Matheus Uribe | O insubstituível?

Ainda sem renovar, o Matheus Uribe é uma das preocupações para os adeptos do FC Porto, que não veem no plantel um jogador com capacidade de ser um substituto à altura para suprir as qualidades que Uribe aporta à equipa.

Esta não é a primeira vez que os dragões vivem um momento igual a este. Facilmente nos lembramos de Herrera, Felipe, Marega e até mesmo o argelino Brahimi, sendo que todos este tiveram papéis preponderantes nas épocas em que perfilaram de dragão ao peito, com vários momentos decisivos e consequentemente vários títulos impactantes. Uma história que não é nova e que o FC Porto pode voltar a repetir com o seu número 8, Matheus Uribe.

Voltando ao ponto da questão, será que Grujic e Eustáquio, que seriam os mais óbvios tendo em conta as escolhas à disposição de Sérgio Conceição, podem ser os substitutos do colombiano, caso não renove? No meu entender, o sérvio e o canadiano não serão os substitutos de Matheus Uribe. E por quê?

Porque são jogadores com características diferentes de Uribe e o próprio “jogo” do FC Porto terá que se moldar novamente, sendo que é uma zona fulcral para a fórmula de Sérgio Conceição, que com a sua pressão alta, necessita de um jogador que, no meio-campo, seja um equilibrador “nato”, posição que utiliza apenas com dois atletas nesse setor.

O médio de 31 anos é essencial no FC Porto. A nível tático, além dos equilíbrios que abordei em cima, Uribe dá muita confiança à equipa com e sem bola. Na primeira fase de construção, consegue sempre distribuir com critério, nunca exagerando nos toques, dando ao jogo um ritmo muito elevado, algo que é primordial nos azuis e brancos que, por norma, são a equipa que está com mais volume ofensivo.

Outro ponto, é a sua liderança no balneário que se transporta para o terreno de jogo. Matheus Uribe é um dos jogadores mais comunicativos com os seus colegas dentro das quatro linhas, corrigindo algum tipo de posicionalmente, algo que para qualquer treinador é importantíssimo ter num líder, não esquecendo o Pepe, claro.

A nível defensivo é um jogador com o perfil de Sérgio Conceição, muito intenso em todos os momentos. Matheus Uribe consegue aliar a sua raça e agressividade a uma enorme inteligência nas interceções, o que convenhamos, é muito difícil de encontrar no mercado, por um valor razoável fase aos problemas do FC Porto nesse requisito, e ter no seu plantel.

Grujic e Eustáquio não são esses jogadores. O que o sérvio dá ao jogo a nível defensivo não consegue desenvolver o mesmo em fase ofensiva e o canadiano, vice-versa. São jogadores com capacidades que dão muito jeito aos portistas, mas naquela função e perante as convicções de Sérgio Conceição para a mesma, não encaixam. Mas o que é facto, é que Sérgio Conceição é muito perspicaz na forma como monta a sua equipa e consegue suprir esse desfalque.

Caso a sua renovação não seja possível, a opção mais viável, na minha opinião, seria ir ao mercado e procurar um jogador que tenha mais ao menos o mesmo perfil e, claro, que seja um pouco mais jovem e que tenha alguma margem de produtividade, tanto a nível económico e, principalmente, desportivo.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos após passagem do Santa Clara na Conference League: «Demos uma grande resposta»

O Santa Clara qualificou-se esta quinta-feira para a terceira pré-eliminatória da Conference League. Vasco Matos já reagiu.

Pedro Gonçalves abre o marcador do Sporting x Benfica mas golo é anulado

Sporting e Benfica defrontam-se no Estádio do Algarve. O conjunto de Alvalade esteve perto de abrir o marcador.

Santa Clara vence Varazdin por 2-0 nos Açores e segue para a 3ª pré-eliminatória da Conference League

O Santa Clara conseguiu dar a volta à eliminatória. Depois da derrota na Croácia, açorianos venceram o Varazdin.

Maxi Araújo antevê duelo com o Benfica a minutos da Supertaça: «O Di María foi-se embora, mas têm o Ríos»

Maxi Araújo falou aos microfones dos jornalistas a poucos minutos do apito inicial da Supertaça. Sporting defronta o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença e o Sporting x Benfica na Supertaça: «Preparado ao pormenor como se fosse a final da Champions League»

O Sporting e o Benfica enfrentam-se esta noite na Supertaça. Pedro Proença, presidente da FPF, falou sobre o jogo e a arbitragem.

Mário Branco questionado por Paulo Dybala no Benfica: «Têm saído muitos nomes que não fazem sentido»

Mário Branco foi questionado sobre a possibilidade do Benfica contratar Paulo Dybala, mas desviou-se do tema.

Diogo Prioste antes do Sporting x Benfica: «Sinto o grupo muito pronto, enquadrado e consciente do que tem de fazer»

O Benfica e o Sporting enfrentam-se esta noite na Supertaça de Portugal. Eis o que disse Diogo Prioste antes de mais um dérbi.