O melhor onze de sempre do FC Porto: Lucho González

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Luis Óscar González era um jogador sem grande velocidade, sem uma capacidade de drible acima da média, sem poder físico para se destacar nesse campo dos demais e que não tinha um forte jogo aéreo. Em suma, foi o melhor oito que o FC Porto alguma vez teve!

Lucho foi um daqueles casos onde se encaixa na plenitude a expressão “chegar, ver e vencer”, tal a facilidade com que assumiu o comando de uma equipa onde havia falta de liderança dentro de campo. Falo da época 2005/2006, depois do falhanço que foi a anterior. Os Dragões procuravam devolver carácter à equipa e reconquistar o estatuto de campeão de Portugal entretanto perdido para o Benfica. O argentino desde cedo mostrou que todas as limitações já citadas se tornam irrelevantes quando se joga com inteligência. E “inteligência” seria a palavra que eu escolheria para o descrever se me fosse pedido que o fizesse usando apenas uma.

Fonte: UEFA
Fonte: UEFA

Com a camisola 8 na primeira passagem pelo clube e a 3 na segunda – um número bastante simbólico no clube -, Lucho deliciou os portistas com passes magistrais, intercepções bem medidas e remates de meia distância que lhe valiam sempre à volta da dezena de golos por temporada. A sua capacidade de liderança foi um factor determinante para o regresso a casa em Janeiro de 2012, uma vez que permitiu a Vítor Pereira controlar um balneário que parecia até então incontrolável.

Amado pelos adeptos e respeitado pelos colegas, foi o primeiro capitão estrangeiro do FC Porto e transportou a mística azul e branca como poucos. O profissionalismo do argentino nunca foi questionado por ninguém e existem dezenas de exemplos que o comprovam, sendo o exemplo máximo o dia em que decidiu ajudar a equipa jogando mesmo depois de receber a notícia do desaparecimento do pai.

Num futebol cada vez mais físico, menos inteligente, mais virado para o que se passa fora das quatro linhas, e onde o amor à camisola significa cada vez menos, Lucho Gozález foi um Oásis e mostrou que ainda há quem se guie por valores que em outros tempos eram a norma. Por mérito próprio conquistou um lugar na História do FC Porto e no coração de todos os portistas.

Foto de Capa: FC Porto 

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.