O melhor treinador de sempre do FC Porto: José Mourinho

Para além das questões táticas, Mourinho destacava-se pelo seu rigor na preparação dos jogos. Não se pode dizer que foi o primeiro treinador a preocupar-se seriamente com a mesma, mas seguramente foi o primeiro a conseguir faze-lo com sistematização e por via de um estudo aprofundado do jogo. Em termos comunicacionais, José Mourinho era também brilhante e, nesse particular, pode bem dizer-se que marcou uma forma de estar com a imprensa desportiva. As suas conferências de imprensa eram marcadas por frases fortes, por mind games com impacto significativo nos seus jogadores e no adversário, e por uma atitude ímpar ao nível da liderança do grupo: sempre que a equipa não ganhava Mourinho assumia a responsabilidade; sempre que a equipa ganhava, Mourinho atribuía integralmente os créditos da vitória aos seus jogadores.

A relação entre Mourinho e os seus jogadores é uma das chaves do seu sucesso  Fonte: UEFA
A relação entre Mourinho e os seus jogadores é uma das chaves do seu sucesso
Fonte: UEFA

E foi assim, assente nestas premissas, que o FC Porto conquistou duas Ligas Portuguesas, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões. Como consequência José Mourinho foi considerado, em dois anos consecutivos, o melhor treinador do ano pela UEFA. Daí em diante, e após a saída do FC Porto, o palmarés do técnico português fala por si e dispensa apresentações. Se por um lado Mourinho não será lembrado como um treinador que criou um novo estilo de jogo (como Johan Cruyff ou Pep Guardiola), este ficará para sempre na história do futebol como alguém com uma capacidade ímpar de adaptar as suas equipas ao contexto competitivo no qual estão inseridas, tendo como objetivo único a vitória até porque, como em tempos afirmou o “Special One”, “o segundo é o primeiro dos últimos”.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=OB7qzOKxoDk”]

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal prepara rescisões de 2 internacionais brasileiros

O Al Hilal está a trabalhar para renovar o plantel com Simone Inzaghi. Malcom e Renan Lodi estão na porta de saída.

Arouca perto de contratar lateral formado no Barcelona

O Arouca está em vias de contratar Arnau Solà. O lateral-esquerdo espanhol estava ao serviço do Villarreal B.

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC pondera saída de defesa central

O Vitória SC pode deixar sair Toni Borevkovic no mercado de transferências. O jogador não entra nas opções de Luís Pinto.

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

Cláudia Neto renova com o Sporting até 2027

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Cláudia Neto. A médio de 37 anos prolongou o vínculo até 2027.