O melhor treinador de sempre do FC Porto: José Mourinho

- Advertisement -

Para além das questões táticas, Mourinho destacava-se pelo seu rigor na preparação dos jogos. Não se pode dizer que foi o primeiro treinador a preocupar-se seriamente com a mesma, mas seguramente foi o primeiro a conseguir faze-lo com sistematização e por via de um estudo aprofundado do jogo. Em termos comunicacionais, José Mourinho era também brilhante e, nesse particular, pode bem dizer-se que marcou uma forma de estar com a imprensa desportiva. As suas conferências de imprensa eram marcadas por frases fortes, por mind games com impacto significativo nos seus jogadores e no adversário, e por uma atitude ímpar ao nível da liderança do grupo: sempre que a equipa não ganhava Mourinho assumia a responsabilidade; sempre que a equipa ganhava, Mourinho atribuía integralmente os créditos da vitória aos seus jogadores.

A relação entre Mourinho e os seus jogadores é uma das chaves do seu sucesso  Fonte: UEFA
A relação entre Mourinho e os seus jogadores é uma das chaves do seu sucesso
Fonte: UEFA

E foi assim, assente nestas premissas, que o FC Porto conquistou duas Ligas Portuguesas, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões. Como consequência José Mourinho foi considerado, em dois anos consecutivos, o melhor treinador do ano pela UEFA. Daí em diante, e após a saída do FC Porto, o palmarés do técnico português fala por si e dispensa apresentações. Se por um lado Mourinho não será lembrado como um treinador que criou um novo estilo de jogo (como Johan Cruyff ou Pep Guardiola), este ficará para sempre na história do futebol como alguém com uma capacidade ímpar de adaptar as suas equipas ao contexto competitivo no qual estão inseridas, tendo como objetivo único a vitória até porque, como em tempos afirmou o “Special One”, “o segundo é o primeiro dos últimos”.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=OB7qzOKxoDk”]

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto negoceia saída de avançado para o Espanyol da La Liga

O FC Porto está a negociar a saída de Ángel Alarcón. O avançado espanhol de 21 anos está na mira do Espanyol.

Estrela da Amadora quer contratar Wedtoin Ouedraogo

O Estrela da Amadora está interessado na contratação de Wedtoin Ouedraogo. O jovem defesa-central está ao serviço do Virtus Francavilla.

Mikel Arteta e o golo de Viktor Gyokeres: «Entendo que as pessoas não consigam apreciar o que ele traz para a equipa, nós certamente...

Viktor Gyokeres voltou aos golos na vitória do Arsenal por 3-2 frente ao Chelsea. Mikel Arteta elogiou a equipa e destacou o trabalho do ex-Sporting.

Thiago Silva reage à estreia pelo FC Porto frente ao Benfica: «Obrigado por me receberem tão bem»

Thiago Silva voltou ao FC Porto e estreou-se nesta temporada frente ao Benfica. O defesa-central brasileiro assumiu a satisfação com o jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Armando Evangelista responde a comentários de Sérgio Conceição: «Para quem tiver dúvidas, convido à consulta dos dados estatísticos da Liga. Os números falam por...

Na passada quarta-feira, Armando Evangelista respondeu a comentários feitos por Sérgio Conceição após o empate entre o Al Ittihad e o Damac.

Jaime Faria bate Marco Trungelliti e segue para o quadro principal do Open da Austrália

Jaime Faria está no quadro principal do Open da Austrália. O tenista português bateu Marco Trungelliti na última fase da qualificação para a prova.

Robinio Vaz anunciado como reforço da AS Roma

Na passada quarta-feira, a AS Roma anunciou a contratação do avançado de 18 anos do Marselha, Robinio Vaz, a troco de 25 milhões de euros.