Máquina do tempo: Noite mágica de Benni

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoNo dia 25 de Fevereiro de 2004, o FC Porto recebeu o “gigante” Manchester United em jogo a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Uma vitória por 2-1, numa grande noite do FC Porto e com um ambiente absolutamente fantástico no Dragão.

O FC Porto alinhou da seguinte forma: Vítor Baia, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Pedro Mendes, Maniche, Deco, Alenichev (Jankauskas), Carlos Alberto (Ricardo Fernandes), Benni McCarthy (Bruno Morais).

Uma equipa fantástica, treinada por José Mourinho, que espalhou classe pela Europa fora, acabando por conquistar a Liga dos Campeões diante o Mónaco, com uns concludentes 3-0, na célebre final de Gelsenkirchen.

Assisti a este grande jogo numa zona privilegiado do estádio do Dragão (num camarote), com todo o conforto, mas o jogo foi de uma intensidade tal e o ambiente vivido era tão mágico que passei mais tempo em pé do que sentado.

Benni arrasou nesta noite. Fonte: Kick off
Benni arrasou nesta noite
Fonte: Kick off

O homem da noite foi Benni McCarthy, ao apontar os dois golos (29 e 78 minutos). O Manchester era uma super equipa, marcou primeiro por Fortune, aos 14 minutos, mas esta equipa do FC Porto nunca se dava por vencida e conseguiu dar a volta ao resultado com uma exibição de luxo.

É difícil de explicar o ambiente que se vivia para quem não esteve no Estádio ou para quem não é portista, foram épocas em que os adeptos acreditavam que éramos capazes de tudo, de vencer qualquer equipa. Na época anterior, tínhamos ganho a Liga Europa (onde também estive presente) e a equipa e o treinador davam tanta confiança aos adeptos que o céu era o limite.

Uma equipa barata, com muitos portugueses (neste jogo foram oito de início), mas com uma garra do tamanho do mundo. Mas não era só garra, era também muita classe: Deco ou Alenichev eram classe pura, Jorge Costa e Costinha (antes quebrar que torcer), Vítor Baía, um “monstro na baliza”, e muitos mais exemplos poderia dar da qualidade desta equipa. E José Mourinho que foi o grande arquiteto destas conquistas.

Esta época, foi a ultima vez que um clube fora dos quatro grandes países (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália) dominadores do futebol Europeu conseguiu ganhar uma Liga dos Campeões, por aqui se vê a grandeza do feito do FC Porto nesta época.

Uma noite mágica das muitas que tive o prazer de viver, quer nas Antas, quer no Dragão!

Foto de Capa: Dailymail

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona confirma contratação do extremo luso-inglês Ajay Tavares

Ajay Tavares é reforço do Barcelona. O extremo luso-inglês deixou o Norwich e assinou com os culés até junho de 2028.

Dick Advocaat abandonou o comando técnico do Curaçau nas vésperas do Mundial 2026

Dick Advocaat já não é treinador do Curaçau. O técnico neerlandês abandonou o comando técnico da seleção devido ao problema de saúde da sua filha.

Ricardo Silva é o novo treinador da UD Oliveirense

Ricardo Silva vai assumir o comando técnico da Oliveirense. O treinador já foi apresentado e prepara-se para assumir o emblema da Segunda Liga.

Nélson Semedo após empate do Fenerbahçe: «Temos de trabalhar, aprender com os nossos erros»

Nélson Semedo reagiu ao empate do Fenerbahçe na Liga da Turquia. Internacional português foi titular na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Barcelona sobre terem recusado 250 milhões de euros por jogador: «Algumas pessoas acharam que éramos loucos»

Joan Laporta, presidente do Barcelona, fala sobre terem rejeitado 250 milhões de euros do PSG por Lamine Yamal.

Já foi treinado por José Mourinho e não gostou das suas declarações: «Foi um comentário muito desapropriado»

John Obi Mikel não gostou das declarações de José Mourinho após o Benfica x Real Madrid, a envolver Vinícius Júnior e Prestianni.

Duelo de titãs no Futsal: eis os 5 iniciais de Benfica e Sporting para a Champions League

Cassiano Klein reagiu ao encontro entre o Benfica e o Sporting, que se realizou na noite desta segunda-feira. A partida terminou com um X-X.