📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O melhor onze de sempre do FC Porto: Lucho González

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Luis Óscar González era um jogador sem grande velocidade, sem uma capacidade de drible acima da média, sem poder físico para se destacar nesse campo dos demais e que não tinha um forte jogo aéreo. Em suma, foi o melhor oito que o FC Porto alguma vez teve!

Lucho foi um daqueles casos onde se encaixa na plenitude a expressão “chegar, ver e vencer”, tal a facilidade com que assumiu o comando de uma equipa onde havia falta de liderança dentro de campo. Falo da época 2005/2006, depois do falhanço que foi a anterior. Os Dragões procuravam devolver carácter à equipa e reconquistar o estatuto de campeão de Portugal entretanto perdido para o Benfica. O argentino desde cedo mostrou que todas as limitações já citadas se tornam irrelevantes quando se joga com inteligência. E “inteligência” seria a palavra que eu escolheria para o descrever se me fosse pedido que o fizesse usando apenas uma.

Fonte: UEFA
Fonte: UEFA

Com a camisola 8 na primeira passagem pelo clube e a 3 na segunda – um número bastante simbólico no clube -, Lucho deliciou os portistas com passes magistrais, intercepções bem medidas e remates de meia distância que lhe valiam sempre à volta da dezena de golos por temporada. A sua capacidade de liderança foi um factor determinante para o regresso a casa em Janeiro de 2012, uma vez que permitiu a Vítor Pereira controlar um balneário que parecia até então incontrolável.

Amado pelos adeptos e respeitado pelos colegas, foi o primeiro capitão estrangeiro do FC Porto e transportou a mística azul e branca como poucos. O profissionalismo do argentino nunca foi questionado por ninguém e existem dezenas de exemplos que o comprovam, sendo o exemplo máximo o dia em que decidiu ajudar a equipa jogando mesmo depois de receber a notícia do desaparecimento do pai.

Num futebol cada vez mais físico, menos inteligente, mais virado para o que se passa fora das quatro linhas, e onde o amor à camisola significa cada vez menos, Lucho Gozález foi um Oásis e mostrou que ainda há quem se guie por valores que em outros tempos eram a norma. Por mérito próprio conquistou um lugar na História do FC Porto e no coração de todos os portistas.

Foto de Capa: FC Porto 

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já retomou: Real Betis vence na casa do Sevilha em jogo interrompido nos descontos

O Real Betis venceu fora de casa o Sevilha por 2-0 na jornada 14 da La Liga. Jogo foi interrompido nos últimos minutos.

Flamengo é o novo rei da América | Tetracampeão da Taça Libertadores

Três anos depois, o Flamengo conquistou novamente a Taça Libertadores, ao derrotar o Palmeiras por 1-0, num duelo 100% brasileiro.

2 regressos de peso a Alvalade: já foram protagonistas no Sporting e são titulares no Estrela da Amadora

O Sporting e o Estrela da Amadora defrontam-se no Estádio de Alvalade. Renan Ribeiro e Jovane Cabral de regresso a um estádio que conhecem bem.

La Liga: Sevilha x Real Betis interrompido nos últimos minutos

O Real Betis estava a vencer o Sevilha por 2-0 na La Liga. No entanto, o jogo foi interrompido nos últimos minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Sporting x Estrela da Amadora da Primeira Liga

O Sporting vai enfrentar este domingo o Estrela Amadora na jornada 12 da Primeira Liga. Fica com os onzes oficiais.

Andreas Pereira e as finais da Taça Libertadores: trocou de lado mas o destino foi igual

Andreas Pereira sofreu a sua segunda derrota em finais de Taça Libertadores, sendo que a primeira foi ao serviço do Flamengo contra o Palmeiras.

Rafael Leão alvo de vários elogios: «Está cada vez mais maduro e essencial»

Rafael Leão marcou o golo decisivo na vitória do AC Milan sobre a Lazio na Seria. Avançado português foi elogiado.