança de que foi merecedor, sobretudo por parte do treinador, mas a verdade é que a idade começa já a ser um fator importante no seu desempenho, nomeadamente na rapidez para percorrer o corredor.

O núcleo duro azul e branco permanece o mesmo mas a resposta em campo tem sido diferente
Fonte: FC Porto

No entanto, outras peças importantes do puzzle azul e branco do ano passado estão, esta época, menos “brilhantes”, o que acaba por se refletir no conjunto. Neste momento, com sete jornadas decorridas, o FC Porto soma já as mesmas derrotas que averbou em toda a época passada. Ainda assim, continua a encabeçar a lista de melhor ataque, a par com o SC Braga, com 16 golos. Já a defesa, que terminou o ano passado como a melhor, ocupa neste momento o terceiro lugar, com seis golos encaixados. Aboubakar destaca-se para já entre os melhores marcadores, com quatro golos e apenas atrás de Dyego Sousa, com cinco, mas a lesão que o vai afastar até ao próximo ano rapidamente o tirará do pódio.

E essa é outra semelhança deste FC Porto e do do ano passado: as lesões no ataque. Tal como no arranque passado, Soares lesionou-se neste início de época e, fruto disso, nem chegou a ser inscrito na Liga dos Campeões. Quando regressou, o azar bateu à porta de Aboubakar e um Marega menos arrebatador do que foi tem deixado os dragões longe do ataque demolidor a que habituou os adeptos.

Neste momento, talvez falte na equipa a garra que se viu durante toda a época passada. A sede de conquistar o título e afastar o SL Benfica de um feito que mora apenas na Invicta, terá funcionado como uma motivação extra. Neste momento, precisa-se de um Brahimi que volte a dizer “Nós vamos ganhar”, de um Herrera presente e decisivo no meio campo, de um Marega capaz de desequilibrar qualquer defesa. Éder Militão, substituto do fundamental Marcano, está a dar a resposta que todos esperavam e a encher o centro da defesa. Quanto a todos os outros, são peças já habituadas a jogar entre si e ao treinador, peças habituadas ao Dragão e à sua exigência.

O que cada um sabe e demonstrou no passado, essencial para a conquista, continua por certo a saber. A mudança, parece-me, terá de vir de dentro, da motivação para encarar cada jogo como decisivo, de não relaxar quando a vantagem já é de dois golos e, sobretudo, de não encarar nenhum adversário como fácil. No campo, estou certa que a competência de cada um é a mesma. O mar azul, esse, continua também presente.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica não vai além dos 20 milhões de euros por central inglês

O Benfica está interessado em negociar Taylor Harwood-Bellis. Porém, as águias não vão além dos 20 milhões de euros pelo defesa central.

Sporting: defesa com lugar garantido no onze inicial para o encontro frente ao Vitória SC

O Sporting vai contar com Eduardo Quaresma no onze inicial da partida contra o Vitória SC, jogo da segunda jornada da Primeira Liga.

Sporting: proposta do Sevilha por Giorgi Kochorashvili e já se conhece o motivo

O Sporting está disposto a negociar com o Sevilha a saída de Giorgi Kochorashvili, mas apenas pelos moldes certos.

Fatoumata Diallo bate recorde nacional e conquista o bronze nos Mundiais de Atletismo 2026

Fatoumata Diallo ficou em terceiro lugar na prova de 400 metros barreiras, prova relativa aos Mundiais de Atletismo 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG vence Aston Villa e bisa na Supertaça Europeia

O PSG venceu o Aston Villa na final da Supertaça Europeia por duas bolas a uma, mantendo o troféu na sua posse.

Arsenal e Manchester United escapam com vitórias decididas nos penáltis

Após empates a um golo, o Arsenal bateu o Como 1907 em penáltis, assim como o Manchester United diante do Leeds United.

Roberto Martínez foi apontado mas Xavi Hernández é o escolhido para selecionador dos Países Baixos

Xavi Hernández é o novo selecionador dos Países Baixos. O espanhol sucede a Ronald Koeman, apesar do favoritismo de Roberto Martínez.