Hora de dar a volta por cima | Moreirense x FC Porto

- Advertisement -

Primeira Liga, 9.ª jornada: segunda-feira, 27 de outubro de 2025, 20h15.

A ANTEVISÃO: DUAS FORMAÇÕES TENTAM “MUDAR O CHIP” DEPOIS DE DERROTAS QUE DESVANECERAM O FASCÍNIO

Após pausa para seleções e Taça de Portugal, duas equipas do top-5 do campeonato defrontam-se num momento delicado. O início da época foi brilhante para Moreirense e FC Porto, mas as adversidades começam agora a surgir. Nesta jornada, um duelo que já seria entusiasmante ganha nova importância após os desaires dos dois emblemas.  

O modelo de jogo dos dragões parece estar a tornar-se previsível e isso notou-se na deslocação a Nottingham. A fadiga e a falta de criatividade foram evidentes, principalmente com a ausência de um médio criativo. Entre Gabri Veiga e Rodrigo Mora, é expectável que pelo menos um faça parte do 11 azul e branco na visita a Moreira de Cónegos.

O Moreirense, por sua vez, foi surpreendido na taça pelo Fafe depois da derrota para o campeonato na deslocação à Choupana. Dois encontros menos bem conseguidos pela equipa de Vasco Botelho da Costa, que começou a época de forma excelente, projetando-se para os lugares cimeiros da tabela classificativa. A receção aos dragões será uma ameaça séria ao estatuto atual dos cónegos de 100% vitoriosos em casa.

Este encontro poderá ser mais um teste complicado para Farioli, com o metro de terreno no meio-campo a ser vendido muito caro. Com a habitual circulação de bola portista a poder ser limitada pelo sistema tático do Moreirense, a chave para a vitória dos dragões poderá residir nas subidas dos laterais ou na capacidade de criar desequilíbrios de jogadores como Veiga, Mora, Sainz ou mesmo William Gomes. Para os cónegos, solidez defensiva e eficácia no contra-ataque serão as principais vias para os pontos.

O árbitro principal do encontro será João Gonçalves, da AF Porto.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 35.º encontro oficial entre os dois emblemas.
  2. O histórico de confrontos inclui 25 triunfos portistas contra apenas três dos cónegos e seis empates.
  3. No Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o FC Porto tem uma percentagem de vitórias de apenas 50%.
  4. A derrota mais expressiva do Moreirense em receção aos dragões aconteceu na última época (0-3). Nos últimos cinco confrontos para o campeonato, o FC Porto venceu todos, marcando 14 golos e permitindo apenas dois ao Moreirense.
  5. Samu apontou três golos nas últimas duas partidas frente aos minhotos.
  6. Os cónegos têm um registo perfeito em casa nesta temporada, com quatro vitórias em quatro jogos.
  7. A última vez que o Moreirense roubou pontos ao FC Porto aconteceu na época 2020/21.
  8. Yan Maranhão e Alanzinho são os jogadores da casa que sabem o que é marcar ao FC Porto.
  9. Este será o primeiro jogo de um dos três grandes (a contar para a Primeira Liga) com transmissão em canal aberto desde 2012.

JOGADORES A TER EM CONTA

Dinis Pinto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Dinis Pinto O lateral direito minhoto é líder em assistências na Primeira Liga (cinco) e tem tido um papel fundamental no ataque do Moreirense. Sem comprometer nas ações defensivas e com q.b. de agressividade, Dinis agarrou o lugar no 11 e realizou 90 minutos em oito dos nove primeiros jogos da época.

Gabri Veiga e Richard Ríos
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Gabri Veiga Sem sequer sabermos se será titular, Gabri Veiga pode ser destaque pela falta que fez no último encontro. A aposta de Farioli em Pablo Rosário matou a dimensão criativa do jogo portista e resultou em falta de rasgo na produção ofensiva. Espera-se que o espanhol esteja de regresso ao 11 titular, aplicando a sua visão de jogo em prol da fluidez do ataque azul e branco, fluidez essa que foi escassa ou nula no desafio da passada quinta-feira.

XI´s PROVÁVEIS

Moreirense: Caio Secco; Dinis Pinto, Marcelo, Maracás e Francisco Domingues; Benny, Alan e Stjepanović; Diogo Travassos, Schettine e Teguia.

Treinador: Vasco Botelho da Costa

«Tenho plena convicção de que vamos arranjar espaço para ferir o Porto e conseguir ter bola em determinados momentos. O Porto tem uma pressão individual a campo inteiro muito forte, que penso podermos conseguir bater, num primeiro momento».

FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Moura; Varela, Froholdt e Gabri Veiga; Sainz, Samu e Pepê.

Treinador: Francesco Farioli

«O Moreirense é a equipa com melhor registo em casa, venceram todos os encontros. Vai ser um jogo muito exigente para nós, é uma equipa muito bem organizada e orientada».

PREVISÃO DE RESULTADO: Moreirense 1-2 FC Porto

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Bétis derrota Mallorca e insulares terminam jornada na zona de despromoção da La Liga

O Real Bétis foi ao Son Moix vencer o Mallorca por duas bolas a uma durante este domingo, num encontro da 24.ª jornada da La Liga.

Lyon aumenta série de vitórias e Le Havre bate o Toulouse com 10 elementos: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Na 22.ª jornada da Ligue 1, o Lyon recebeu e bateu o Nice por 2-0 e o Le Havre venceu o Toulouse apesar de jogar com 10 elementos desde os dois minutos.

Santa Clara envia Wendel Silva para o Ceará por empréstimo

Na passada sexta-feira, o Ceará anunciou que Wendel Silva chegou por empréstimo até ao final de 2026, proveniente do Santa Clara.

Luís Castro comenta atitude de jogador do Valência no final do encontro: «As pessoas que não sabem perder ou não sabem ganhar não contribuem...

Luís Castro não gostou da atitude de Eray Comert no final do encontro entre o Levante e o Valência, jogo da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Vizela exige saídas de treinador, diretor desportivo e líder da SAD: «A paciência esgotou-se»

João Madureira, atual presidente do Vizela, exigiu que se façam alterações na SAD, depois do mau resultado frente ao Marítimo.

Zicky Té comenta regresso às quadras: «Os boatos infundados de pessoas maldosas têm tomado grandes proporções»

Zicky Té está recuperado da sua mais recente lesão e falou sobre o seu regresso às quadras ao serviço do Sporting.

Para estar atento? Granada volta a repetir fórmula usada com Souleymane Faye e já soma resultados

O Granada contratou Izan González no último mercado de transferências de inverno, apostando num jogador que estava num escalão inferior.