Máquina do tempo: Noite mágica de Benni

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoNo dia 25 de Fevereiro de 2004, o FC Porto recebeu o “gigante” Manchester United em jogo a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Uma vitória por 2-1, numa grande noite do FC Porto e com um ambiente absolutamente fantástico no Dragão.

O FC Porto alinhou da seguinte forma: Vítor Baia, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Pedro Mendes, Maniche, Deco, Alenichev (Jankauskas), Carlos Alberto (Ricardo Fernandes), Benni McCarthy (Bruno Morais).

Uma equipa fantástica, treinada por José Mourinho, que espalhou classe pela Europa fora, acabando por conquistar a Liga dos Campeões diante o Mónaco, com uns concludentes 3-0, na célebre final de Gelsenkirchen.

Assisti a este grande jogo numa zona privilegiado do estádio do Dragão (num camarote), com todo o conforto, mas o jogo foi de uma intensidade tal e o ambiente vivido era tão mágico que passei mais tempo em pé do que sentado.

Benni arrasou nesta noite. Fonte: Kick off
Benni arrasou nesta noite
Fonte: Kick off

O homem da noite foi Benni McCarthy, ao apontar os dois golos (29 e 78 minutos). O Manchester era uma super equipa, marcou primeiro por Fortune, aos 14 minutos, mas esta equipa do FC Porto nunca se dava por vencida e conseguiu dar a volta ao resultado com uma exibição de luxo.

É difícil de explicar o ambiente que se vivia para quem não esteve no Estádio ou para quem não é portista, foram épocas em que os adeptos acreditavam que éramos capazes de tudo, de vencer qualquer equipa. Na época anterior, tínhamos ganho a Liga Europa (onde também estive presente) e a equipa e o treinador davam tanta confiança aos adeptos que o céu era o limite.

Uma equipa barata, com muitos portugueses (neste jogo foram oito de início), mas com uma garra do tamanho do mundo. Mas não era só garra, era também muita classe: Deco ou Alenichev eram classe pura, Jorge Costa e Costinha (antes quebrar que torcer), Vítor Baía, um “monstro na baliza”, e muitos mais exemplos poderia dar da qualidade desta equipa. E José Mourinho que foi o grande arquiteto destas conquistas.

Esta época, foi a ultima vez que um clube fora dos quatro grandes países (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália) dominadores do futebol Europeu conseguiu ganhar uma Liga dos Campeões, por aqui se vê a grandeza do feito do FC Porto nesta época.

Uma noite mágica das muitas que tive o prazer de viver, quer nas Antas, quer no Dragão!

Foto de Capa: Dailymail

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hungria vence Finlândia em jogo particular com bis de Barnabás Varga

A Hungria venceu a Finlândia por 2-1, em Budapeste, num jogo particular. Ambos os conjuntos não vão participar na fase final do Mundial 2026.

Luan Patrick recorda conversa com Renan Ribeiro no Estrela da Amadora: «Disse-lhe que, a partir dali, tinha a certeza de que não íamos descer...

Luan Patrick revelou o momento em que sentiu que o Estrela da Amadora iria assegurar a manutenção na Primeira Liga.

Eis o registo de Luís Freire ao leme de Portugal sub-21: 32 golos marcados e nenhum sofrido

Luís Freire assumiu o comando de Portugal sub-21 em julho de 2025 e soma, desde então, sete vitórias e um empate.

Nicolás Córdova antevê encontro com Portugal: «É um grande candidato a estar entre os quatro melhores»

Nicolás Córdova realizou a antevisão ao jogo particular entre Portugal e Chile. Técnico destacou a qualidade do plantel português.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Sporting: Hakan Safi já definiu a alternativa para Luis Suárez

Segundo Yagiz Sabuncuoglu, Vedat Muriqi é a segunda opção de Hakan Safi para o Fenerbahçe, caso não seja possível fechar a contratação de Luis Suárez.

Frederico Varandas reage aos rumores sobre Luis Suárez e deixa aviso: «O preço do Suárez são 80 milhões de euros, nem menos um cêntimo»

Frederico Varandas respondeu aos rumores que ligavam Luis Suárez ao Fenerbahçe e deixou garantias quanto ao futuro do avançado colombiano.

Sidny Lopes Cabral deixa mensagem de despedida do Benfica: «Foi uma honra»

Com transferência acertada para o Trabzonspor, Sidny Lopes Cabral publicou um vídeo de despedida do Benfica.