Primeira Liga, 9.ª jornada: segunda-feira, 27 de outubro de 2025, 20h15.
A ANTEVISÃO: DUAS FORMAÇÕES TENTAM “MUDAR O CHIP” DEPOIS DE DERROTAS QUE DESVANECERAM O FASCÍNIO
Após pausa para seleções e Taça de Portugal, duas equipas do top-5 do campeonato defrontam-se num momento delicado. O início da época foi brilhante para Moreirense e FC Porto, mas as adversidades começam agora a surgir. Nesta jornada, um duelo que já seria entusiasmante ganha nova importância após os desaires dos dois emblemas.
O modelo de jogo dos dragões parece estar a tornar-se previsível e isso notou-se na deslocação a Nottingham. A fadiga e a falta de criatividade foram evidentes, principalmente com a ausência de um médio criativo. Entre Gabri Veiga e Rodrigo Mora, é expectável que pelo menos um faça parte do 11 azul e branco na visita a Moreira de Cónegos.
O Moreirense, por sua vez, foi surpreendido na taça pelo Fafe depois da derrota para o campeonato na deslocação à Choupana. Dois encontros menos bem conseguidos pela equipa de Vasco Botelho da Costa, que começou a época de forma excelente, projetando-se para os lugares cimeiros da tabela classificativa. A receção aos dragões será uma ameaça séria ao estatuto atual dos cónegos de 100% vitoriosos em casa.
Este encontro poderá ser mais um teste complicado para Farioli, com o metro de terreno no meio-campo a ser vendido muito caro. Com a habitual circulação de bola portista a poder ser limitada pelo sistema tático do Moreirense, a chave para a vitória dos dragões poderá residir nas subidas dos laterais ou na capacidade de criar desequilíbrios de jogadores como Veiga, Mora, Sainz ou mesmo William Gomes. Para os cónegos, solidez defensiva e eficácia no contra-ataque serão as principais vias para os pontos.
O árbitro principal do encontro será João Gonçalves, da AF Porto.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 35.º encontro oficial entre os dois emblemas.
- O histórico de confrontos inclui 25 triunfos portistas contra apenas três dos cónegos e seis empates.
- No Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o FC Porto tem uma percentagem de vitórias de apenas 50%.
- A derrota mais expressiva do Moreirense em receção aos dragões aconteceu na última época (0-3). Nos últimos cinco confrontos para o campeonato, o FC Porto venceu todos, marcando 14 golos e permitindo apenas dois ao Moreirense.
- Samu apontou três golos nas últimas duas partidas frente aos minhotos.
- Os cónegos têm um registo perfeito em casa nesta temporada, com quatro vitórias em quatro jogos.
- A última vez que o Moreirense roubou pontos ao FC Porto aconteceu na época 2020/21.
- Yan Maranhão e Alanzinho são os jogadores da casa que sabem o que é marcar ao FC Porto.
- Este será o primeiro jogo de um dos três grandes (a contar para a Primeira Liga) com transmissão em canal aberto desde 2012.
JOGADORES A TER EM CONTA


Dinis Pinto – O lateral direito minhoto é líder em assistências na Primeira Liga (cinco) e tem tido um papel fundamental no ataque do Moreirense. Sem comprometer nas ações defensivas e com q.b. de agressividade, Dinis agarrou o lugar no 11 e realizou 90 minutos em oito dos nove primeiros jogos da época.


Gabri Veiga – Sem sequer sabermos se será titular, Gabri Veiga pode ser destaque pela falta que fez no último encontro. A aposta de Farioli em Pablo Rosário matou a dimensão criativa do jogo portista e resultou em falta de rasgo na produção ofensiva. Espera-se que o espanhol esteja de regresso ao 11 titular, aplicando a sua visão de jogo em prol da fluidez do ataque azul e branco, fluidez essa que foi escassa ou nula no desafio da passada quinta-feira.
XI´s PROVÁVEIS
Moreirense: Caio Secco; Dinis Pinto, Marcelo, Maracás e Francisco Domingues; Benny, Alan e Stjepanović; Diogo Travassos, Schettine e Teguia.
Treinador: Vasco Botelho da Costa
«Tenho plena convicção de que vamos arranjar espaço para ferir o Porto e conseguir ter bola em determinados momentos. O Porto tem uma pressão individual a campo inteiro muito forte, que penso podermos conseguir bater, num primeiro momento».
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Moura; Varela, Froholdt e Gabri Veiga; Sainz, Samu e Pepê.
Treinador: Francesco Farioli
«O Moreirense é a equipa com melhor registo em casa, venceram todos os encontros. Vai ser um jogo muito exigente para nós, é uma equipa muito bem organizada e orientada».
PREVISÃO DE RESULTADO: Moreirense 1-2 FC Porto

