O melhor onze de sempre do FC Porto: Lucho González

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Luis Óscar González era um jogador sem grande velocidade, sem uma capacidade de drible acima da média, sem poder físico para se destacar nesse campo dos demais e que não tinha um forte jogo aéreo. Em suma, foi o melhor oito que o FC Porto alguma vez teve!

Lucho foi um daqueles casos onde se encaixa na plenitude a expressão “chegar, ver e vencer”, tal a facilidade com que assumiu o comando de uma equipa onde havia falta de liderança dentro de campo. Falo da época 2005/2006, depois do falhanço que foi a anterior. Os Dragões procuravam devolver carácter à equipa e reconquistar o estatuto de campeão de Portugal entretanto perdido para o Benfica. O argentino desde cedo mostrou que todas as limitações já citadas se tornam irrelevantes quando se joga com inteligência. E “inteligência” seria a palavra que eu escolheria para o descrever se me fosse pedido que o fizesse usando apenas uma.

Fonte: UEFA
Fonte: UEFA

Com a camisola 8 na primeira passagem pelo clube e a 3 na segunda – um número bastante simbólico no clube -, Lucho deliciou os portistas com passes magistrais, intercepções bem medidas e remates de meia distância que lhe valiam sempre à volta da dezena de golos por temporada. A sua capacidade de liderança foi um factor determinante para o regresso a casa em Janeiro de 2012, uma vez que permitiu a Vítor Pereira controlar um balneário que parecia até então incontrolável.

Amado pelos adeptos e respeitado pelos colegas, foi o primeiro capitão estrangeiro do FC Porto e transportou a mística azul e branca como poucos. O profissionalismo do argentino nunca foi questionado por ninguém e existem dezenas de exemplos que o comprovam, sendo o exemplo máximo o dia em que decidiu ajudar a equipa jogando mesmo depois de receber a notícia do desaparecimento do pai.

Num futebol cada vez mais físico, menos inteligente, mais virado para o que se passa fora das quatro linhas, e onde o amor à camisola significa cada vez menos, Lucho Gozález foi um Oásis e mostrou que ainda há quem se guie por valores que em outros tempos eram a norma. Por mérito próprio conquistou um lugar na História do FC Porto e no coração de todos os portistas.

Foto de Capa: FC Porto 

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Clube da Serie A de olho na contratação de Ousmane Diomande

Ousmane Diomande está na lista do AC Milan. O defesa-central do Sporting tem sido observado pela equipa da Serie A.

Morreu Oscar Schmidt, uma das maiores figuras do Basquetebol do Brasil

O ex-basquetebolista brasileiro, Oscar Schmidt, conhecido como «Mão Santa», morreu aos 68 anos, deixando um legado histórico no basquetebol.

Fabrizio Romano não descarta José Mourinho no Real Madrid: «Se existe a possibilidade de regressar? Sim»

Fabrizio Romano garantiu que José Mourinho poderá voltar ao Real Madrid no futuro. O técnico português já garantiu que quer ficar no Benfica em 2026/27.

Rio Ave empata a dois golos frente ao AVS SAD na abertura da jornada 30 da Primeira Liga

O Rio Ave recebeu e empatou a dois golos frente ao AVS SAD, no jogo que marcou a abertura da jornada 30 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting goleia Famalicão por 10-1 e pressiona Benfica na liderança da Primeira Liga de Futsal

O Sporting goleou o Famalicão por 10-1, na 21.ª jornada da Primeira Liga de Futsal, e chegou aos 55 pontos na tabela classificativa.

Coventry City de Frank Lampard garante promoção à Premier League após 25 anos

O Coventry de Frank Lampard é a primeira equipa a garantir a subida à Premier League. A formação do técnico inglês precisava de um ponto nesta jornada e empatou frente ao Blackburn Rovers.

Lens recupera desvantagem de dois golos e vence Toulouse na 30.ª jornada da Ligue 1

O Lens derrotou o Toulouse por 3-2 na 30.ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chegou a estar a perder por dois golos, mas consumou a reviravolta no marcador.