📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Muito mudou, mas o essencial está lá

- Advertisement -

Ninguém pode estar completamente satisfeito com o início de época do FC Porto. Se a equipa fez o que lhe competia ao vencer a Supertaça e dessa forma dar continuidade à retoma iniciado com a conquista do último campeonato, a verdade é que, desde então, o nível não mais se manteve e, neste momento, em apenas sete jornadas de Primeira Liga, a equipa já conseguiu igualar o pior registo da temporada passada: duas derrotas.

A verdade é que um conjunto de fatores (já explorados até ao tutano) determinou a situação atual em que a equipa se encontra. Desde logo, a necessidade de reformular um setor que perdeu duas (que acabaram por ser três) peças chave para aquilo que de melhor se havia visto no ano passado, o equilíbrio defensivo. Se aposta em Éder Militão acabou por ser certeira, a verdade é que Maxi acabou por ser a solução de recurso face aos tiros ao lado que foram Janko e João Pedro. Em Mbemba estão depositadas as últimas esperanças de que a afinação seja total no quarteto à frente de Casillas. Estou em crer que, quando estiver em condições, o congolês assumirá uma parelha com Felipe e Militão acabará desviado para a direita por forma a oferecer maior acutilância e velocidade no ataque, algo que Ricardo tão bem fazia.

Nos restantes, os problemas parecem essencialmente um claro sub-rendimento ao já demonstrado do que, propriamente, falta de opções. É certo que uma ou outra peça viria a calhar, mas homens como Herrera, Brahimi e, por que não?, Marega, têm sido autênticas sombras daquilo que se lhes conhece. Também os adversários este ano bem mais preparados para anular as forças evidenciadas pelo FC Porto 17/18, que teimou em entrar na nova época com as mesmas dinâmicas.

Brahimi tem sido o rosto maior do sub-rendimento que vem assolando alguns jogadores azuis e brancos
Fonte: FC Porto

Sérgio Conceição – e é aqui que quero chegar – reconheceu esse problema e adiantou que busca diariamente imprimir novas variantes na dinâmica da equipa. É esse o segredo (como se isto fosse algo de novo). Porém, as comparações com o passado são inevitáveis e obrigam o próprio SC a constantes reinvenções, até porque, mais importante do que ter sido campeão, é revalidar esse estatuto. Muita coisa mudou, mas o essencial permanece inalterável: Sérgio continua igual a si próprio e enquanto assim for, há razões para continuar a sonhar. O tempo é de recolhimento. Aguardemos por um regresso à competição verdadeiramente à dragão!

 

Fonte: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Besiktas volta a visar Rafa Silva: «Se quer sair, paga ao Besiktas o valor acordado pela sua transferência»

Continua delicada a situação de Rafa Silva no Besiktas. O presidente do clube turco deixou novo aviso ao avançado internacional português.

Manuel Tulipa volta a ganhar e segue invicto na liderança da Liga da Arménia

O Ararat-Armenia bateu o rival Ararat Yereven por 2-1. Hugo Oliveira, antigo jogador do Vizela, fez o golo decisivo para a equipa de Manuel Tulipa.

Treino aberto, viagem em charter e conferência de imprensa: eis o plano do Benfica para a deslocação ao terreno do Ajax

O Benfica já tem o foco colocado no duelo contra o Ajax da Champions League. Águias divulgaram planos para a véspera do jogo.

Foi treinado por Paulo Fonseca e Sérgio Conceição no AC Milan e lamenta: «Falava-se mais de mim do que do Cristiano Ronaldo»

Emerson Royal falou do momento vivido no AC Milan. Lateral contestou exigência e negatividade nas críticas e avaliações.

PUB

Mais Artigos Populares

Antiga promessa do Manchester United lembra José Mourinho: «Achava que eu era boa opção mas infelizmente sofri duas lesões»

O antigo defesa-central do Manchester United, Luca Ercolani, revelou que José Mourinho queria apostar em si, ainda nos tempos em que o técnico português estava em Old Trafford.

Zalaegerszeg de Nuno Campos conquista segunda vitória consecutiva na Liga da Hungria

Zalaegerszeg bateu o Gyor por 1-0, a contar para a décima quarta jornada da Liga da Hungria. A equipa de Nuno Campos é a oitava colocada na tabela.

Rui Pedro Braz com problema nas mãos no Al Ahli: avançado quer regressar à Premier League para jogar Mundial 2026

Ivan Toney tem vontade de regressar à Premier League. Rui Pedro Braz negou a saída, mas a imprensa inglesa volta a apontar este como caminho provável.