📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“Não é do Sporting que tenho medo, é do Porto que tenho receio”

- Advertisement -

Véspera de clássico, eis que me deparo com esta frase numa página portista que sigo com assiduidade. Uma frase de efeito, forte e que, em poucas palavras, resume muito bem aquilo que tem sido as deslocações do FC Porto a Alvalade.

Não é segredo para ninguém: mais de uma década separava os dias de hoje do último triunfo azul e branco no lado verde lisboeta. Essa “maldição”, por fim, havia sido quebrada. Coloco “maldição” entre aspas porque tal coisa não tem qualquer cabimento, ainda por cima se estivermos a falar de futebol. Nenhuma equipa passa anos a fio sem conseguir vencer no terreno de uma outra devido a uma qualquer energia mística.

Portanto, é apenas falacioso tentar desculpabilizar o terrível histórico recente do FC Porto em casa do Sporting CP através dessa tal “maldição”. A não ser que, ao se referirem a este fenómeno sobrenatural, estejam a utilizá-lo metaforicamente, como sinónimo das exibições nada condizentes com o já célebre slogan “Porto à Porto”. Se for esse o caso, estaríamos em total acordo.

E, infelizmente, existem poucos pontos na nossa recente deslocação à capital que podemos caracterizar como sendo fora da curva, isto é, foram poucos os aspetos em que a exibição da equipa se distanciou daquelas de épocas anteriores. Um desses aspetos (e, indiscutivelmente, o mais importante) foi o resultado. Vitória importante, sobretudo após o resultado do primeiro classificado em Guimarães.

Após bisar no último jogo de 2019 frente ao GD Chaves, Soares voltaria a ser decisivo em Alvalade
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Relativamente à exibição? Muito abaixo daquilo que estava à espera. Perante um Sporting a anos luz do clube que outrora foi, há que exigir um pouco mais da nossa equipa em termos exibicionais.

Muitas oportunidades de golo flagrantes permitidas ao adversário, poucas a nosso favor (este dado tornar-se-ia ainda mais gritante se olhássemos para os setenta minutos que antecederam o segundo golo), pouca capacidade de ter bola, intensidade longe de ser elevada e incapacidade de responder devidamente às incursões ofensivas dos visitados.

Não entremos em realidades paralelas: caso o FC Porto não conseguisse trazer para a Invicta os três pontos, o título tornar-se-ia uma mera miragem. Seis/sete pontos num campeonato tão desnivelado como este seriam muito difíceis de recuperar. E, por pouco, a vitória não caiu para o outro lado. Por pouco, o título não ficou ainda mais distante. Não devido a um extraordinário mérito dos homens de verde e branco; devido, sobretudo, à exibição muito cinzenta da turma de Sérgio Conceição.

Se surgiram dúvidas nas mentes portistas em relação a uma hipotética vitória no jogo de ontem, estas não surgiram graças àquilo que o Sporting fazia, mas sim por conta de tudo aquilo que o FC Porto não conseguia fazer.

Foto de capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.