O melhor treinador de sempre do FC Porto: José Mourinho

Para além das questões táticas, Mourinho destacava-se pelo seu rigor na preparação dos jogos. Não se pode dizer que foi o primeiro treinador a preocupar-se seriamente com a mesma, mas seguramente foi o primeiro a conseguir faze-lo com sistematização e por via de um estudo aprofundado do jogo. Em termos comunicacionais, José Mourinho era também brilhante e, nesse particular, pode bem dizer-se que marcou uma forma de estar com a imprensa desportiva. As suas conferências de imprensa eram marcadas por frases fortes, por mind games com impacto significativo nos seus jogadores e no adversário, e por uma atitude ímpar ao nível da liderança do grupo: sempre que a equipa não ganhava Mourinho assumia a responsabilidade; sempre que a equipa ganhava, Mourinho atribuía integralmente os créditos da vitória aos seus jogadores.

A relação entre Mourinho e os seus jogadores é uma das chaves do seu sucesso  Fonte: UEFA
A relação entre Mourinho e os seus jogadores é uma das chaves do seu sucesso
Fonte: UEFA

E foi assim, assente nestas premissas, que o FC Porto conquistou duas Ligas Portuguesas, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões. Como consequência José Mourinho foi considerado, em dois anos consecutivos, o melhor treinador do ano pela UEFA. Daí em diante, e após a saída do FC Porto, o palmarés do técnico português fala por si e dispensa apresentações. Se por um lado Mourinho não será lembrado como um treinador que criou um novo estilo de jogo (como Johan Cruyff ou Pep Guardiola), este ficará para sempre na história do futebol como alguém com uma capacidade ímpar de adaptar as suas equipas ao contexto competitivo no qual estão inseridas, tendo como objetivo único a vitória até porque, como em tempos afirmou o “Special One”, “o segundo é o primeiro dos últimos”.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=OB7qzOKxoDk”]

Foto de Capa: FC Porto

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgiy Sudakov soma 2ª assistência na estreia a titular e Vangelis Pavlidis faz o 2-0 no Benfica x Qarabag

Vangelis Pavlidis dobrou a vantagem encarnada na estreia na Champions League. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

Cristóvão Carvalho quer Benfica dominante na Europa: 3 títulos europeus em 12 anos

Cristóvão Carvalho quer que o Benfica assuma uma posição dominante na Europa, com boas prestações na Champions League.

Enzo Barrenechea estreia-se a marcar pelo Benfica e adianta águias contra o Qarabag na Champions League

Enzo Barrenechea marcou o primeiro golo desde que chegou a Portugal na Champions League. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

Desta vez não houve um St. Juste para travar Gabriel Martinelli e o Arsenal arranca a Champions League com vitória sobre o Athletic

O Arsenal estreou-se na Champions League com uma vitória em Bilbao. Gunners alinharam com Viktor Gyokeres no onze titular e substituído.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage: «Sou muito grato por voltar a competir a Champions League»

Bruno Lage realizou a antevisão da partida entre o Benfica e o Qarabag, válido pela primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Benfica x Qarabag: eis os onzes iniciais da partida relativa à Champions League

O Benfica e o Qarabag enfrentam-se na noite desta terça-feira, em jogo da primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Técnico italiano apontado como sucessor de Rui Vitória no Panathinaikos

Paolo Vanoli está a ser apontado como futuro treinador do Panathinaikos. O emblema grego era orientado por Rui Vitória.