Publicidade

Lições de um Clássico dominado e… aquilo que mais ninguém joga

Gaspar Ribeiro Lança · 2 min

Lições de um Clássico dominado e… aquilo que mais ninguém joga

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

amarazul

Dominar um Clássico não chega. É preciso vencê-lo e para isso marcar golos. Um, dois, enfim, mais do que os dos adversários. Quando isso não acontece, algo correu mal e… há que saber retirar pontos positivos e outros que nos permitam melhorar. Enquanto o faço, analiso também o próximo adversário do Futebol Clube do Porto na liga milionária que, em Portugal, mais ninguém joga.

Em dias como o de ontem há tudo menos certezas. De pouco importa quem tem vindo a jogar o melhor futebol, o mais bonito – aquele que ‘encanta’. E tudo isso foi provado pelo conjunto visitante ao longo dos noventa minutos; apesar do domínio de que foi alvo, conseguiu fazer o que Julen e os seus comandados tão perto estiveram de, por uma vez, celebrar: golo(s).

De ontem devemos aprender que não basta jogar futebol bonito; não basta atacar, fazer fintas e passes de um flanco ao outro vezes e vezes sem conta; jogar mais e melhor é bom, sim – é isso que queremos e é isso que nos leva ao estádio – mas são precisos golos; golos que não têm faltado em grande parte dos jogos mas que, frente a Boavista (o domínio foi ainda mais impressionante), Sporting e Benfica não chegaram; de ontem devemos aprender que Brahimi pode estar a precisar de um par de jogos a descansar, não só para recuperar energias mas também para voltar a ser o Brahimi que já foi.

Há tanto para aprender… Mas as notícias boas também existem: temos uma equipa a jogar um muito, muito bom futebol; temos uma equipa coesa, equilibrada, elegante. E mais! Defrontamos o Basileia nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Aqui, no entanto, chegamos ao momento de levantar o pé do acelerador e encarar as hipóteses que temos pela frente. A primeira saída à direita desviou o autocarro que transportava conjuntos como o Real Madrid, o Chelsea ou o Bayern de Munique, enfim, todos aqueles que de nenhuma forma (e ainda bem!, dizemos) nos poderiam calhar. As próximas saídas não eram, no entanto, mais animadoras e poderia ao Porto ter calhado em sorte, imagine-se, o Arsenal, Machester City, Juventus ou PSG, entre outros.

O Basileia era claramente a melhor opção, afirmam vocês, leitores, sem hesitar. E eu subscrevo de igual forma e convicção mas, e, no entanto, alertando para que também ao Basileia saiu, ‘hiperbolizando’, a sorte grande. É que ao conjunto de Paulo Sousa poderia ter calhado qualquer um dos elementos daquele autocarro que saiu na primeira saída… E assim, de um momento para o outro, teremos frente a frente duas equipas plenamente satisfeitas com o seu sorteio e ainda mais motivadas para lutar por um dos oito lugares ainda vagos nos quartos-de-final.

O que fazer? Bem, continuar a jogar o futebol bonito que Julen tem implementado e estudar bem a táctica. É que, do outro lado, estará um conjunto bem conhecido pelos seus últimos esforços europeus. Não estão recordados? Nos últimos quatro anos, a equipa suíça somou triunfos sobre a Roma, o Manchester United (a que se soma ainda um entusiasmante empate em Old Trafford) e o Chelsea, de José Mourinho, por duas vezes na última temporada.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Gaspar Ribeiro Lança

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.