📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O mês que não passou pelo Dragão

- Advertisement -

A última semana de Janeiro, no mundo de futebol, significa sempre muita agitação nos bastidores da modalidade, dado que entramos na reta final do tão aclamado/criticado mercado de inverno. Este mês de abertura negocial é muito criticado por bastantes treinadores, dirigentes e adeptos, porque correm sempre o risco de perderem a sua maior estrela e com isso hipotecar os objetivos em causa, no entanto não invalida que todas as equipas aproveitem esta “janela” para aprimorar os seus plantéis.

Porém, não foi o que aconteceu com o FC Porto, que até ao dia de hoje, não consagrou nenhuma adição externa ao seu grupo de trabalho, algo que vai de acordo com a postura que o clube já tinha anunciado por mão do seu treinador. No entanto, há que assinalar a promoção de Vitor Ferreira, “Vitinha”, da formação secundária dos azuis e brancos para o plantel sénior, onde já conta com três participações e parece merecer a confiança do técnico Sérgio Conceição. Fora disso, só há a registar a saída de Bruno Costa para o Portimonense SC.

Um balanço que acaba por ser manifestamente pobre, devido ao contexto que a equipa está envolvida, assim como as necessidades evidentes, que não mereceram qualquer tentativa de resolução.

A posição de lateral direito devia ter sido uma das prioridades, neste mercado de inverno
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Em primeiro lugar, uma situação gritante será a lacuna da posição de defesa-direito, que se encontra “sem dono”, desde a saída de Ricardo Pereira para o Leicester City FC. Atualmente, a formação portuguesa já gastou mais de 10 milhões para colmatar esta saída, mas ainda não encontrou uma verdadeira alternativa, o que faz com que jogue, maioritariamente, com Corona, extremo de origem, num lugar mais recuado. Por conseguinte, ainda não será desta que o problema terá resolução.

Posteriormente, alguns adeptos reclamam mais um jogador de qualidade para o setor do meio-campo, algo que parece ter sido colmatado com o regresso de Baró de lesão e a promoção de Vítor Ferreira, que assim vêm dar uma nova frescura, criatividade e dinâmica aos dragões.

Por sua vez, a posição de ponta de lança é outras das deficiências do plantel do FC Porto, visto que não há uma referência ofensiva que consiga garantir “golo”. Ou seja, não há um jogador com o peso de um Falcão, de um Jackson e na verdade a estrutura portista tem sondado alguns futebolistas, por exemplo, Pedro, que acabou por ser apontado, mas reservou o seu futuro ao CR Flamengo de Jorge Jesus. Outro dos nomes, como estando na rota do FC Porto, foi o jovem canadiano, Jonathan David do KKA Gent.

Contudo, há uma outra alteração que deve ser referenciada, que é a saída de Majeed Waris para França, nomeadamente para o RC Strasbourg, onde foi num empréstimo com opção de compra.

Por fim, numa análise sucinta foi um “não mercado” para os vice-campeões nacionais, que não operaram qualquer mexida de relevo no seu grupo de trabalho e as debilidades verificadas em Agosto são as mesmas que se vão observar após o término desta semana. Uma abordagem que deixa muito a desejar perante toda a situação que envolve o clube e não passa uma mensagem de força e de esperança, mas sim uma imagem de resignação às dificuldades do presente.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Tuchel deixa recado para Jude Bellingham: «Podes ficar zangado com o treinador…»

Thomas Tuchel, selecionador inglês, explicou a decisão de não lançar Jude Bellingham frente à Sérvia e sublinhou a importância da união da equipa.

Moisés Conceição é oficialmente reforço do Amarante da Liga 3

Moisés Conceição, avançado de 24 anos, deixa o CD Cinfães e volta à Liga 3, onde já atuou na época passada.

Allen Flanigan está de saída do FC Porto menos de um mês depois de ser apresentado

Allen Flanigan, extremo norte-americano de 24 anos, está de saída do FC Porto. O jogador tinha chegado em outubro.

Mauro Jerónimo assume comando do bicampeão do Vietname até 2027

Mauro Jerónimo, treinador açoriano, vai treinar o Thep Xanh Nam Dinh, clube que tem presença garantida na Champions League Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço de Pep Guardiola desmente críticas: «Fui retratado como um jogador difícil de treinar»

Rayan Cherki rejeitou a imagem polémica que ligavam o jogador a uma personalidade rebelde. O atleta chegou ao Manchester City no verão.

Karim Adeyemi acusado por uso e posse ilegal de armas

Karim Adeyemi foi acusado de uso e posse ilegal de armas. O avançado do Borussia Dortmund terá de pagar uma multa milionária.

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira: «Cheguei a casa e disse ‘Basta, vou desistir’»

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira devido às lesões. O atleta do Villarreal falou sobre os seus problemas físicos ao jornal AS, e destacou o apoio da família.