📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O adormecimento do maestro

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

De indiscutível a prescindível, de futuro risonho a intermitente evolução, Oliver Torres viveu, à imagem do clube, uma época agridoce. Adquirido a meio da época a título definitivo pela respeitável quantia de 20 milhões de euros, o jovem prodígio espanhol perdeu gás na parte final do campeonato, acabando relegado para o banco de suplentes quando, supostamente, a equipa mais precisava da sua fantasia em campo.

Não haverá uma reposta exata e bem elucidativa dos motivos que levaram Nuno Espírito Santo a “encostar” o elemento mais criativo da “sala de máquinas” que é o meio campo. Oliver mantém uma relação ímpar com a bola e muito dele dependia a organização ofensiva deste FC Porto nos primeiros dois terços da época. Extremamente eficaz num futebol que privilegie a posse, Oliver sente-se peixe fora de água quando o estilo de jogo passa por rebaixamento de linhas e aposta declarada no ataque rápido, com base em transições.

Oliver tem perfume no seu futebol Fonte: FC Porto
Oliver tem perfume no seu futebol
Fonte: FC Porto

Ora, sendo o FC Porto uma equipa talhada para, em Portugal, dominar os adversários e fazê-los correr, constantemente, atrás da bola, exercendo uma posse esmagadora sobre a maior parte dos oponentes, o médio espanhol encaixaria perfeitamente num estilo de jogo em que fosse necessário fazer a redondinha correr rapidamente entre os jogadores azuis e brancos, criando posteriores ruturas que desfizessem as defensivas contrárias.

Não eram esses os planos de NES para o estilo de jogo azul e branco e Óliver, longe das deliciantes produções de 2014/2015 (então com Lopetegui), ressentiu-se claramente dessa opção pelo constante vaivém entre o momento defensivo e ofensivo e, sobretudo, pela não menos constante variação tática implementada pelo treinador, com a aplicação de vários modelos de jogo dentro do próprio jogo.

Neste momento, a questão que se impõe passa por perceber até que ponto o médio espanhol encaixará na ideia que Nuno (na eventualidade de continuar no FC Porto) terá para ele em 2017/2018. Certo é que o FC Porto não pode correr o risco de desvalorizar um dos maiores ativos que tem no plantel e que, num futuro não muito longínquo e, se bem aproveitado, poderá render muitos e muitos milhões ao clube. Para já, consequência deste “desaparecimento”, Oliver Torres não vai ao Europeu de sub-21.

Foto de Capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting solicita adiamento do jogo da Taça de Portugal frente ao AVS SAD

O Sporting solicitou o adiamento do jogo frente ao AVS SAD, referente aos quartos de final da Taça de Portugal.

Fora do Dragão após hat-trick: Onde ver o Alverca x FC Porto para a Primeira Liga?

O FC Porto vai enfrentar fora de casa o Alverca na jornada 15 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

Al Nassr de Jorge Jesus quer renovar contrato com jogador de renome, que avalia regresso à Europa

O Al Nassr já ofereceu a renovação de contrato a Marcelo Brozovic. Regresso à Europa não está descartado.

Joan Laporta responde a Florentino Pérez e critica Real Madrid TV: «Têm uma lixeira televisiva onde vomitam mentiras

Joan Laporta respondeu às declarações de Florentino Pérez no jantar de natal do Barcelona. O presidente do clube criticou ainda a Real Madrid TV.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa recorda Moreirense x Benfica: «Naquele dia não sofri, no jogo do Benfica sofri»

Vasco Botelho da Costa realizou a antevisão ao Estrela da Amadora x Moreirense e recordou o encontro frente ao Benfica.

Theo Hernández explica motivo de saída do AC Milan: «Nunca quis sair»

Theo Hernández deixou o AC Milan e rumou ao Al Hilal neste mercado de verão. Lateral explicou motivo de saída.

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Ele teve de se adaptar à liga e foi difícil, porque fisicamente não estava no seu melhor»

Mikel Arteta voltou a falar sobre Viktor Gyokeres e as expectativas criadas pelos adeptos em torno do avançado sueco.