Máquina do tempo: Noite mágica de Benni

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoNo dia 25 de Fevereiro de 2004, o FC Porto recebeu o “gigante” Manchester United em jogo a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Uma vitória por 2-1, numa grande noite do FC Porto e com um ambiente absolutamente fantástico no Dragão.

O FC Porto alinhou da seguinte forma: Vítor Baia, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Pedro Mendes, Maniche, Deco, Alenichev (Jankauskas), Carlos Alberto (Ricardo Fernandes), Benni McCarthy (Bruno Morais).

Uma equipa fantástica, treinada por José Mourinho, que espalhou classe pela Europa fora, acabando por conquistar a Liga dos Campeões diante o Mónaco, com uns concludentes 3-0, na célebre final de Gelsenkirchen.

Assisti a este grande jogo numa zona privilegiado do estádio do Dragão (num camarote), com todo o conforto, mas o jogo foi de uma intensidade tal e o ambiente vivido era tão mágico que passei mais tempo em pé do que sentado.

Benni arrasou nesta noite. Fonte: Kick off
Benni arrasou nesta noite
Fonte: Kick off

O homem da noite foi Benni McCarthy, ao apontar os dois golos (29 e 78 minutos). O Manchester era uma super equipa, marcou primeiro por Fortune, aos 14 minutos, mas esta equipa do FC Porto nunca se dava por vencida e conseguiu dar a volta ao resultado com uma exibição de luxo.

É difícil de explicar o ambiente que se vivia para quem não esteve no Estádio ou para quem não é portista, foram épocas em que os adeptos acreditavam que éramos capazes de tudo, de vencer qualquer equipa. Na época anterior, tínhamos ganho a Liga Europa (onde também estive presente) e a equipa e o treinador davam tanta confiança aos adeptos que o céu era o limite.

Uma equipa barata, com muitos portugueses (neste jogo foram oito de início), mas com uma garra do tamanho do mundo. Mas não era só garra, era também muita classe: Deco ou Alenichev eram classe pura, Jorge Costa e Costinha (antes quebrar que torcer), Vítor Baía, um “monstro na baliza”, e muitos mais exemplos poderia dar da qualidade desta equipa. E José Mourinho que foi o grande arquiteto destas conquistas.

Esta época, foi a ultima vez que um clube fora dos quatro grandes países (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália) dominadores do futebol Europeu conseguiu ganhar uma Liga dos Campeões, por aqui se vê a grandeza do feito do FC Porto nesta época.

Uma noite mágica das muitas que tive o prazer de viver, quer nas Antas, quer no Dragão!

Foto de Capa: Dailymail

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara reage em comunicado: «Não existe qualquer fusão. O Santa Clara é e será sempre dos Açores»

O Santa Clara afastou cenários de fusão ou de mudança de local. Comunicado surge depois das notícias que deram conta de interessados neste cenário.

Kylian Mbappé pede explicações ao árbitro e não recebe resposta: «Palhaços, os árbitros»

Kylian Mbappé e o quarto árbitro do Valência x Real Madrid envolveram-se numa altercação verbal. Avançado pediu explicações que não lhe foram dadas.

Hugo Oliveira analisa mercado do Famalicão e elogia Gustavo Sá: «Acabará por dar um passo na carreira»

Hugo Oliveira comentou saída de Yasser Zabiri e continuidade de Gustavo Sá no Famalicão. Declarações na antevisão do duelo contra o AVS SAD.

Luis Enrique não esquece derrota contra o Sporting depois da goleada ao Marselha: «Em Lisboa fizemos um jogo muito bom»

Luis Enrique analisou a vitória do PSG sobre o Marselha por 5-0. Técnico confessou que não esqueceu derrota contra o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

SAD do Santa Clara ameaça abandonar Açores: há históricos interessados

A SAD do Santa Clara pode abandonar o emblema dos Açores e vários históricos estão interessados numa eventual fusão.

Arne Slot lamenta mais um golo sofrido nos descontos e atira-se à arbitragem: «Mais uma vez, o árbitro decidiu contra nós. Têm de fazer...

Arne Slot analisou a derrota do Liverpool contra o Manchester City. Técnico falou em ascendente dos reds e falou da arbitragem.

FC Porto x Sporting: despedida marcada para defesa dos leões

Matheus Reis deverá realizar o seu último jogo de leão ao peito frente ao FC Porto. O defesa vai rumar ao CSKA Moscovo.