📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mudança no paradigma do FC Porto

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Há uns meses escrevia que as grandes equipas conseguem ganhar jogos mesmo quando a exibição não é convincente mas o resultado é lhes favorável. Porém, no universo do FC Porto, a tentativa de jogar bem e de ligar o jogo foi deixada um pouco de lado, tendo agora sido apoiado o resultadismo, que resulta em bater bola na frente e contar com o poder de choque dos seus avançados André Silva e Soares, principalmente este primeiro.

NES tinha afirmado que queria a sua equipa a fazer pressão intensa para recuperar a bola e que queria chegar rapidamente a zonas de finalização para decidir os lances.

Esta equipa, e isso vê-se nos últimos jogos, deixou de tentar construir em posse para abrir espaços e penetrar nas linhas adversárias. Por outro lado, o processo defensivo de ganhar a bola rapidamente, ser agressivo e matar o mais cedo possível as jogadas tem sido praticado e com o reconhecido sucesso. Podendo comparar dados estatísticos, o FC Porto nos últimos jogos (excluindo Tondela) teve 46% de posse de bola frente ao Rio Ave, 52% frente ao Estoril, 34% contra o Sporting, 42% em Guimarães. Pouco, muito pouco porque esta equipa, quando tem a bola não sabe o que fazer tendo as suas linhas muito afastadas, sem o meio campo conseguir fazer a ligação entre setores de forma pensada.

Fonte: FC Porto

A primeira parte contra o Tondela foi má, sem haver outros adjetivos para descrever a exibição portista nos primeiros 45 minutos e, nesse período, os centrais do FC Porto e o médio mais recuado estavam já amarelados. Faltava, inúmeras vezes, alguém que descesse para receber a bola entre linhas e uma referência no eixo central. André André não podia avançar em demasia sob ameaça da bola entrar entre a linha média e a defensiva e desproteger Rúben Neves, pois só sobraria este no meio-campo, e Otávio aparecia poucas vezes em zonas interiores, a denotar falta de ritmo e de entrosamento até. Jogar com apenas dois médios obriga a uma disciplina e versatilidade na dinâmica da equipa que o FC Porto, com estas unidades, ainda não revelou da forma desejada.

Há que melhorar muito porque amanhã o FC Porto recebe a Juventus e será um teste à mudança de paradigma porque assim, os azuis e brancos jogarão da forma que agora adaptaram que é a de esperar pelo adversário, destruir jogo, bloco defensivo forte e agressivo e meter a bola rápido na frente.

O campeonato ainda tem muito jogo e o próximo é uma deslocação ao difícil Estádio do Bessa onde a equipa não conta com Felipe, sendo substituído, se não houver nada em contrário, por Boly. Uma prova de fogo que terá de ser ultrapassada.

Foto de Capa: UEFA

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

Estrela da Amadora rejeita 3 milhões de euros por reforço de verão

O arranque da temporada de Sidny Cabral não passou despercebido. Estrela da Amadora rejeitou propostas de três milhões de euros pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.