📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Máquina do Tempo: Serenata à Chuva

- Advertisement -

Numa noite fria e chuvosa, em que os céus da cidade do Porto não deram tréguas ao longo dos 90 minutos de jogo, os adeptos da equipa azul e branca mantiveram-se firmes até ao final no apoio à sua equipa e, como contrapartida, foram brindados com um recital de bom futebol. Antes do jogo Mancini havia dito que, do FC Porto, apenas conhecia dois futebolistas: Capucho e Deco; no final, certamente terá regressado a Roma aliviado por não ter saído do Estádio das Antas com um resultado ainda mais “pesado” do que aquele com que acabaria por terminar o encontro.

As imagens do final da partida são memoráveis: os adeptos do FC Porto ainda no estádio, molhados da cabeça aos pés, ao telemóvel a expressar a sua alegria com o resultado e a exibição da equipa; fora do estádio, enquanto chovia copiosamente, os adeptos concentrados na subida para a Torre das Antas a cantar pela equipa. A noite haveria de ser inesquecível e são muitos aqueles que, até hoje, guardam religiosamente o bilhete que lhes permitiu assistir a uma exibição imperial que colocou o FC Porto, em definitivo, na rota dos títulos europeus.

Fonte: Getty Images
Stankovic e Paulo Ferreira no Olímpico
Fonte: Getty Images

Se dúvidas havia, naquela noite elas acabariam por ficar desfeitas: o FC Porto era um dos principais, senão mesmo o principal favorito a vencer a Taça UEFA 2002/2003. Os mind games de José Mourinho estavam no seu auge e faziam escola, com clara repercussão na forma como os seus jogadores encaravam cada partida e cada minuto de jogo, nunca dando uma bola por perdida mas sem nunca perderem, igualmente, a organização e o rigor tático. A vitória frente à SS Lazio seria o primeiro passo para a glória europeia do FC Porto que haveria de estender-se até ao ano seguinte, com a conquista da Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen, frente ao AS Monaco FC.

Foto de Capa: Alamy.com

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting continua com prioridade em mente e vinda de Luís Guilherme não muda isso

O Sporting olha para o mercado de janeiro. Vinda de Luís Guilherme, caso aconteça, não trava contratação de outro extremo.

É um dos principais alvos do FC Porto, tem «dezenas de clubes interessados» e pode sair: «Há conversas em várias frentes»

Ziemowit Deptula, presidente cessante do Jagiellonia, falou sobre a situação de Oskar Pietuszewski, alvo do FC Porto.

CAN 2025: Angola regista o primeiro ponto ao empatar com Zimbabué

A Angola empatou 1-1 com o Zimbabué na segunda jornada da CAN 2025. Gelson Dala marcou o primeiro golo do jogo.

Sidny Cabral na rota do Benfica: João Nuno confirma que lateral vai falhar Famalicão x Estrela Amadora

Sidny Cabral vai falhar o Famalicão x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Lateral cabo-verdiano está a caminho do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Futebol francês de luto: Morreu Jean-Louis Gasset aos 72 anos

Jean-Louis Gasset morreu aos 72 anos. Montpellier foi o último clube da sua carreira e emitiu esta sexta-feira comunicado oficial.

Diogo Costa reflete sobre terminar carreira no FC Porto: «Nunca sabemos o dia de amanhã, mas era algo que me deixaria extremamente feliz»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a possibilidade de acabar a carreira no Dragão.

Diogo Costa define objetivos para 2026 e pensa em Aliados: «Quero também realizar o sonho do Mora»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre os objetivos para 2026.